Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Presença no jubileu de prata do jornal “Pilar”

21/05/2015

Notícias

pilarO aniversário de 25 anos do jornal “Pilar”, órgão oficial da Diocese de Duque de Caxias (RJ), foi comemorado no último domingo, Solenidade da Ascensão do Senhor, com celebração de missa e café da manhã que reuniu padres, diáconos, e agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) de diferentes paróquias da diocese.

A celebração aconteceu na Catedral Santo Antônio e foi presidida por Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, bispo diocesano. O diretor do jornal, padre Daniel Felix, também esteve presente na missa comemorativa, assim como os padres Marcos Bejarano, ex-diretor do jornal, e os diáconos permanentes, Adilson Gerôncio e José Eduardo Soares (assessor da Pastoral da Comunicação da Paróquia Santo Antônio).

Em sua homilia, Dom Tarcísio ressaltou o fato de o jornal ser um instrumento a serviço da vida, da pastoral de conjunto, do diálogo e da comunhão na diocese. Para o prelado, a Igreja é interpelada pelas mudanças trazidas à sociedade contemporânea pela revolução digital e, em meio à diversidade de possibilidades de sua atuação no campo da comunicação e reconhece o grande desafio de promover uma presença eficaz dos organismos eclesiais neste cenário marcado pelo forte presença dos Meios de Comunicação Social.

A Fraternidade Santo Antônio de Duque de Caxias, vinculada a Ordem Franciscana do Brasil (OFS), possui  irmãos que integram a Pastoral da Comunicação da Catedral de Santo Antônio e esteve presente a celebração para a cobrir o evento do jubileu de prata e destacou que mesmo antes da existência do jornal paroquial Folha do Padroeiro as notícias dos grupos e pastorais, mesmo as pequenas e simples, sempre tiveram espaço nas páginas do jornal e que essa parceria se tornou um grande diferencial ao longo dos 25 anos de história do jornal na Baixada Fluminense.

povo_ruaOFS participa da Assembleia Nacional da Pastoral do Povo da Rua

A Pastoral do Povo da Rua (PPR), reunida na II Assembleia Nacional, de 15 a 17 de maio, reelegeu o bispo de Pesqueira (PE), Dom José Luiz Ferreira Sales, como referencial da Pastoral. No evento, realizado em Aparecida (SP), também foram escolhidos os membros da nova coordenação que também é composta por Solange Damião (coordenadora), Regina Manoel (vice-coordenadora) e Gladston Figueiredo (secretário).

Na oportunidade, a Pastoral do Povo da Rua fez uma reflexão sobre a espiritualidade junto ao povo da rua e catadores, que “deve ser marcada pelo amor-serviço aos mais pobres e abandonados”. A proposta de trabalho da Pastoral busca ajudar a Igreja a estar nas “situações mais extremas de abando social”, de maneira a efetivar a “presença transformadora da Igreja na sociedade” por meio das Pastorais Sociais.

A Fraternidade Santo Antônio de Duque de Caxias (RJ), vinculada à Ordem Franciscana Secular do Brasil (OFS), participou da assembleia e foi representada pela irmã Alcicleia Gomes Maciel Sanuto, que integrou a delegação do Regional Leste 1 da CNBB. Alcicleia Sanuto também integra a coordenação da Pastoral da Pastoral do Povo da Rua da Catedral Santo Antônio.