Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia de São Francisco marca o início do projeto “Liturgia das Horas” nas emissoras franciscanas

10/10/2025

Notícias

O mês de outubro é de grande significado para o carisma e a espiritualidade franciscana, pois é marcado pela Solenidade de São Francisco de Assis, fundador da Ordem dos Frades Menores. Este foi o principal motivo para que em 4 de outubro deste ano, dia do Santo seráfico, que tem sua história profundamente marcada pela oração e pela simplicidade evangélica, entrou no ar o projeto Liturgia das Horas com a Oração das Laudes, uma nova iniciativa das emissoras franciscanas das Fundações Celinauta e Frei Rogério da Província da Imaculada Conceição do Brasil.

A proposta nasceu do desejo de oferecer aos ouvintes uma experiência orante mais próxima da rotina dos frades e de toda a Igreja. A oração das Laudes, que marca o início do dia, passou a integrar o programa Madrugada Franciscana, transmitido há cinco anos pelas emissoras franciscanas, unindo reflexão, espiritualidade e música no amanhecer.

Disponível também no podcast Fraternicast, o projeto permite que os fiéis rezem com os frades de onde estiverem, em sintonia com a oração universal da Igreja.

Segundo o coordenador desta iniciativa, Frei Leandro Ferreira Silva, a ideia começou a se concretizar em março de 2025 e é uma resposta do pedido do Capítulo Provincial de 2024 para fortalecer a unidade entre as frentes de evangelização.

“O projeto Liturgia das Horas nasceu do desejo de oferecer aos ouvintes algo novo e significativo: a possibilidade de rezar conosco, em comunhão com toda a Igreja, logo nas primeiras horas da manhã. Queremos que a oração das Laudes faça parte da rotina das pessoas e fortaleça esse vínculo espiritual que o programa Madrugada Franciscana já cultiva há tantos anos”, afirmou Frei Leandro.

Para compor a equipe, Frei Leandro convidou Frei Jonas Ribeiro da Silva, que atua pastoralmente na Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim (SC), e Frei Felipe Zaros, frade em formação, que assumiu a missão de integrar a dimensão formativa e espiritual do projeto. Na parte técnica, o trabalho contou com a produção e edição do comunicador Fabiano Marangon, da Rede Celinauta.

Gravações e espiritualidade

Os frades iniciaram as primeiras gravações no dia 24 de julho de 2025, dando início ao ciclo completo das quatro semanas do Saltério, incluindo memórias obrigatórias, solenidades e celebrações da Família Franciscana. As gravações acontecem mensalmente, sempre em clima de fraternidade e oração. Frei Leandro recorda o ambiente das produções como um verdadeiro exercício de comunhão:

“O clima de gravação foi intenso. Começávamos pela manhã e seguíamos até o fim da tarde. Em muitos momentos, nos divertíamos com os trava-línguas e erros de locução, mas tudo isso acontecia num ambiente muito harmonioso. Deus nos conduzia em cada momento e nos abençoava a cada salmodia. Era sempre uma graça e um louvor ao nosso Deus”, partilhou o frade.

 O sentido de rezar as Laudes

A Liturgia das Horas é uma das orações oficiais da Igreja, que santifica os diversos momentos do dia. Entre elas, as Laudes são rezadas ao amanhecer, em ação de graças pela vida e pela presença de Deus que renova todas as coisas.

Para São Francisco de Assis, a oração era o coração de sua missão. Ele via na recitação dos salmos um caminho de união com Cristo e de louvor pela criação. Rezar as Laudes, portanto, é dar continuidade ao espírito franciscano: simples, alegre e profundamente ligado à fraternidade universal e a todas as criaturas.

Disponível nas rádios e plataformas digitais

O projeto Liturgia das Horas está disponível diariamente dentro do programa Madrugada Franciscana, transmitido pelas rádios das Fundações Celinauta (Pato Branco/PR) e Frei Rogério (Curitibanos/SC).

A oração também pode ser acessada gratuitamente no Fraternicast, disponível nos principais aplicativos de áudio logo nas primeiras horas de um novo dia.

“Convidamos todos a rezar conosco a Oração das Laudes e a se unir à Igreja por meio da espiritualidade. É uma bonita forma de começarmos nossos afazeres louvando o Senhor”, conclui Frei Leandro.

Além das Laudes, os frades já estão em processo de gravação do Ofício das Leituras e estudam a possibilidade de incluir, futuramente, a oração das Vésperas, ampliando ainda mais esse itinerário de oração que nasce no coração da vida franciscana e se espalha pelos caminhos da comunicação.


Frei Augusto Luiz Gabriel