Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Semana das Padroeiras na Paróquia Porciúncula de Sant’Ana em Niterói

06/08/2024

Notícias

Entre os dias 26 de julho e 02 de agosto, a Paróquia Porciúncula de Sant’Ana, em Niterói (RJ), festejou a Semana das Padroeiras. Um tempo de oração e celebração pela comunidade paroquial, pedindo a intercessão das padroeiras: Sant’Ana e Nossa Senhora dos Anjos.

No dia 26 de julho,  a comunidade celebrou a festa de Sant’Ana e São Joaquim, avós de Jesus. Esse momento abriu as festividades da semana especial. A data também marcou a celebração do dia dos avós.  A missa das 8h foi celebrada pelo pároco, Frei Salésio Lourenço Hillesheim.

Durante a homilia,  o frade destacou o papel dos avós na atualidade. ” Neste dia, também gostaríamos de dizer a cada avô, a cada avó, que felizes são vocês. É pena que muitas vezes, nós temos que constatar que sobre os avós hoje, mais do que nunca, recaem a educação dos netos. Eles não são apenas avós, são também pais, mães e muitas vezes as grandes preocupações deles se restringem. Justamente nesta tarefa que muitas vezes devem assumir para ajudar os próprios filhos. Peçamos então a Deus que dê a eles, a todos os avós, muita luz, muita força”. No final da celebração ele abençoou os avós presentes.

No período da tarde, uma outra celebração, presidida pelo Frei Sérgio Sebastião Pagan, também destacou a importância dos avós. Após a bênção, todos foram convidados para uma confraternização especial no salão paroquial.

No  domingo, 28 de julho, a paróquia recebeu a visita do Vigário provincial, Frei Gustavo Wayand Medella,  que presidiu a missa das 11h, do 17° domingo do Tempo Comum. O frade, atualmente mora no Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca (RJ). A comunidade agradeceu a visita e deseja seu retorno em breve.

Na sexta-feira, 02 de agosto, data da celebração de Nossa Senhora dos Anjos,  Dia do Perdão de Assis e  primeira sexta-feira do mês, a programação foi especial. Na missa das 8h, Frei Salésio  destacou na homilia a vivência franciscana desta data. “A Porciúncula de Assis é o lugar onde São Francisco de Assis começou a sua vida de conversão. Ela é conhecida como o lugar da missão, porque a partir dali, São Francisco de Assis enviava os irmãos pelo mundo e, ao mesmo tempo, reunia-se com todos. Então, a Porciúncula é um lugar privilegiado e muito especial para a vida franciscana.  É o lugar onde  nos vemos espelhamos, sobretudo, no coração de Maria, o ‘Sim’ dela gerando e construindo outros tantos sim.”

O título dado a paróquia também foi destacado pelo frade. “Fazemos nós aqui, em nossa Paróquia Porciúncula de Sant’Ana, esta ligação  com a Itália. Frei Donato também pensou, quando construiu essa casa bastante grande, que aqui (paróquia) fosse um lugar de encontro especial com o sagrado. Seu sonho era que aqui fosse um santuário, um lugar de perdão, um lugar de acolhimento, um lugar de conversão”, salientou.

Na parte da tarde, a missa das 15h, foi celebrada pelo Frei Sérgio, que relembrou a importância do perdão naquele dia:
“Nós, franciscanos, e nossas igrejas hoje, assim como o Papa, celebramos o Dia do Perdão de Assis, Dia do Perdão da Porciúncula, e aqui viemos pedir perdão para receber Cristo na Eucaristia, neste momento dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.”

Como em toda primeira sexta-feira do mês, a celebração encerrou com a Unção dos Enfermos.


Larissa Rodrigues- Pascom Paróquia Porciúncula