Província da Imaculada lamenta morte de Irmã Odete
24/07/2015
Os frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil lamentam profundamente o trágico acontecimento do qual a Irmã Odete Aparecida dos Anjos, das Irmãs Franciscanas de Siessen, foi vítima. De acordo com as primeiras informações da Polícia Civil, Irmã Odete foi morta durante um suposto assalto ocorrido no início da manhã de sexta-feira, dia 24 de julho, em uma unidade da Fazenda Esperança, em Guaratinguetá, SP. A religiosa foi morta a facadas, recebendo cerca de oito golpes pelas costas.
Em mensagem enviada à Madre Provincial das Irmãs Franciscanas de Siessen,Irmã Rosa Maria, e às demais irmãs, o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, escreveu: “Há pouco ficamos sabendo da triste ocorrência e agressão a todas vocês, Irmãs Franciscanas de Siessen, cuja vítima foi a Irmã Odete Aparecida dos Anjos. Confesso que é um momento em que ficamos sem palavras, principalmente porque a vida da Irmã Odete foi tirada de forma tão brutal! Caríssima Irmã Rosa Maria, em nome da nossa Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil quero manifestar nossa solidariedade e comunhão na dor com todas vocês, Irmãs Franciscanas de Siessen. Que Irmã Odete descanse em paz junto de Deus e ore por vocês, ore por todos nós, ore por um mundo de paz, de justiça e sem violência! Que o Senhor vos abençoe e vos dê a Paz! Irmã Odete, descanse em paz. Amém!”
A Fazenda da Esperança e uma entidade dedicada à recuperação de dependentes químicos e foi fundada por Frei Hans Stapel, frade alemão pertencente à Província da Imaculada Conceição. Irmã Odete tinha 65 anos e trabalhava na Fazenda há seis anos, dedicando-se principalmente à catequese e à orientação espiritual dos recuperandos. A direção da Fazenda se pronunciou através de nota divulgada pelas redes sociais, em que diz: “Nossos acolhidos estão superando este momento de perda com oração e muita unidade entre eles. Temos certeza que Irmã Odete já está no céu intercedendo por nós. Salientamos que tanto a Fazenda da Esperança como a Ordem Franciscana de Siessen, estão em oração por quem cometeu este ato de violência. Acreditamos no perdão, numa cultura de paz e de não violência”.
Neste sábado, às 10h, haverá missa de corpo presente na Capela das Irmãs de Siessen, no Bairro São Manoel, em Guaratinguetá, SP. Às 14h, no Centro Masculino da Fazenda Esperança, no Bairro Santa Edwiges, outra missa vai será celebrada, seguida pelo sepultamento.