Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jovens Franciscanos vivenciam nova etapa do Alverne em Gaspar com reflexão sobre Presépio, Cruz e Eucaristia

25/08/2026

Notícias

Jovens Franciscanos vivenciam nova etapa do Alverne em Gaspar com reflexão sobre Presépio, Cruz e Eucaristia

Jovens de diferentes fraternidades da região Sul do Brasil se reuniram, nos dias 22 e 23 de agosto, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Gaspar (SC), para mais uma edição do Encontro do Alverne. Participaram jovens de Gaspar, Concórdia, Xaxim, Timbó, Santo Amaro da Imperatriz, Rodeio, Palhoça, Águas Mornas, Chapecó e Jaraguá do Sul.

Esta foi a segunda etapa do percurso formativo do Alverne na região, que propõe aos jovens um aprofundamento nas grandes temáticas da espiritualidade franciscana. O tema trabalhado nesta edição foi “Presépio, Cruz e Eucaristia”, contemplando três momentos fundamentais do caminho de Jesus: o Deus que se faz pequeno no Presépio, entrega a própria vida na Cruz e permanece entre nós na Eucaristia.

A formação foi conduzida por Frei Vitório Mazzuco Filho, mestre em espiritualidade franciscana, que acompanha o Alverne desde sua primeira edição. Segundo ele, o encontro nasceu com a finalidade de proporcionar aos jovens um momento de aprofundamento da fé e de contato com a mística, os valores e os princípios do franciscanismo.

Frei Vitório também recordou a trajetória do Alverne, cuja inspiração surgiu em 2017, a partir das experiências das primeiras Caminhadas e Missões Franciscanas da Juventude. O primeiro encontro aconteceu em Santo Amaro da Imperatriz. Desde então, o Alverne passou a integrar o caminho formativo proposto à juventude franciscana.

A proposta do percurso é organizada em três grandes temas. O primeiro aborda a espiritualidade como caminho; o segundo, trabalhado nesta edição, contempla o Tripé Franciscano: Presépio, Eucaristia e Cruz; e o terceiro deverá aprofundar as virtudes tipicamente franciscanas.

Presépio: a humildade de Deus

Ao refletir sobre o Presépio, Frei Vitório destacou a maneira como São Francisco de Assis contemplou o mistério da Encarnação. Para o franciscanismo, o nascimento de Jesus não é apenas uma lembrança do passado, mas uma experiência capaz de transformar a maneira como o ser humano olha para Deus, para si mesmo e para toda a criação.

Segundo o frade, Francisco encontrou no Presépio uma maneira concreta de revelar a grandeza de Deus justamente na simplicidade. “A grandeza, a onipotência de Deus se revela na simplicidade de uma criança. Os mistérios são simples, eles se deixam ver. Francisco transforma todo mistério em uma paisagem”, disse.

Para Frei Vitório, essa contemplação precisa ultrapassar o período natalino. O Presépio, mais do que uma representação montada em dezembro, deve tornar-se uma realidade permanente na vida do cristão. “O presépio você não desmancha em 6 de janeiro e guarda na caixa. Você tem que deixar ele aqui, arrumado o ano inteiro no coração”.

A reflexão destacou ainda a relação entre a Encarnação e a valorização da vida. No Presépio, a criação inteira é contemplada a partir da presença humilde do Deus que se faz criança. Assim, aproximar-se do mistério de Deus implica também respeitar a vida, as criaturas e a Casa Comum.

Eucaristia: Deus que se revela na simplicidade de um pão

A segunda dimensão trabalhada foi a Eucaristia. A partir da espiritualidade franciscana, Frei Vitório apresentou a Eucaristia como continuidade do mistério da Encarnação: o mesmo Deus que se revela na simplicidade de uma criança permanece entre nós na simplicidade do pão.

“Na Eucaristia, a grandeza e a simplicidade de Deus se revela na simplicidade de um pão”. A reflexão chamou a atenção para a dimensão do amor presente na Eucaristia. Para o frade, Deus não se entrega de maneira parcial, mas inteiro. “Quando você ama, você está inteiro em cada pedaço. Deus se dá inteiro naquele pedaço de pão”, ensinou.

Frei Vitório também relacionou a Eucaristia à própria experiência humana de alimentar-se. Assim como o alimento sustenta o corpo, a Eucaristia alimenta a vida espiritual e conduz o cristão a uma profunda comunhão com Cristo.

Em outro momento da formação, resumiu essa experiência de maneira direta: “Você se transforma naquilo que você se alimenta”. A partir dessa perspectiva, a Eucaristia deixa de ser compreendida apenas como um momento litúrgico e passa a ser contemplada como presença permanente de Deus na vida cotidiana.

Cruz: o amor que se entrega

O terceiro elemento do tripé é a Cruz. Na espiritualidade franciscana, a Cruz está profundamente ligada ao caminho de São Francisco e à experiência do Monte Alverne, lugar em que o santo recebeu os estigmas.

A reflexão apresentada aos jovens estabeleceu uma relação entre Presépio, Eucaristia e Cruz: no Presépio, Deus assume a fragilidade humana; na Eucaristia, permanece entre nós e se oferece como alimento; na Cruz, manifesta até onde pode chegar o amor. Neste sentido, Frei Vitório provocou os jovens com uma pergunta que sintetiza essa dimensão: “Você é capaz de sangrar por quem você ama?”

Assim, o tripé apresentado durante o Alverne não foi tratado como três temas isolados, mas como um único caminho espiritual: Deus que se encarna, Deus que permanece e Deus que se entrega por amor.

Durante o encontro, Frei Vitório também retomou uma das ideias fundamentais do Alverne: a fé é o caminho. Para ele, a experiência espiritual não acontece apenas por meio de conceitos ou ensinamentos recebidos, mas exige movimento, decisão e experiência pessoal. “A fé é uma conquista, a fé é um caminho que eu tenho que fazer. Porque a experiência de Deus, ninguém pode abrir a sua cabeça e seu coração e colocar aí dentro”.

A própria trajetória do Alverne nasceu dessa compreensão. A missão, a caminhada e, posteriormente, o encontro formativo foram sendo integrados como diferentes experiências de um mesmo processo de formação da juventude.

O frade apresentou ainda o tripé “Fides, Natura e Creatio” como uma chave de compreensão da espiritualidade franciscana: fé e fidelidade, identidade e criação. A partir dessas três dimensões, a formação propôs aos jovens o cuidado com três “casas”: a casa do coração, a casa dos valores e a casa comum.

Um caminho que continua

Os Encontros do Alverne se apresentam como parte de um processo contínuo de formação. Ao longo de seus nove anos de história, a iniciativa tem buscado oferecer à juventude franciscana espaços de convivência, espiritualidade, aprofundamento e experiência comunitária.

Em Gaspar, jovens de diferentes cidades puderam novamente fazer esse caminho juntos, tendo como centro a experiência de Jesus Cristo contemplada a partir da espiritualidade de São Francisco de Assis.

O próximo passo do percurso deverá aprofundar a virtuosidade franciscana, com o estudo das virtudes e dos valores próprios dessa espiritualidade. Segundo Frei Vitório, esse será o terceiro grande tema do Alverne.

Ao final do encontro, permanece o convite para que aquilo que foi vivido em Gaspar não fique restrito aos dois dias de formação, mas acompanhe cada jovem de volta à sua comunidade: levar o Presépio no coração, reconhecer a presença de Cristo na Eucaristia e aprender, à luz da Cruz, que o amor verdadeiro é capaz de se entregar. Afinal, como recordou Frei Vitório durante a formação, “em tudo que você fizer, coloque o coração na mão”.

Identidade visual

A identidade visual do Alverne 2026 traduz, de forma simples e simbólica, o “Tripé Franciscano” refletido ao longo do encontro. Na parte frontal da camiseta, o nome do evento aparece acompanhado dos três elementos centrais – o presépio, a Eucaristia e a cruz -, representando o mistério da Encarnação, a presença de Cristo no altar e a expressão máxima do amor na entrega da cruz. A proposta visual, marcada pela simplicidade, remete diretamente à espiritualidade de São Francisco.

Nas costas, a composição é marcada pela presença da logo comemorativa dos 350 anos da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Ao seu redor, aparecem também as logos do apoio institucional, dispostas de forma harmônica, expressando a comunhão e a colaboração que sustentam a realização do encontro e fortalecem a missão evangelizadora junto à juventude.

Apoio institucional

A realização do Alverne 2026 conta com o apoio das obras franciscanas que colaboram diretamente com o custeio do encontro: a Fundação Frei Rogério, de Curitibanos (SC), e a Fundação Cultural Celinauta, de Pato Branco (PR). Por meio desse apoio, torna-se possível concretizar mais uma edição do evento, fortalecendo a missão de evangelização e formação da juventude franciscana. 


Frei Augusto Luiz Gabriel