Lançamentos da semana
05/12/2015
No Caminho de Jesus
Álbum Litúrgico-Catequético – Ano C – 2016
Francine P. Ortiz
No Caminho de Jesus – Álbum Litúrgico-Catequético tem por objetivo proporcionar aos catequizandos e familiares um suporte para o entendimento do Evangelho apresentado em cada missa. Para isso propõe atividades divertidas para cada domingo, ilustrações, celebrações, curiosidades e atividades complementares relacionadas aos valores e ensinamentos de Jesus.
Nesse ano o álbum apresenta, também, reflexões sobre o nosso papel em relação à natureza com atenção especial à necessidade de preservarmos a criação.
No Caminho de Jesus é um instrumento de complementação aos encontros de catequese, que contribui para melhor participação na celebração litúrgica.
Nº DE PÁGINAS: 64
O valor de ter valores
Francesc Torralba Roselló
Os valores gritam, são como vozes que nos impelem a viver de determinada maneira, a sermos coerentes com uma filosofia de vida. Há vezes em que essa voz se faz ouvir clara e firmemente, em outras ela se esvai, tamanho o ruído exterior.
Valores não podem ser impostos. Impõem-se leis, normas, regras da vida social que promovam harmonia entre os indivíduos, mas valores são aceitos livremente e vividos de maneira consciente ou inconsciente.
Impor valores é privar o outro de sua liberdade e negar sua individualidade. Educar com valores não é algo que se faça pela imposição. O processo é diferente: deve-se despertar no indivíduo a consciência de seus próprios valores, tendo como propósito que ele próprio se aperceba dos valores que há em si e viva de acordo com eles. A imposição é uma forma de impingir nossa essência no outro, obrigá-lo a ser o que não é. Educar é potencializar a essência de um indivíduo, fazê-la emergir, iluminá-la para que sua singularidade brilhe em meio à imensidão do universo.
Francesc Torralba Roselló (Barcelona, 1967) é doutor em Filosofia pela Universidade de Barcelona, com prêmio extraordinário de licenciatura e de doutorado, e doutor em Teologia pela Faculdade de Teologia da Catalunha. Atualmente é diretor da Cátedra Ethos da Universidade Ramon Llull. É autor de mais de cinquenta obras e recebeu distintos prêmios. Entre seus últimos livros destacam-se: El arte de saber escuchar (2007), El sentido de La vida (2008) e Sosegarse en un mundo sin sosiego (Plataforma Editorial, 2009). No Brasil, Antropologia do cuidar (Vozes, 2009) e Inteligência espiritual (Vozes, 2012).
Nº DE PÁGINAS: 240
Momentos de Oração no Trabalho
Fazendo do seu coração um empreendedor da fé
Iran Ibrahim Jacob
Momentos de Oração no Trabalho é resultado de um intenso trabalho feito através das palestras motivacionais do autor em todo o Brasil. O livro é uma proposta empresarial completamente atípica e que traz resultados surpreendentes na produtividade das empresas, bem como na vida pessoal/familiar e espiritual das pessoas.
Desde o início de sua carreira como palestrante, o autor quebrou um paradigma trazendo a oração, independente de qualquer religião, como sua marca profissional. Longe de criar uma rejeição, a proposta teve grande aceitação nas empresas e o autor ficou conhecido como o palestrante que abre suas palestras com orações que preparam o ambiente, deixando as pessoas mais receptivas, atentas e integradas aos temas. Atualmente está implantando um novo projeto chamado Deus na Minha Empresa que tem sido muito bem aceito.
Segundo o autor: – “Quando me propus a escrever esta obra, foi para atender à necessidade de levar para dentro das empresas, em forma de oração, uma luz que possa iluminá-las e abençoá-las. São as minhas vivências refletidas em cada página de um livro, que podem fazer a grande diferença em qualquer ambiente de trabalho, aumentando a produtividade e a lucratividade, melhorando os relacionamentos interpessoais, trazendo mais equilíbrio e paz entre as pessoas. Num ambiente de fé, tudo prospera! Espero que esta obra possa fazer do seu coração, um empreendedor da fé.”
Iran Ibrahim Jacob é palestrante motivacional, consultor e assessor empresarial. Autor dos projetos Meu Funcionário- Meu Amigo e Hora H, engenheiro civil, jornalista, escritor, radialista, apresentador de televisão, mestre de cerimônias, apresentador de solenidades e eventos culturais e sociais. É suplente de vereador e assessor do deputado estadual (PHS-MG) Dirceu Ribeiro. É autor do best-seller Momentos a Sós e de outros 7 livros, além do CD Momentos de Luz, da Coleção Luz no Caminho – DVD nº 1 – Família, torna-te o que tu és, DVD nº 2 – Convivendo com o Luto – A dor de uma saudade , da Coleção Momentos de Luz – DVD nº 1. É seu, também, o Programa Semente do Bem – Programa publicado semanalmente no YouTube – www.youtube.com/iranjacob
Nº DE PÁGINAS: 160
Introdução à Teoria dos Sistemas
West Churchman
Mesmo após décadas desde que a Teoria dos Sistemas começou a ser utilizada e empregada nas ciências sociais, ainda não se tem uma visão ampla e suficientemente apropriada sobre ela.
A aplicação do enfoque sistêmico considerado o mais global e o mais maleável dos modelos de análise, traz novas e inesperadas vias para o conhecimento científico, servindo, mesmo, como um primeiro e elementar esboço para a integração das várias ciências e a emergência de novos tipos de pensamento.
O conteúdo do presente volume abrange desde a noção elementar de sistema até exercícios práticos de enfoque sistêmico nas diversas disciplinas. Trata-se, sem dúvida, de um livro indispensável nos cursos básicos universitários em geral.
Nº DE PÁGINAS: 296
Espiritualidade cristã para buscadores
Reflexões sobre os exercícios espirituais de Inácio de Loyola
Roger Haight
O objetivo desta obra não é o de arrebanhar fieis para o Cristianismo ou para a Igreja, mas simplesmente tornar Jesus disponível aos vários tipos de espiritualidade.
São aqui apresentados e interpretados os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola* a uma platéia extensa, composta não de católicos especialmente, mas de pessoas de outras experiências de fé e religiões diversas e também daquelas sem qualquer filiação e vínculo religioso, mas que procuram conhecer mais e melhor. Pessoas que têm fome e sede de espiritualidade, ou seja, buscadores de uma prática espiritual.
Geralmente o termo “buscadores” se refere a pessoas que, tendo ou não um arcabouço teórico para compreender a existência humana, estão procurando um significado mais profundo para sua vida.
Este livro pode ser entendido como uma introdução ao Cristianismo, mas apenas no sentido de que Jesus, aqui, é apresentado não tanto nos contornos dados posteriormente pela tradição e suas configurações dogmáticas, e mais como o ser humano excepcional que acolheu a todos com amor e foi um companheiro de viagem que passou entre nós fazendo o bem.
Roger Haight é sacerdote católico jesuíta norte-americano, professor de teologia histórica e sistemática e autor de uma vasta obra teológica.
*Aos trinta anos de idade Inácio de Loyola passou por uma experiência de conversão que mudou completamente sua vida. O seu registro desta profunda experiência espiritual está preservado, não em forma de um diário, mas num formato que ele esperava poder beneficiar outras pessoas. Estas reflexões se transformaram em um livro ou manual intitulado Os Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola.
Nº DE PÁGINAS: 456
Desenvolvimento da conduta pró-social por meio da educação emocional em adolescentes
Elisa Salon, Juan Manuel Moreno, Macarena Blázquez
Desenvolvimento da conduta pró-social por meio da educação emocional em adolescentes é um livro eminentemente prático que procura soluções baseadas na prevenção primária. Ele aposta no aprendizado de competências compreendidas na inteligência emocional que permitam induzir mudanças de comportamento e de atitude nos adolescentes, antes de a violência se apresentar.
A proposta consta de 15 sessões para trabalhar com jovens de 12 a 15 anos na escola em horário de orientação pedagógica. Estas atividades também podem ser realizadas em outros âmbitos, como o do lazer e em encontros formativos diversos. Há também sessões para pais, oferecendo a eles, em pouco tempo, informação e estratégias básicas para a difícil tarefa de educarem seus filhos.
De um ponto de vista técnico, este livro fornece um grande leque de possibilidades para trabalhar com competências emocionais, que tornam possível a resolução de conflitos mediante diálogo e acordo.
Elisa Salon é educadora social e atua em projetos de intervenção na Espanha.
Juan Manuel Moreno é doutor em psicologia, professor titular na área de personalidade, avaliação e tratamento psicológico na Universidad de Extremadura.
Macarena Blázquez é doutora em psicologia e especialista em violência de gênero.
Nº DE PÁGINAS: 168
Como trabalhar com o povo e com os excluídos
Clodovis M. Boff, OSM
Foi admirável, no último meio século, o envolvimento de numerosos educadores e educadoras no trabalho social tanto no Brasil como também fora dele. De fato, sem um esforço perseverante para formar as consciências, especialmente dos grupos populares, não há avanço social que se enraíze e produza frutos.
O que sustentou, porém, a generosidade desses agentes sociais foram valores como a liberdade individual, a solidariedade social, o senso da justiça, o diálogo na solução dos conflitos e a espiritualidade como dimensão constitutiva da vida. É esse trabalho pouco visível, mas decisivo, que explica em grande parte a elevação política e cultural do nosso povo nas últimas décadas.
Tal trabalho, contudo, precisa ser levado adiante, assumindo agora as novas questões que o contexto atual levanta. Para isso esse livreto, escrito há mais de trinta anos e que secundou por anos a ação social de tanta gente, foi reescrito e ampliado, buscando sintonizar-se com as novas perspectivas que nas últimas décadas se abriram ao trabalho popular e apontar as novas tarefas que se propõem aos educadores do povo e em particular dos excluídos.
Fr. Clodovis M. Boff, OSM nasceu em Concórdia (SC) em 1944. Ordenou-se presbítero em 1971 na Ordem dos Servos de Maria (OSM). Obteve licenciatura em filosofia em 1970. Doutorou-se em teologia em 1976 pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). Trabalhou muitos anos alternando atividade acadêmica com trabalho popular. Foi professor em vários lugares do Brasil, da América Latina e em Roma É atualmente professor na PUCPR em Curitiba. Vive numa Comunidade de formação nessa cidade, sendo ainda vigário paroquial. É autor de vários livros, entre os quais Teoria do método teológico. Vozes, 1998; Meditação: como fazer: o método da “ruminação”, Vozes, 2006; Mariologia social: o significado da Virgem para a sociedade, Paulus, 2006; O livro do sentido: crise e busca de sentido, Paulus, 2014.
Nº DE PÁGINAS: 200
Coleção “O caminho”
Pe. Thiago Ap. Faccini Paro
A coleção de catequese “O Caminho” surgiu da experiência de catequistas da Diocese de Barretos com a intenção de ajudar a fazer da catequese uma escola de iniciação cristã, um aprendizado dinâmico da vida cristã.
A proposta metodológica da Coleção está centrada na mesa da Palavra e na mesa da partilha, onde a Palavra de Deus se atualizará. É uma proposta orante e celebrativa, que vivência o Calendário Litúrgico como princípio básico para a educação e celebração da fé. Neste sentido, propõe-se que os encontros de catequese aconteçam de acordo com o calendário litúrgico, iniciando a catequese na primeira semana do Advento e encerrando com a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo.
Na coleção a catequese de Primeira Eucaristia está estruturada em quatro etapas para ajudar no amadurecimento da fé dos catequizandos: 1ª Etapa – o anuncio de Jesus Cristo, na vivência do Ano Litúrgico e na apresentação e entrega do Livro Sagrado. 2ª Etapa – a doutrina da Igreja, apresentada através dos artigos da Profissão de Fé. 3ª Etapa – a vida de oração, fundamentando a reflexão na oração do Pai-nosso. 4ª Etapa – os sete sacramentos da Igreja, de modo especial os sacramentos da iniciação cristã. E para cada etapa tem-se um subsídio para o catequista e um diário Catequético e Espiritual do Catequizando, para o registro de algumas atividades de sua vivência de fé relacionada a cada encontro e para anotar as informações sobre a participação na celebração da Santa Missa, de cada domingo do Tempo Litúrgico.
Nº DE PÁGINAS: 192
Caixa “Pensar bem nos faz bem!”
Mario Sergio Cortella
Esta caixa reuni os 04 livros da coleção “Pensar bem nos faz bem! – Pequenas reflexões sobre grandes temas”, elaborada pelo autor Mario Sergio Cortella. Os textos são baseados nas falas diárias do autor na rádio CBN e trazem o olhar da Filosofia sobre temas do quotidiano.
O primeiro volume fala sobre Filosofia, Religião, Ciência e Educação. O segundo fala sobre Família, Carreira, Convivência e Ética. O terceiro fala sobre Fé, Sabedoria, Conhecimento e Formação. E o quarto volume fala sobre Vivência Familiar, Vivência Profissional, Vivência Intelectual e Vivência Moral.
Mario Sergio Cortella, nascido em Londrina (PR) em 05/03/1954, filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular da PUC-SP (na qual atuou por 35 anos, 1977/2012), com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação: Currículo (1997/2012) e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião (1977/2007); é professor-convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e ensinou no GVpec da FGV- SP (1998/2010). Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido Assessor Especial e Chefe de Gabinete do Prof. Paulo Freire. Comentarista da Rádio CBN no Academia CBN (rede nacional, de segunda a sexta-feira) e Escola da Vida (capital paulista as terças e quintas-feiras). É autor, entre outras obras, de A Escola e o Conhecimento (Cortez), Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille (Papirus), Não Espere Pelo Epitáfio! (Vozes), Não Nascemos Prontos! (Vozes), Sobre a Esperança: Diálogo, com Frei Betto (Papirus), O que é a Pergunta?, com Silmara Casadei (Cortez), Liderança em Foco, com Eugênio Mussak (Papirus), Filosofia e Ensino Médio: certas razões, alguns senões, uma proposta (Vozes), Viver em Paz para Morrer em Paz: Paixão, Sentido e Felicidade (Versar/Saraiva), Política: Para Não Ser Idiota, com Renato Janine Ribeiro (Papirus), Vida e Carreira: um equilíbrio possível?, com Pedro Mandelli (Papirus), Educação e Esperança: sete reflexões breves para recusar o biocídio (PoliSaber), Escola e Preconceito: Docência, Discência e Decência, com Janete Leão Ferraz (Ática), Vivemos Mais! Vivemos Bem?, com Terezinha Azerêdo Rios (Papirus), Não Se Desespere! (Vozes), Educação, Escola e Docência: novos tempos, novas atitudes (Cortez), Ética e Vergonha na cara!, com Clóvis de Barros Filho (Papirus), Pensatas Pedagógicas: Nós e a Escola (Vozes) e Qual é a tua Obra? Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética (Vozes).
Nº DE PÁGINAS: 560
Atividades e jogos cooperativos para educar na escola e durante o tempo livre
Javier Fernández-Río, José Manuel Rodríguez Gimeno, Carlos Velázquez Callado e Luis Santos Rodríguez
A atividade física tem como objetivo fundamental fazer com que as pessoas explorem o próprio corpo, tomem consciência de seu potencial e de suas limitações, obtenham experiências motoras positivas que os ajudem a desfrutar do seu corpo e do movimento e consigam consolidar hábitos saudáveis de atividade física numa relação satisfatória e positiva com o seu corpo. Além disso, o corpo e seu movimento também são veículos de comunicação e de relacionamento com o mundo, e é por isso que o trabalho do professor deveria ir além de um mero fenômeno de aculturação.
Esta obra é fruto de muitos anos de trabalho dos autores em diferentes contextos de ensino. Trata-se de um livro fundamentalmente prático e apresenta também uma breve, porém, precisa introdução acerca da cooperação. Pretende ser um recurso prático para que os profissionais da atividade física e dos esportes possam iniciar-se no mundo da aprendizagem cooperativa como ferramenta metodológica de primeira ordem. A aplicabilidade deste material se estende para além das fronteiras das aulas das Educações Primária e Secundária, já que as atividades e as propostas descritas podem ser empregadas no âmbito da recreação, do tempo livre e do esporte.
Javier Fernández-Río, Professor Titular da Universidade de Oviedo, Doutor em Pedagogia e Licenciado em Educação Física.
José Manuel Rodríguez Gimeno, Licenciado em Ciências da Atividade Física e do Desporte.
Carlos Velázquez Callado, Doutor em Ciências da Educação, Diplomado em Magistério (Educação Física).
Luis Santos Rodríguez, Doutor e Licenciado em Ciências da Atividade Física e do Desporte, Diplomado em Magistério (Educação Física).
Nº DE PÁGINAS: 280
As representações sociais nas sociedades em mudança
Jorge Correia Jesuíno, Felismina R. P. Mendes e Manuel José Lopes (orgs.)
Neste livro o leitor encontra um conjunto de textos de autores incontornáveis sobre a temática das representações sociais que, de algum modo, têm procurado dar resposta ao desafio de enquadrarem as suas reflexões nos contextos sociais, econômicos e políticos característicos das sociedades em mudança acelerada – causa e consequência da globalização em curso.
Contempla ainda os desenvolvimentos futuros do paradigma das representações sociais no quadro interdisciplinar de uma psicologia social cada vez mais interdisciplinar.
Nº DE PÁGINAS: 360