Dia de encontro, formação e partilha na Assembleia do SAV 2025
24/03/2025
No dia 20 de março, o Serviço de Animação Vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição, realizou sua Assembleia Provincial anual.
O encontro dos frades nomeados pelo governo provincial, para ser referência deste serviço nas fraternidades, ocorreu na modalidade online.
O Ministro provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, motivou a todos indicando o testemunho de vida como a grande ‘propaganda vocacional’. Também afirmou que todos os frades são animadores vocacionais e não só os nomeados. Com palavras de incentivo agradeceu a todos os confrades pelo empenho dedicado ao serviço prestado a toda fraternidade provincial.
Logo em seguida Frei Jeâ Paulo Andrade, animador provincial do SAV, dedicou algum tempo para a explanação e explicação sobre o Projeto Formativo Provincial, no que se refere a animação vocacional e esboçou a reestrutura do SAV Provincial, que conta com um frade animador pela gestão provincial da animação e um vice animador em cada estado que compõe o território provincial.
Em um segundo momento da assembleia, outros frades foram convidados para tomarem a palavra e tratarem alguns pontos de extrema necessidade para o acompanhamento de vocacionados. Frei Gabriel Dellandrea discorreu sobre algumas diretrizes no que tange a um acompanhamento mais personalizado dentro da animação vocacional, tendo como base e experiência sua passagem no triênio passado neste serviço provincial.
Frei Leandro Costa Santos, trouxe uma importante reflexão sobre as redes sociais e internet efetivando nossa presença nas ações de animação vocacional no espaço digital.
Um momento importante da assembleia fora dedicado à orientações e cuidados que cada animador vocacional deve atentar-se na relação animador e vocacionado. O momento foi conduzido por Frei Rodrigo da Silva Santos. Mais uma vez, a comunhão entre as frentes de evangelização de nossa província foi reafirmada.
A frente das Paróquias e Santuários, representada por Frei José Raimundo de Souza que também é animador vocacional, acolheu as sugestões dos frades nas sugestões de como a referida frente pode ajudar e contribuir com o SAV, tendo em vista que os espaços de oração e devoção comportam um grande número de presença franciscana e podem ser o cartão de visita de muitos futuros vocacionados.
Frei Marcos Prado dos Santos partilhou com os confrades o andamento da FAV-Ituporanga. Os vocacionados acolhidos neste ano demonstram grande interesse pela nossa vida e nota-se um entrosamento saudável entre eles, apesar que não estão sendo mais configurados como turma, e sim em um acompanhamento mais personalizado, visando sempre a formação da identidade do frade menor. Por fim, os confrades puderam expor atividades vocacionais nas fraternidades e partilhar desafios e alegrias.
Na certeza de que Deus sempre suscita novas vocações para a vida religiosa franciscana, os frades rezaram ao Senhor da Messe para que nos de santas e novas vocações.
Equipe de Animação Vocacional