Frente de Comunicação faz primeira reunião
08/03/2013
Em consonância com o apelo e as indicações do último Capítulo Provincial, foi realizada, nesta sexta-feira, dia 8 de março, na Sede Provincial em São Paulo (SP), a Primeira Reunião da Frente de Evangelização na Comunicação, envolvendo os diferentes serviços realizados pela da Província Franciscana da Imaculada Conceição em São Paulo e região. O encontro, que será mensal, vai ter como objetivos promover a aproximação e o espírito de comunhão e interajuda entre as diferentes frentes no campo da comunicação.
Logo no início da reunião, o coordenador da Frente de Evangelização, Frei Gustavo Medella, ressaltou qual seria a compreensão do conceito de comunicação que deveria nortear os trabalhos e discussões do grupo: “Precisamos ir para além do entendimento de comunicação enquanto mera utilização dos meios, mas como o cultivo de um espírito de comunhão, de relação e de vivência profunda da experiência comunicativa. Mais do que enviar e receber mensagens, comunicar-se é doar-se”.
Frei Gustavo lembrou ainda que, ao estarmos ligados a instituições inspiradas no exemplo e na vida de Francisco de Assis, não podemos compreender o sentido de comunicação e de evangelização sem olhar para Jesus Cristo. “Jesus Cristo é a comunicação do Pai, quem vem para o meio de seus filhos e se comunica a partir de dentro, da realidade de quem sofre, das dores e limitações humanas. E foi esta adesão de Deus através de Jesus Cristo que tocou profundamente o coração de Francisco. Para o Santo de Assis, ouvir o Evangelho, viver o Evangelho e anunciar o Evangelho são três momentos que se interligam e caminham em
profunda harmonia”, explicou.
Em nome do governo da provincial, Frei Mario Tagliari, que é Definidor, explicou como a Província se organiza e de que forma procura trazer para a atualidade o legado deixado por São Francisco de Assis. Em sua colocação, Frei Mario reafirmou a opção da Província da Imaculada de continuar investindo todo seu esforço para atuar com competência e qualidade nas cinco frentes provinciais eleitas pelo último Capítulo, realizado em novembro do ano passado – como prioritárias: Paróquias e Santuários, Educação, Comunicação, Missão e Solidariedade com os Empobrecidos. “Nosso desafio é ampliar a compreensão em torno destas diferentes frentes. No campo da comunicação, por exemplo, devemos entender que ela vai para além de possuir veículos próprios de comunicação, mas de buscar a interlocução e atuação neste campo que é central no contexto em que vivemos”.
Cada serviço representado teve a ocasião de apresentar os trabalhos desenvolvidos na área da comunicação, manifestar os desafios e dificuldades e oferecer interajuda. Pelo Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), falou o jornalista Fabiano Viana; em nome do Pró-vocações e Missões Franciscanas, Frei Alvaci Mendes da Luz, Frei Alexandre Rohling e André Ricardo de Sá. O trabalho em comunicação da Universidade São Francisco (USF) foi apresentado pelo reitor, Professor Hector Escobar, e pela Coordenadora de Marketing da instituição, Rejane Rossi, e Talita Carvalho, da empresa que presta serviço de assessoria de imprensa à USF. Falou também o jornalista Moacir Beggo, que há muitos anos acompanha a Província e atualmente tem como principal função cuidar do site Franciscanos.org.br: “Para mim este é um momento histórico na Província: o fato de sentarmos juntos e buscarmos uma ação conjunta e coordenada na área da Comunicação. Sempre sonhei com esta possibilidade”, declarou.
Frei Gustavo também se manifestou grato e satisfeito com a participação de todos e disse: “Nós trabalhamos muito, e trabalhamos bem! Mesmo com o excesso de demanda, com as agendas lotadas, não nos esqueçamos nunca de olhar nossas atividades sob este ocular da comunhão e da mútua ajuda, sempre pensando nas outras ações e serviços em comunicação e na forma pela qual podemos nos ajudar e somar forças. Nós podemos até discordar, o que é bom e natural, mas não devemos nunca deixar de nos comunicar”, frisou.
A reunião contou ainda com a presença de Frei Anacleto Gapski, que também foi designado para atuar na Comunicação. De acordo com Frei Gustavo, este encontro em São Paulo deve servir de guia e experiência para a realização de outros encontros em nível regional na Província. Outra ação importante, prevista para o segundo semestre, será a realização de um grande encontro, no âmbito provincial, da Frente de Evangelização na Comunicação. A próxima reunião do grupo ficou marcada para o dia 11 de abril, na Sede Provincial.