Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Converter-se é convencer-se

23/01/2015

Notícias

Frei Gustavo Medella

“O Reino de Deus está próximo!” A proximidade do Reino divulgada por Jesus em sua missão parece indicar para além da noção de tempo ou espaço. Em Cristo, o Reino se faz presença e proximidade. Está acessível a todo aquele que se converte a este projeto de vida plena e realização. Desta proximidade constatada e oferecida por Jesus é que brota o seu convite direto e pessoal: “Convertei-vos!”. Converter-se é convencer-se de que, em Jesus Deus, confere sentido e direção à vida humana, apesar de todas as lutas e limitações.

Converter-se é tornar-se vitorioso de antemão. Convencer-se (“Vencer com”) é tornar-se vencedor em companhia de Cristo e todos aqueles e aquelas que decidiram irmanar-se no convite comprometido e apaixonado que o Salvador dirige aos quatro ventos. Os jovens pescadores, Simão (Pedro), André, Tiago e João aderiram ao chamado do Mestre. Sabiam que não estavam abraçando uma vida de facilidades, afinal, ser vencedor demanda grande investimento de força, determinação, inteligência e vontade. Agiram do modo que São Paulo aconselha na segunda leitura (1Cor 7,29-31) deste 3º domingo do Tempo Comum, e se colocaram totalmente à disposição do tempo de Deus, aquele que garante desde agora o acesso às coisas eternas, aquelas que não passam.

Converter-se corajosamente ao Reino é tarefa inadiável da Igreja e de cada cristão. Diferentemente do que pode se pensar, a conversão não é uma dinâmica disparada pelo medo e pela submissão de quem faz tudo certinho nesta vida para não se castigado na eternidade. Esta não é a proposta de Jesus. Para o Mestre, converter-se significa abraçar desde já a acessível proposta do Reino, que faz de todos vencedores, sem exclusão ou acepção de pessoas. O próprio Papa Francisco confirma esta visão ao afirmar que a Igreja cresce não pelo proselitismo (a conquista de fiéis pela força e pelo medo), mas por adesão quando, livremente, a pessoa abraça e toma para si com entusiasmo e vigor a tarefa de construir em comunidade o Projeto de Deus para seus filhos e filhas. Assim, se pode seguramente fazer coro ao Apóstolo São Paulo quando este diz: “Contudo, em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8,37).