Um sim definitivo a Deus: Frei Marcelo Tadeu fará Profissão Solene em Petrópolis
22/09/2025

A Província da Imaculada Conceição do Brasil e a Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus se preparam para um momento de profunda fé e gratidão: a Profissão Solene do Frei Marcelo Tadeu da Silva Cardoso, que será realizada no dia 27 de setembro. Este compromisso definitivo representa a entrega total de um membro da Ordem dos Frades Menores a Deus, pelos votos de obediência, castidade e pobreza, vivendo plenamente a espiritualidade de São Francisco de Assis.
A celebração será às 16h15, na Igreja do Sagrado Coração, em Petrópolis (RJ), reunindo frades, familiares e fiéis para um encontro de oração, louvor e fraternidade. Inspirado pelo tema “Comecemos, irmãos, pois até agora pouco ou nada fizemos” (LM 14,1), Frei Marcelo reafirmará sua missão no seguimento de Jesus Cristo, colocando-se inteiramente à disposição de Deus.
“Irei oficializar a entrega ao Senhor da Vida, consagrando tudo a Ele. É um momento de agradecer ao Criador por ter me escolhido para viver esta experiência iniciada por São Francisco. Uma vida que, à exemplo da disponibilidade de Maria e da entrega total de Cristo, se torna plena e feliz”, afirmou o frade.
Para ele, o momento é também de profunda contemplação da misericórdia divina. “A Profissão Solene não é o ponto de chegada, mas um convite a permanecer com ainda mais ardor no caminho de Deus, aceitando seus desafios e suas alegrias. Reconheço que, sem Ele, nada posso fazer”.
O tema da celebração reflete o aprendizado vocacional de Frei Marcelo, sobre a necessidade de recomeçar constantemente na vida espiritual. “Fiquei intrigado com São Francisco, que dizia recomeçar sempre, mesmo após tanto já ter feito. Ao longo da minha caminhada religiosa, percebi que cada transferência, cada pastoral nova, cada relação fraterna e cada dia é um convite a recomeçar com vigor e disposição para fazer a vontade de Deus”.
Retiro preparatório: tempo de oração e discernimento
O período de retiro foi um tempo de profunda graça, contemplação e renovação vocacional. Frei Marcelo compartilhou sua experiência de oração e partilha. “Agradeço à Fraternidade do ITF de Petrópolis, ao Convento Santo Antônio, ao Frei Gilberto da Silva, ao Coetus Formativo e à Fraternidade do Sagrado, por me permitir reviver toda a minha vocação, desde o primeiro chamado em dezembro de 2014. Cada texto lido, cada oração e partilha com os confrades ajudou-me a recordar o primeiro amor: a vontade de seguir o projeto divino ao qual fui chamado. Mesmo em minha pequenez, sinto-me agraciado pelo Deus de misericórdia por me conduzir pelos passos de Cristo ao modo de São Francisco”.
“Foi um tempo de gratidão e reflexão, em que pude abster-me de todas as atividades externas, para estar inteiramente à disposição do Senhor, enfrentando meus medos e aprofundando minha entrega ao projeto divino”, completou.
Expectativas e compromisso com a vida religiosa
Sobre suas expectativas para a Profissão Solene, o frade revelou a essência de sua vocação. “Aprendi no Noviciado a não criar expectativas exageradas, mas a viver cada dia com humildade e disposição, aprendendo, rezando e reafirmando meu sim ao Senhor. Ainda tenho muito a aprender, mas não me falta vontade de recomeçar todos os dias, servindo a Deus como um simples operário na construção do Reino”.
Frei Marcelo concluiu expressando sua gratidão a Deus, à Virgem Maria e à comunidade franciscana. “Sou profundamente grato a Deus pelo chamado e a Nossa Senhora Aparecida por cuidar da minha vocação. Agradeço à minha família, à Província, a cada frade e a cada fraternidade, por me proporcionar a vivência intensa e maravilhosa de ser um frade menor, sempre a serviço do Senhor e do próximo”.
Adriana Rabelo Rodrigues


