Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa de Santo Antônio na Porciúncula: celebrando o santo do povo

17/06/2025

Notícias

Muitos são os agradecimentos pela Trezena e a Festa de Santo Antônio deste ano na Paróquia Porciúncula de Sant’Ana, em Niterói (RJ). Por 13 dias, recebemos frades de diversas paróquias da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil para as missas da Trezena, além da presença marcante do nosso bispo auxiliar, Dom Geraldo de Paula. A partir do tema principal: “Santo Antônio e a Esperança”, em comunhão com o ano jubilar, por dias ouvimos pregações marcantes sobre a vida de Santo Antônio e a esperança.

Nossa gratidão aos frades é imensa, pois com eles refletimos e vivenciamos aspectos do carisma e da espiritualidade franciscana que fortaleceram a fé e a devoção a Santo Antônio, um grande pregador franciscano. Estiveram conosco: Frei Franklin Matheus; Frei João Fernandes Reinert, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Nilópolis (RJ); Frei Luiz Colossi, vigário paroquial da mesma paróquia; Frei Gilberto da Silva, coordenador da Formação Inicial, de Petrópolis (RJ); Frei Cláudio César Broca de Siqueira e Frei Felipe Medeiros Carretta, ambos da Fraternida Santo Antônio (RJ); Frei Gustavo Wayand Medella, vigário provincial; Frei Antônio Michels, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (RJ); e Frei Volney José Berkenbrock, vigário paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ). Nossa Trezena foi ainda mais especial com a presença de cada um deles.

Para aquecer as noites frias, a cantina da trezena trouxe caldos e delícias para comunidade. Um verdadeiro sucesso!

Conforme nos aproximamos do grande dia de Santo Antônio, a expectativa só crescia entre os devotos. No dia 13, desde às 6h da manhã, já era possível ver o movimento do povo em nossa paróquia, para agradecer, fazer pedidos e expressar a devoção tão especial!

Foram diversas missas e bênçãos conduzidas pelos frades da Porciúncula. Os fiéis também tiveram a alegria e a honra de receber Dom José Francisco, Bispo Arquidiocesano de Niterói e Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro provincial. Juntos com a comunidade celebraram esse dia tão significativo.

Os devotos também fizeram filas para receber o tradicional pãozinho de Santo Antônio, e para saborear o bolo e quitutes deliciosos que aqueceram um dos dias mais frios.

Em sua mensagem, o pároco, Frei Jorge Paulo Schiavini, reforçou o agradecimento às diversas frentes de atuação:

“Ficai sempre alegres, orai sem cessar, dai graças por tudo” (1Tes 5, 17-18).

“As três dimensões apresentadas acima são fundamentais em nossa vida cristã. Nós as vivemos na grande festa de Santo Antônio da Paróquia da Porciúncula. Agradeço a todos que participaram das celebrações de Santo Antônio, na Trezena e no dia. A todos que prepararam e serviram nas celebrações, o nosso ‘muito obrigado’! A alegria em nossa vida se extravasa na convivência fraterna e na festa. Agradeço a todos os que participaram dos festejos e da cantina da Trezena. A todos que estiveram envolvidos com os preparativos e trabalharam como voluntários e contratados: vocês são muito importantes! Sem a colaboração de todos, não seria possível realizar a festa. A todos que doaram e se doaram, e aos patrocinadores: que Deus retribua a vocês com as suas bênçãos. Pedimos desculpas aos participantes por alguns contratempos que aconteceram e nos comprometemos em avaliar e buscar corrigir as falhas para o próximo ano. Permaneçamos, em todas as situações de nossa vida, na alegria do Senhor, orando sempre e, em tudo, dando graças a Deus. Que Santo Antônio interceda por nós! E viva Santo Antônio!”


Larissa Rodrigues – Pascom Paróquia Porciúncula