Fundações Celinauta e Frei Rogério unem forças pela evangelização na comunicação franciscana
09/04/2025
Há exatamente um mês após a inauguração da Rádio Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), uma emissora da Fundação Frei Rogério de Curitibanos (SC), os frades desta diretoria, juntamente com os da Fundação Celinauta de Pato Branco (PR), reuniram-se na terça-feira, 8 de abril de 2025, na Fraternidade Nossa Senhora do Rosário, em Concórdia (SC), para a primeira reunião do ano entre as duas fundações, responsáveis por cinco emissoras de rádio e um canal de televisão, a TV Sudoeste.
As Fundações Celinauta e Frei Rogério têm como slogans “Emissoras a serviço da Paz e do Bem” e “Comunicação para a Paz”, respectivamente. Essas instituições empregam diversas pessoas comprometidas em divulgar o carisma franciscano, a vida da Igreja, os assuntos e serviços de interesse das cidades, estados e do Brasil em geral. São milhares de indivíduos, lares e instituições que de alguma forma são tocados pela missão evangelizadora dos frades franciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil. “Evangelizar é, essencialmente, comunicação”, afirma o Ministro provincial desta instituição, Frei Paulo Roberto Pereira.
Durante a reunião, foram discutidos diversos pontos importantes: a partilha fraterna sobre o mandato recebido por cada frade no Congresso Capitular, visando alinhar as ações das fundações com os objetivos estabelecidos; a atualização dos Estatutos Sociais, buscando adequá-los às necessidades atuais da Província; a análise do desempenho financeiro de 2024, preparando o relatório contábil para avaliação e aprovação pelo Conselho Fiscal; a discussão de possíveis colaborações e projetos conjuntos entre as fundações, visando otimizar recursos e ampliar o alcance das iniciativas; a apreciação do desempenho da Rádio Frei Galvão e outros temas adicionais, conforme as necessidades e interesses das fundações e da província.
Segundo Frei Diego Melo, que acumula o serviço de Definidor Provincial e membro da diretoria da Fundação Frei Rogério, a reunião foi um verdadeiro reflexo do carisma e do modo franciscano de evangelizar: “Uma das marcas do nosso carisma franciscano e do nosso modo de evangelizar é a fraternidade. Nas palavras do Papa Francisco, é a sinodalidade, a capacidade de trabalhar em comunhão. Nesse sentido, esta reunião das diretorias das fundações Celinauta e Frei Rogério é uma expressão, é um gesto concreto de trabalho em comunhão. Foi um dia muito intenso, de muita partilha, muita reflexão, avaliação e, acima de tudo, de buscar caminhos de comunhão para que possamos desenvolver um bom trabalho de comunicação da nossa Província, estando alinhados, estando unidos. De certa forma, com os mesmos objetivos. Quando caminhamos juntos, nos tornamos muito mais fortes, mais eficientes e, sem dúvida, em termos de comunicação, trabalhar em rede, trabalhar em comunhão, em sinodalidade, é a garantia de que faremos um bom trabalho”.
Uma das novidades anunciadas foi a exibição, pela TV Sudoeste, da Festa da Penha 2025, que terá início a partir do dia 20 de abril, com transmissão ao vivo diretamente do Convento da Penha, em Vila Velha (ES). Seguidamente, de segunda a sexta, serão exibidas a novena perpétua e a missa de Frei Galvão, transmitidas diretamente do Santuário Frei Galvão de Guaratinguetá. Outra inovação é a inclusão de pautas sociais na programação da Rádio Frei Galvão, ampliando o conteúdo de interesse para a comunidade. Em junho, entre os dias 2 e 4, será celebrada a trajetória da Rádio Coroado, que completa 70 anos, e da Movimento FM de Curitibanos, que completa 35 anos. Ainda, na semana do dia 16 de junho, a TV Sudoeste passará a se chamar TV Celinauta e promoverá uma intensa semana de programações temáticas. Além dessas novidades, a cobertura dos eventos provinciais e a produção de matérias temáticas continuarão a compor a grade das rádios e da TV, reafirmando o compromisso das fundações com a comunicação e a missão de evangelização.
Sobre as Fundações Frei Rogério e Celinauta
A Fundação Frei Rogério está presente em Curitibanos (SC), com as rádios Movimento FM e Coroado FM e em Guaratinguetá com a Rádio Frei Galvão FM. Atualmente, a fundação é gerida pelos frades: Frei Augusto Luiz Gabriel (presidente), Frei Alex Sandro Ciarnoski (vice-presidente), Frei Diego (diretor assistente), Frei Alan Leal de Mattos (diretor assistente).
A Fundação Cultural Celinauta, responsável pela Rede Celinauta de Comunicação, reúne a Rádio Celinauta, Rádio Movimento FM e a TV Sudoeste. A gestão é feita por Frei Mário Luiz Tagliari (presidente), Frei Augusto (vice-presidente); Frei Leandro Ferreira Silva (diretor assistente), Frei Raimundo Justiniano de Oliveira Castro (diretor assistente).
Frei Augusto Luiz Gabriel