Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscanos seculares tomam posse na ação social paroquial

26/11/2014

Notícias

CAM-820

Cláudio Santos, especial para este site

Seguindo os exemplos deixados por Santa Isabel da Hungria, padroeira a Ordem Franciscana Secular (OFS), irmãos da Fraternidade Santo Antônio de Duque de Caxias, vinculada à OFS do Brasil tomaram posse, no último dia 24, na Ação Social da Paróquia Santo Antônio (ASPASA), Duque de Caxias (RJ). Os irmãos Alcicléia Gomes Maciel Sanuto e Cláudio Santos foram empossados como vice-coordenadora e coordenador de comunicação social, respectivamente, após assembleia realizada pela entidade no final de outubro.

CAM-01Além dos irmãos da fraternidade, tomaram posse na diretoria o pároco da Paróquia Santo Antônio, Renato Gentile (coordenador geral), Jose Carlos Lopes (secretário), Roberto da Silva Gabriel (tesoureiro) e Sheila Vasconcelos dos Santos Carvalho (coordenadora de recursos e projetos). A cerimônia de posse foi realizada na sede da Ação Social Paulo VI, pela diretoria da Ação Social Paulo VI, entidade mantenedora das obras sociais da Diocese de Duque de Caxias, incluindo a ASPASA.

Fundada em 1996 a ASPASA tem como missão atuar de maneira articulada com as políticas públicas, visando a redução da desigualdade social, a promoção e defesa de direitos e o desenvolvimento humano de jovens, adultos e famílias residentes nas comunidades empobrecidas na área abrangida pela Paróquia Santo Antônio. A posse da nova diretoria aconteceu juntamente com a diretoria eleita do Ambulatório Nossa Senhora de Fátima, em Parada Angélica, periferia de Duque de Caxias, que atende, há 22 anos, a população do entorno da paróquia com consultas médicas e assistência social dos casos de maior vulnerabilidade social.

Ao final da posse, as diretorias empossadas assumiram diante da Palavra de Deus, aberta no livro do profeta Jeremias, a missão profética de lutar em defesa dos direitos dos mais pobres sendo sinais do amor e da misericórdia de Deus no mundo. O Papa Francisco tem insistido muito em seus pronunciamentos para que os cristãos saiam ao encontro do homem de hoje, que sejam mais discípulos e missionários de Jesus Cristo, abertos à missão sem-fronteiras, dispostos a ir à outra margem, às periferias geográficas e existenciais, onde o Cristo não é reconhecido como Deus e Senhor, e a Igreja não está presente junto daqueles que também esperam ouvir a boa notícia do Evangelho.

Breve histórico da Ordem Franciscana Secular

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares que, segundo a tradição, foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.

Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.

“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (São João Paulo II)