Bispo de Assis acolhe os capitulares no segundo dia
12/05/2015
Frei Walter de Carvalho Júnior
Assis (Itália) – Em meio aos procedimentos de instalação do Capítulo Geral (chamada dos capitulares, juramento, eleição dos moderadores, nomeação dos escrutinadores e aprovação do Regulamento do Capítulo), o segundo dia foi marcado pela presença muito simpática do bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, que se dirigiu aos capitulares com calorosas palavras de acolhida, dizendo que vinha de fato para trazer um grande abraço.
Ele ressaltou a importância de Francisco e Clara não somente para os frades do mundo inteiro, mas também para a própria diocese de Assis, indelevelmente assinalada pela vida e santidade dos dois. Explicou que há uma relação muito estreita entre os frades e a diocese, e que cresce a colaboração mútua e o trabalho evangelizador feito em comum.
Minutos antes, Frei Michael Perry, ministro geral, ao dar as boas-vindas a Dom Domenico Sorrentino, havia lembrado o fato de Francisco ter sido acolhido pelo bispo Guido ao desnudar-se de tudo, inclusive das vestes, no início de sua conversão, que foi prefiguração, sem dúvida, da acolhida que a própria Igreja fez ao Poverello e seus primeiros companheiros, posteriormente.
À tarde foram apresentadas as conclusões conseguidas nos grupos das Conferências depois do estudo da proposta do Regulamento do Capítulo. Depois das apresentações, das propostas de modificações e das votações, o Regulamento Capitular foi finalmente aprovado pela Assembleia.
Foram eleitos os seguintes moderadores do Capítulo:
Frei John Puodziunas (para a língua inglesa)
Frei Carlo Serri (para a língua italiana)
Frei Edwin Alvarado Segura (para a língua espanhola)