3ª Caminhada da Fé reúne mais de 1200 peregrinos em Agudos
21/10/2024
Mais de 1.200 peregrinos participaram da 3ª Caminhada da Fé em Agudos (SP), no último dia 20 de outubro. O evento, organizado pela Fraternidade Franciscana do Seminário Santo Antônio em parceria com fiéis de comunidades da região, contou com a presença de moradores de pelo menos dez cidades, incluindo Agudos, Bauru, Piratininga, Pederneiras, Avaí, Cabrália Paulista, Botucatu, Domélia e Jaboticabal, todas no estado de São Paulo, além de peregrinos de Arapongas (PR).
Os participantes percorreram aproximadamente 22 km até o Seminário Santo Antônio, utilizando a antiga estrada que liga Piratininga a Agudos. Com as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis, ambos celebrados no mês de outubro, os peregrinos seguiram a caminhada.
Nesta terceira edição do evento foi significativo aumento no número de participantes. Durante o trajeto, os peregrinos vivenciam experiências de união, partilha, solidariedade, fé e superação.
A organização contou com carros de apoio e ambulâncias para eventuais emergências, além da presença da polícia e da defesa civil do município, garantindo ainda mais a segurança dos participantes. Também, muitos empresários contribuíram com doações em dinheiro que foram revertidas em água e frutas para os peregrinos.
Valores do Peregrino
Para que a caminhada cumprisse seu propósito, a organização elaborou uma cartilha com os valores essenciais de um peregrino. Entre as orientações, destacou-se o envolvimento com a comunidade, por meio de práticas de solidariedade, caridade e espiritualidade. Uma das dicas era estar sempre atento ao grupo, para que ninguém ficasse para trás.
A cartilha também enfatizou a importância do respeito ao próximo e do cuidado com o meio ambiente, recomendando que não se descartasse lixo durante o percurso.
Peregrinação
Alguns peregrinos conseguiram chegar a tempo para presenciar a Santa Missa das 10h, presidida pelo Frei Ladi Antoniazzi, que destacou que a “Caminhada da fé” é um exemplo do que São Francisco de Assis dizia: “Pregue o Evangelho a todo momento, se necessário use palavras”. Após a celebração, os fiéis receberam uma bênção do Santíssimo Sacramento, conduzida por Frei Ademir Sanquetti, guardião do Seminário, e Frei Ladi.
Para Frei Ademir, que também foi diretor espiritual do evento, a “3ª Caminhada da Fé” foi um momento muito especial. “Além de caminhar, também rezamos, fizemos reflexões, meditações e orações do terço. O caminho é tão importante quanto o destino. Nesta edição, percebemos o crescimento deste evento não só em números, mas também na espiritualidade e na fé, porque as pessoas estavam ali, não somente como indivíduo, mas como irmãos que pertencem a uma família de fé, que participam das missas nas paróquias e no Seminário de Agudos”, salientou
O frade explicou que durante a “Caminhada da Fé”, a motivação espiritual cresce a cada passo, a cada quilômetro, a cada instante. “No trajeto as pessoas sentem o cansaço físico, mas, ao mesmo tempo, sentem uma alegria espiritual. Percebemos isso desde a oração inicial. A parada na capela São Benedito, da Fazenda São Benedito, onde os peregrinos receberam a bênção da passagem, durante a celebração Eucarísttica, após a chegada ao destino e na bênção do Santíssimo, foi possível sentir a intensidade da emoção e da fé do povo de Deus . Os participantes desta terceira edição puderam experimentar momentos de plenitude espiritual”, salientou
Após a caminhada, os peregrinos compartilharam depoimentos de gratidão por mais essa experiência. Confira abaixo:
Maria Teresa Napoleone Crema Remoli
“Não dá para explicar nem descrever em palavras, é preciso sentir… O caminho pode ser o mesmo, mas nunca será igual! É preciso acreditar, confiar que será possível, mesmo com nossas limitações! A maneira mais fácil de fazer uma caminhada, na minha opinião, é com o terço nas mãos, oração e Deus no coração! É observar a natureza, respirar o ar puro, aproveitar o silêncio e oferecer um sorriso ao irmão que caminha ao lado. Cada um tem seu ritmo; ninguém está lá para correr. Cada um traz seu propósito, sua intenção, sua motivação para caminhar. Caminhar é se dar um tempo, refletir, se encontrar, se conectar, ouvir a própria respiração, silenciar, apreciar o caminho e agradecer ao chegar! Gratidão é o sentimento que trago comigo hoje, junto à esperança de poder continuar caminhando! Amém!”
———————————————————-
Beatriz Fernandes
“Em minha primeira experiência na Caminhada da Fé, vivenciei diversas emoções, como a gratidão a Deus por sua criação tão bela que pude contemplar pelo caminho: a natureza, os animais e a bondade humana. Agradeço pelas demonstrações de apoio entre os peregrinos e a organização, e pelo clima perfeito que Ele preparou para esta caminhada. A fé é uma palavra pequena, mas traz uma fortaleza imensa. Obrigada, 3ª Caminhada da Fé. Vamos para a 4ª! Paz e bem”
———————————————————
Mariana Jacob
“Foi a primeira vez que participei da Caminhada da Fé, e a palavra que resume essa experiência é, sem dúvida, ‘amor’. Amor por Ele, que nos sustenta a cada dia, por nossa Mãezinha e São Francisco de Assis. Amor também pelas amizades que carrego comigo, que me incentivaram a participar dessa caminhada e que diariamente me levam à santidade. Amor por Ele, que se mostrou presente ao não nos deixar desistir, mesmo com cansaço ou dor nos pés, pelos sorrisos compartilhados nas capelinhas do caminho e pela superação de cada quilômetro percorrido. Agradeço a Deus por ter concluído essa missão e aos organizadores por esse evento repleto de cuidado e fé. Que venha a próxima em 2025! Paz e bem!”
Luis Fernando Guering, membro da comissão organizadora
“A cada Caminhada da Fé que organizamos e participamos, vivemos sempre uma nova experiência. Essa edição, que contou com mais de 1.300 inscritos, foi uma prova de fogo para a equipe organizadora, pois todo cuidado, a cada detalhe, foi exponencial. A nossa equipe contou com cerca de 30 integrantes e o Frei Ademir como diretor espiritual e um dos idealizadores juntamente com o Andrey, Paulo e Renata (1ª Equipe). Só tenho a agradecer a toda essa turma que não mediu esforços para dar e fazer o melhor. Nesse período tive contato direto com quase todos os peregrinos, e pude perceber a importância e o entusiasmo de cada um em participar, o que foi comprovado neste último dia 20, quando a caminhada aconteceu. Sinto-me feliz em contribuir para esse momento tão marcante e significativo para a vida de cada peregrino. O servir não tem preço e os faz feliz. Paz e Bem!”
A 4ª Caminhada da fé já tem data para acontecer. Será no dia 05 de outubro de 2025.
“Quem faz peregrinação reza com os pés e experimenta com todos os sentidos que a sua vida é um grande caminho para Deus”. – YOUCAT – 236
Texto: Maria Clara Andreotti – Comunicações do Seminário/ Fotos: Fabiano Ferreira