Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades em retiro se preparam para Ordenação Presbiteral

11/07/2025

Notícias

Entre os dias 30 de junho a 5 de julho, Frei Domingos Cacanda Soma, Frei Elias Hebo Luís, Frei Evaristo Seque Joaquim e Frei José João Ganga participaram de um retiro de preparação espiritual na casa do noviciado capuchinho em Mapunda (Lubango, Huila), sob orientação do Frei Afonso Kahunda Binji, OFMCap, mestre dos noviços.

Durante a semana de retiro, os participantes tiveram uma programação intensiva de oração, reflexão e orientação, incluindo momentos de laudes, celebrações eucarísticas, meditações, adoração ao Santíssimo Sacramento e Lectio Divina. O objetivo foi aprofundar a vida interior, fortalecer a vocação sacerdotal e refletir sobre o significado do ministério presbiteral.

O retiro abordou temas centrais, como a importância de subir ao monte para encontrar-se com Deus, a urgência de viver o presente com esperança e presença, além da participação na missão de Jesus. Os freis refletiram sobre a ligação do presbítero com a Palavra de Deus, a liturgia, a comunhão eclesial e a vocação à santidade, destacando a necessidade de uma vida de oração, humildade, fidelidade e serviço ao povo de Deus.

Na ocasião, também foi realizado a meditação no rito de ordenação presbiteral, contido no Pontifical Romano, momento que simboliza a consagração do futuro sacerdote ao serviço da Igreja.

Apesar do clima frio, o tempo de retiro foi considerado muito proveitoso e ajudou na introspecção e fortalecimento da vocação dos jovens frades, que se preparam para assumir a missão de presbíteros, comprometidos com a evangelização, a espiritualidade e o cuidado pastoral.