Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia Santa Clara de Imbariê celebra a sua Padroeira

12/08/2021

Notícias

A Paróquia Santa Clara de Imbariê, bairro da cidade fluminense de Duque de Caxias, realizou uma intensa preparação e uma bonita festa para a sua Padroeira. O tema da festa desse ano foi: “Santa Clara e a vocação de cada um de nós”. O lema, por sua vez, foi tirado do Testamento de Santa Clara: “Dentro os benefícios que recebemos diariamente do Pai das misericórdias, está a nossa vocação, que quando maior, mais a Ele é devida”. Ambos surgem para reafirmarem a importância da reflexão vocacional neste mês de agosto, bem como também para recordar os grandes dons que Deus concedeu à comunidade paroquial com a vida e vocação de cada pessoa.

E para bem vivenciar essa festa foram realizadas algumas ações de preparação. Uma delas foi a Trezena On-line de Santa Clara, com vídeos publicados na página do Facebook da Paróquia. Foram 13 vídeos com mulheres da Paróquia para exaltar ainda mais o protagonismo feminino, inspirado em Clara de Assis. Nesses vídeos, uma mulher da comunidade partilhava um trecho da vida de Santa Clara e outra partilhava um pouco de sua vocação. Foram mães, enfermeiras, catequistas, lideranças leigas que contaram um pouco do seu sim a Deus. No último dia da Trezena, a Irmã Catequista Franciscana Terezinha Boni completou o ciclo de partilhas vocacionais, contando a sua trajetória de vida como consagrada.

 

Uma outra ação, desta vez presencial, foi o tríduo nas comunidades. No primeiro dia, em comunhão com a comunidade São Domingos, que celebrou nessa data o seu Padroeiro, cada comunidade confeccionou um “Presente para Santa Clara”: uma cesta de materiais de higiene e alimentos que serão enviados às Irmãs Clarissas de Nova Iguaçu. No segundo dia, cada comunidade rezou um terço vocacional. E no último dia houve uma celebração de ação de graças pelas vocações presentes na comunidade. Tudo isso envolto num clima simples, alegre e fraterno.

Por fim, no dia de Santa Clara (11/08), a comunidade paroquial se reuniu por representantes (para respeitar os protocolos da pandemia) no centro paroquial, às 19h30. Numa linda missa festiva, aos embalos de cantos franciscanos, os paroquianos puderam observar uma linda ornamentação, compondo ela com símbolos levados na procissão de entrada que representavam a vida de Santa Clara. Também alguns artistas da Paróquia expuseram suas artes sobre a Padroeira na exposição: “Santa Clara por nossos olhos”.

Na homilia, o pároco, Frei João Reinert ressaltou algumas características fortes da espiritualidade Clariana: a) Clara manifesta marcas de santidade: por isso nossas comunidades devem realçar esse modo de ser através da amizade, do cuidado, da determinação para aquilo que é certo; b) Clara ilumina as trevas: a sua clareza estava em seu caráter, na sua visão de mundo. Diante de tanta “escuridão” hoje, somos convidados com Clara a iluminar as situações tenebrosas eque nos envolvem, como o negacionismo, o egoísmo, o discurso de ódio… c) São Damião não é só lugar geográfico mas indica uma postura de vida: é uma espiritualidade, uma forma de ser. São Damião é em cada comunidade nos seus espaços de trabalho e pastorais. São Damião é em cada casa. São Damião são os espaços onde acontece a transformação do mundo. Pois a transformação do mundo vem dos pequenos espaços e não dos palácios.

Ao final da celebração, Frei João conduziu um breve momento de bênção da imagem de Santa Clara, introduzida na celebração, e que agora vai compor o espaço do centro paroquial. A imagem foi uma doação da família de Frei João em gratidão pelas orações da comunidade como apoio durante o tempo em que a mãe do frade, D. Beatriz, esteve hospitalizada por conta da Covid-19. Hoje, graças a Deus, ela se encontra bem e com a família. Em seguida, como de costume, as Irmãs Catequistas Franciscana cantaram a Bênção de Santa Clara de Assis.


Frei Gabriel Dellandrea