Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Um dia de autoridade, evangelização e memória franciscana

08/07/2026

Notícias

*conteúdo reproduzido do portal ofm.org

Na terça-feira, 7 de julho, os frades participantes do Under Ten OFM 2026 continuaram sua jornada em Assis com um dia marcado pela oração, reflexão e contato direto com os lugares que preservam a memória viva de São Francisco. A manhã começou com Laudes e uma Lectio Divina sobre “O Serviço da Autoridade na Vida Franciscana”, conduzida pelo Frei Jakub František Sadílek, OFM. Com uma perspectiva experiencial, ele nos convidou a compreender a autoridade não como dominação, mas como um serviço que acompanha, escuta e apoia a vida dos frades. Em sua meditação, ele propôs diversas imagens simples, porém profundas: o irmão chamado a ser pai, mãe e irmão; a autoridade que primeiro aprende a ser filho; a maternidade feita de acolhimento e oração; e o serviço do Bom Pastor, que ajuda cada irmão a descobrir e viver seu próprio caminho dentro de uma comunidade fraterna.

Após um período de meditação pessoal, a reflexão prosseguiu com o Padre Sergio Massironi, que desenvolveu o tema dos Areópagos da evangelização na atualidade. Partindo das cidades bíblicas de Antioquia e Atenas, ele enfatizou que a evangelização não se reduz a uma estratégia ou a uma presença nas esferas de poder, mas nasce onde o Evangelho gera novas relações, capazes de unir pessoas que, de outra forma, permaneceriam separadas. Ele lembrou que a alegria cristã não é um ornamento da mensagem, mas um de seus sinais mais profundos, e que os pequeninos, os pobres e os excluídos são os destinatários privilegiados de uma revelação que transforma vidas por dentro.

A manhã terminou com uma conversa espiritual em grupos, durante a qual os frades foram convidados a refletir sobre a conversão à qual o Senhor os chama, a fim de exercerem uma autoridade capaz de animar a fraternidade e responder com criatividade, esperança e coragem aos desafios do nosso tempo. Foi um tempo de escuta e discernimento, em consonância com o método sinodal que tem norteado estes dias do Capítulo.

À tarde, os participantes se dispersaram para diversos locais franciscanos. O grupo de língua italiana visitou San Damiano. O encontro começou com uma reflexão do Frei Martín Carbajo, OFM, sobre generosidade, fraternidade e economia, inspirada na experiência de São Francisco. No lugar onde o Senhor falou ao coração do Pobrezinho com o convite: “Vai e repara a minha casa”, o Frei Martín recordou como Francisco foi descobrindo gradualmente a generosidade de Deus através de uma jornada marcada por buscas, erros e fragilidade. O encontro com o leproso foi apresentado como uma experiência decisiva de reciprocidade: Francisco não apenas se aproximou do leproso, mas também o acolheu, descobrindo assim uma nova forma de se relacionar.

A reflexão enfatizou que, na tradição franciscana, a grandeza de uma pessoa não se mede pelo poder ou pela eficiência, mas pela fraternidade. Nessa perspectiva, os bens são chamados a circular como dádivas, e a economia encontra seu sentido quando serve aos relacionamentos, à dignidade de cada pessoa e à construção da comunidade. O trabalho, a pobreza e o uso do dinheiro também foram interpretados à luz de uma liberdade evangélica que não rompe os laços, mas os purifica e os direciona para o bem comum.

Após a reflexão, um frade da confraria local apresentou o Santuário de São Damião, ajudando os frades a aprofundarem-se na história e no significado espiritual do lugar. Foi ali que Francisco ouviu o chamado para restaurar a Igreja e onde Clara, com suas irmãs, viveu uma forma radical de seguir o Evangelho.

Veja todas as fotos da reunião

*clique aqui para acessar o conteúdo original


Ofm.org