“São Francisco de Assis: Uma Semente da Vida Eterna”
13/01/2026

Assis, 10 de janeiro de 2026
Há oitocentos anos, Francisco de Assis deixou este mundo. Mas a semente que ele plantou continua a brotar.
São Paulo, em sua carta aos Gálatas, escreve palavras que parecem misteriosas: “Quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna”. Essas palavras se cumpriram em Francisco. Depois de acolher o Espírito de Jesus em si, a ponto de trazer em seu corpo as marcas do Crucifixo, ele próprio se tornou uma semente do Evangelho repleta dos frutos da vida eterna.
É o precioso legado que ele nos deixou. Um legado que ainda hoje fala aos corações e mentes da nossa geração, ajudando-nos a crer no Evangelho, a “ter o Espírito do Senhor e a sua santa atuação” e a tornarmo-nos sinais de paz.
Com esta carta, queremos agradecer ao Senhor pela semente do Evangelho que Ele plantou na Igreja há 800 anos, semente que permanece viva e frutífera até hoje. Juntos, queremos recordar alguns aspectos fundamentais desta história cristã. Estes aspectos permanecem como um legado para todos aqueles que, seguindo os passos de Francisco, desejam seguir os passos do Senhor Jesus…
Pe. Massimo Fusarelli OFM, Ministro Geral
Pe. Carlos Alberto Trovarelli OFMConv, Ministro Geral
Pe. Roberto Genuin OFMCap, Ministro Geral
Pe. Amando Trujillo Cano TOR, Ministro Geral
Tibor Kauser OFS, Ministra Geral
Irmã Daisy Kalamparamban, Presidente IFC-TOR
Relembre a abertura das celebrações em Assis
A mensagem dos Ministros Gerais aprofunda o espírito vivido no último sábado (10), quando a Família Franciscana abriu oficialmente, na Basílica de Santa Maria dos Anjos (Porziuncola), as celebrações pelo 800º aniversário da morte de São Francisco.
O evento foi marcado por uma “ponte espiritual” entre o Centenário do Cântico das Criaturas (2025) e o do Transitus (2026). Durante a cerimônia, os seis ramos da Família Franciscana percorreram estações temáticas baseadas no Testamento de Francisco, refletindo sobre misericórdia, oração, fraternidade, trabalho, paz e bênção.
Um dos marcos centrais da abertura foi o anúncio do Ano Jubilar Franciscano especial, instituído pelo Papa Leão XIV. De 10 de janeiro de 2026 a 10 de janeiro de 2027, todos os fiéis são convidados a seguir o exemplo do Santo de Assis como testemunhas da paz, com a concessão de indulgência plenária aos que visitarem igrejas franciscanas ou locais de culto dedicados ao Pobrezinho ao redor do mundo.
Clique aqui para ler a cobertura completa da cerimônia de abertura do Ano Jubilar


