Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

VIII Dia Mundial dos Pobres: Oração e atitude em favor dos que sofrem

16/11/2024

Notícias

Foto: Francio de Holanda

Toda oração feita com fervor chega a Deus como clamor de quem deseja ser ouvido e busca a intimidade com Aquele que o criou. Neste dia 17 de novembro, a Igreja celebra o VIII Dia Mundial dos Pobres. A data foi instituída através da Carta Apostólica Misericordia et Misera, em 20 de novembro de 2016, no final do Ano Jubilar da Misericórdia, e celebrada pela primeira vez em novembro de 2017.

Em sua mensagem deste ano, o Papa Francisco traz o tema: “A oração do pobre eleva-se até Deus” (cf. Sir 21, 5), que vai ao encontro deste ano de orações em virtude do Jubileu Ordinário de 2025. No texto, o Pontífice exalta a importância da oração e afirma que “precisamos fazer da nossa a oração dos pobres e rezar com eles”, pois toda oração feita com fervor encontra eco no coração de Deus.

O Santo Padre ainda ressalta que a oração verdadeira está vinculada à capacidade que, individualmente e coletivamente, precisamos alimentar em nossas ações pastorais a favor dos pobres, sem esquecer o cuidado espiritual com essa população. Isso requer um “coração humilde, que tenha a coragem de se tornar mendigo. Um coração pronto a reconhecer-se pobre e necessitado. Existe, efetivamente, uma correspondência entre pobreza, humildade e confiança. Isto porque o verdadeiro pobre é o humilde e a sua confiança está em Deus.”

Sem perder o foco sobre mazelas do mundo, o Papa Francisco também lembra que: “Os pobres têm ainda muito para ensinar, porque, numa cultura que colocou a riqueza em primeiro lugar e que sacrifica muitas vezes a dignidade das pessoas no altar dos bens materiais, eles remam contra a corrente, tornando claro que o essencial da vida é outra coisa.”

Ou seja, aqueles que sofrem pelas mãos dos que desejam o poder a qualquer custo, ignorando qualquer senso de humanidade, sabem que “a felicidade não se adquire espezinhando os direitos e a dignidade dos outros.” Mesmo diante desse cenário, o povo humilde e humilhado acredita e sonha com um mundo melhor e mais digno, no qual todos os filhos e filhas de Deus tenham a oportunidade de viver em paz. Justamente por isso, a mensagem ressalta que “da pobreza, portanto, pode brotar o canto da mais genuína esperança.”

Na oração também está a força para a ação

De acordo com o Papa, “o Dia Mundial dos Pobres tornou-se um compromisso na agenda de cada comunidade eclesial. É uma oportunidade pastoral que não deve ser subestimada, porque desafia cada fiel a escutar a oração dos pobres, tomando consciência da sua presença e das suas necessidades. É uma ocasião propícia para realizar iniciativas que ajudem concretamente os pobres e também para reconhecer e apoiar os numerosos voluntários que se dedicam com paixão aos mais necessitados.”

Por isso, na oração também está a força para a ação, pois “encontra o certificado da sua autenticidade na caridade que se transforma em encontro e proximidade. Se a oração não se traduz em ações concretas, é vã; efetivamente, «a fé sem obras está morta” (Tg 2, 26), diz o Pontífice em sua mensagem. “Contudo, a caridade sem oração corre o risco de se tornar uma filantropia que rapidamente se esgota”, salienta.

Como em um processo de efervescência, a oração e a fé são fontes de energia geradas pela proximidade com Deus, que garante nosso encontro com os ensinamentos de Jesus Cristo. Ele fez sua opção preferencial pelos pobres, assim como São Francisco de Assis, que se despojou de todas as riquezas, preconceitos e impressões equivocadas impostas por este mundo, para viver em função dos pobres.

Seguindo os passos do Santo Seráfico, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil trabalha a favor dos pobres e encontra no Evangelho sua principal referência para o desenvolvimento de ações a favor dos mais humildes. Por meio do Sefras – Ação Social Franciscana, uma organização social de princípios franciscanos com mais de 23 anos de atuação em 17 territórios pelo país, a Província realiza importantes trabalhos.

Guiado pelos valores de acolher, cuidar e defender, o Sefras atende mais de 4 mil pessoas diariamente, atuando no combate às violações de direitos e promovendo a inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas idosas, migrantes e refugiados, crianças e adolescentes, população em situação de rua e pessoas acometidas pela hanseníase.

Além do Sefras, a Província Franciscana da Imaculada também realiza ações sociais voltadas aos pobres por meio das Fraternidades localizadas nos cinco Estados brasileiros (Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina), onde está presente, e em Angola, na Fundação Franciscana Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA), atuante no país há 34 anos.

Assim como o Papa Francisco, a Província também acredita que: “Em todas as circunstâncias, somos chamados a ser amigos dos pobres, seguindo os passos de Jesus, que foi o primeiro a solidarizar-se com os últimos.”

ACESSE A MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO

Sefras em números:

  • 18 Casas de Atendimento e Cuidado
  • 6 Casas Perfeita Alegria: crianças e adolescentes
  • 5 Casas Franciscanas: população em situação de rua
  • 1 Casa de Alice: pessoas com hanseníase
  • 2 Casas de Assis: imigrantes e refugiados
  • 3 Casas de Clara: pessoas idosas
  • 1 Frei Galvão Solidário: crianças e adolescentes em Guaratinguetá (SP)

Públicos atendidos diariamente

  • 160 famílias de pessoas com hanseníase
  • 522 crianças, adolescentes e suas famílias
  • 371 pessoas idosas
  • 177 imigrantes e refugiados
  • 1.476 pessoas em situação de rua

Serviços realizados mensalmente

  • 60.201 atendimentos
  • 107.237 refeições (53 toneladas de alimentos produzidos)
  • 10.030 banhos
  • 2.400 vagas para pernoite
  • 6.762 cobertores entregues
  • 4.345 atendimentos e encaminhamentos sociais
  • 704 atividades socioeducativas
  • 42 pessoas inseridas no mercado de trabalho

Texto: Adriana Rabelo