Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia Santa Clara de Imbariê celebra o Jubileu da Esperança e abre festividades em honra de sua Padroeira

08/08/2025

Notícias

Na noite desta quinta-feira, 7 de agosto, a Paróquia Santa Clara de Assis, do bairro Imbariê, em Duque de Caxias (RJ), vivenciou um momento de profunda fé, renovação espiritual e comunhão comunitária com a celebração do Jubileu da Esperança e a abertura oficial das festividades em honra à padroeira Santa Clara. A celebração, marcada pela participação fervorosa dos fiéis, foi um convite à caminhada espiritual inspirada no lema do Jubileu de 2025: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).

Reunidos no Centro Paroquial Paz e Bem, os fiéis iniciaram a celebração com um momento de acolhida e reflexão, que destacou a relevância de Santa Clara como luz e modelo de fé, simplicidade e confiança absoluta na providência divina. A presença da comunidade, unida em oração, deu o tom de um povo peregrino que, mesmo em meio aos desafios do mundo atual, se mantém firme na esperança cristã.

O Cântico do Jubileu “Chama viva da minha esperança”, ressoou como um hino à confiança em Deus, reforçando a proposta do Jubileu: renovar os corações e abrir-se para o novo que o Senhor deseja realizar. A celebração seguiu com os ritos iniciais e um momento de louvação, no qual a comunidade reconheceu a presença viva de Deus como fonte de esperança.

Um dos momentos marcantes da noite foi a passagem pelo Portal da Esperança, uma representação da Porta Santa, que conduziu os fiéis no espaço celebrativo, simbolizando a caminhada do povo de Deus em direção à luz da fé. Em seguida, realizou-se o rito penitencial com a tradicional aspersão com água benta, convidando todos ao arrependimento e à purificação, gesto simbólico de renovação espiritual, marco em todos os Jubileus da Igreja.

A Liturgia da Palavra foi centrada na epístola de São Paulo aos Romanos e no Evangelho de Lucas. Frei Jean Carlos Ajluni Oliveira, OFM, pároco desta paróquia, reforçou o tema central da celebração: a esperança que brota da fé em Cristo, que morreu por nós mesmo quando ainda éramos pecadores: “A esperança cristã não é uma expectativa vazia, mas uma força que transforma, impulsiona e sustenta em meio às adversidades”, destacou o frade.

Após as orações do Jubileu da Esperança e a Oração dos Filhos e Filhas de Deus, o Pai-Nosso foi elevado a Deus, pela intercessão de Santa Clara, com pedidos e intenções. Com palavras fortes e comoventes, destacou-se a figura de Clara como “mulher de esperança e de profunda comunhão com Cristo”, que, com sua vida iluminada, nos inspira a buscar a simplicidade, a humildade e a entrega total ao Evangelho. A oração a Santa Clara foi marcada por súplicas confiantes e pela capacidade de viver uma vida em fraternidade e serviço.

Como parte das devoções, a Ladainha de Santa Clara, uma invocação poética e profunda , recordou os inúmeros títulos e virtudes da santa, apresentando-a como guia, modelo e intercessora diante de Deus. A cada invocação, a comunidade respondia com fervor e confiança, colocando-se sob a proteção da seráfica padroeira.

Encerrando a celebração, a Bênção de Santa Clara foi proclamada com palavras que ressoaram como um abraço divino sobre cada fiel presente: “O Senhor te abençoe e te proteja. Faça resplandecer sobre ti a sua face…”.

Com a celebração do Jubileu da Esperança, a comunidade paroquial inicia oficialmente as festividades dedicadas a Santa Clara, que seguirão ao longo dos próximos dias com o Tríduo da Padroeira, a Solenidade de Santa Clara e festas com barraquinhas. Este tempo festivo é, acima de tudo, uma oportunidade para revigorar a fé, fortalecer os laços comunitários e deixar-se conduzir pela luz de Clara,  “espelho de todas as virtudes” e farol para quem busca viver o Evangelho com radicalidade e amor.

Que Santa Clara de Assis continue iluminando os caminhos da nossa comunidade, guiando-nos com sua simplicidade, fé e esperança viva no Cristo ressuscitado.


Texto: Frei Franklin Matheus da Costa / Foto: Yasmin Benvenuto Pascom