Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia de Petrópolis festeja o seu Padroeiro

02/07/2014

Notícias

sagrado

sagrad2oFrei Ermelindo Francisco

O mês de junho nos reservou duas belíssimas festas do Senhor: a Solenidade do Corpus Christi e a Festa do Coração de Jesus. Desde pequenos aprendemos a contemplar o amor de Deus manifestado no Coração aberto do Salvador. Ora, esse Coração marca a vida dos frades e do povo de Petrópolis. Sendo assim,  Paróquia e Convento do Sagrado Coração de Jesus celebraram no dia 27 de junho a festa de seu Padroeiro.

Antes do dia do Sagrado, propriamente dito, a comunidade paroquial, em comunhão com o Convento, realizou uma novena de preparação para a festa do padroeiro. As celebrações da novena, com distintos temas, tiveram uma boa participação por parte dos fiéis petropolitanos e de outros devotos do Sagrado Coração de Jesus. Ela se fez ao longo das missas das 18 horas.

No Convento o ponto alto das festividades foi o almoço solene. Frei César Külkamp, o guardião da Fraternidade, com breves palavras, falou do significado da devoção do Sagrado Coração de Jesus na espiritualidade franciscana e parabenizou a todos os convidados. Ele também lembrou que a Folhinha do Sagrado Coração, criada e publicada pela Editora Vozes há 75 anos, tem uma grande aceitação para além das nossas fronteiras petropolitanas.

sagrad3oNo mesmo dia 27, na Paróquia, foram celebradas quatro missas. Com destaque para a Eucaristia das 18 horas. A mesma foi presidida por Frei Ângelo José Luiz, o pároco, e concelebrada por Frei César Külkamp. Com o acompanhamento do órgão executado por Frei Marcos Andrade, frades e povo puderam mergulhar no mistério que estavam celebrando.

Frei Ângelo, na sua homilia disse: “O nosso Deus é um Deus de amor. Ele caminha conosco como um pastor que cuida de seu rebanho, sobretudo daquelas ovelhas que estão perdidas e também das mais fortes para que não pisem nas mais fracas; quem ama cuida e caminha junto”. Segundo o pároco, quando julgamos que sabemos tudo, o nosso coração fica sem espaço para receber Jesus. “A mensagem de Jesus é simples, é transparente e acessível para quem abre o coração”, completou.

No momento da Ação de Graças, um grupo de jovens apresentou uma dança religiosa enquanto no fundo da igreja entravam Jesus acompanhado de sua Mãe Maria, representados por dois jovens com os seus ‘corações ardentes de amor’.

Fora da Igreja estavam montadas as barracas, que já é tradição dos paroquianos do Sagrado. Ninguém foi embora sem antes ter provado um pedaço de bolo ou outro aperitivo que estava servido. A boa música marcou presença no momento da confraternização.

Jogos, diversão, convívios fraternos estavam presentes nas festividades do Sagrado Coração, que continuaram até o domingo 29 de junho.

A cidade de Petrópolis, há mais de cem anos, volta-se com carinho para a nossa Igreja do Sagrado. Quantos e quantos frades passaram por esta casa e quantas belas celebrações aconteceram em nossa igreja! Nas salas, corredores, dependências da nossa casa, quantos e quantos frades deixaram marcas para sempre. Aprendemos, todos, a olhar com respeito e veneração para o lado aberto do Coração de Jesus. Sangue e água brotaram desta fonte inexaurível. Pedimos a esse Coração aberto que derrame suas bênçãos sobre nós, frades, e sobre os fiéis que nos ajudam a viver nesta Paróquia.