Papa Francisco inicia nova etapa de sua viagem apostólica na Oceania
06/09/2024
Nesta sexta-feira (06/09), Papa Francisco se despediu da Indonésia, na Ásia, finalizando a primeira etapa da mais longa viagem apostólica do seu pontificado, que começou na segunda-feira (02/09).
Serão 12 dias percorrendo 4 países entre dois continentes, a Ásia e a Oceania, onde chegou hoje, em Port Moresby, Papua Nova Guiné, às 19h06, horário local, 06h06, no horário do Brasil.
Ontem (05/09), em sua homilia, na primeira missa pública de sua 45ª Viagem Apostólica Internacional, no Estádio Gelora Bung Karno, em Jacarta, e um dos seus últimos compromissos no país, Papa Francisco citou duas atitudes fundamentais que o encontro com Jesus nos convida a viver e que nos tornam seus discípulos: escutar a Palavra e viver a Palavra.
Ao concluir a visita de 4 dias no país asiático, o Pontífice expressou “profunda gratidão” a todos da nação pelo acolhimento “e pelos muitos gestos gentis de fraternidade” que lhe foram dados durante os últimos dias.
Durante o voo, na manhã de hoje, o Papa enviou um telegrama ao presidente, Joko Widodo, que o acolheu em Jacarta. Na mensagem Francisco disse: “ao continuar minha viagem apostólica para Papua-Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura, passarei pelo espaço aéreo indonésio em várias ocasiões. Em todas elas, lembrarei com carinho do país de vocês”. Francisco finalizou invocando “abundantes bênçãos divinas” à nação.
Chegada a Papua Nova Guiné
A viagem que durou pouco mais de 6 horas para percorrer 4.693 Km, entre os continentes, marca o início da segunda etapa da 45ª Viagem Apostólica do Papa, onde ficará até o dia 9 de setembro, com paradas na capital Port Moresby e na cidade de Vanimo.
A visita ao país da Oceania entrará no seu ponto alto amanhã (07/09), a partir das 9h45, horário local, com uma visita de cortesia ao governador-geral de Papua-Nova Guiné, na Government House, seguida de um encontro com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático na Apec Haus. Ainda no mesmo dia, o Papa se reunirá, na Caritas Technical Secondary School, com as crianças do Street Ministry, uma organização que cuida de menores em situação de vulnerabilidade, e com as crianças do Callan Services, uma rede que atende pessoas, adultos e crianças, com deficiência.
O dia será encerrado com o encontro no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, com os bispos de Papua-Nova Guiné e das Ilhas Salomão, com os sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e catequistas.
A acolhida no Aeroporto Internacional Jacksons
Receberam Francisco no Aeroporto Internacional Jacksons, o Vice Primeiro Ministro e duas crianças em trajes tradicionais, que lhe ofereceram flores. Logo após a cerimônia de boas-vindas, o Papa se dirigiu à nunciatura, de onde, amanhã de manhã, às 9h45 locais, terão início os compromissos oficiais. Papa Francisco é o segundo Pontífice a visitar a Papua Nova Guiné após João Paulo II, em 1984.
Port Moresby: os preparativos para a chegada do Papa Francisco
O povo de Port Moresby, aguardou ansiosamente a chegada do Papa Francisco. É a maior cidade, com o principal porto do país, que tem no nome uma homenagem ao explorador e navegador britânico John Moresby em 1873.
A capital está repleta de atividades para a acolhida do Papa. Católicos de todas as quatro regiões do país – desde as montanhas Highlands, que cortam a parte central da ilha de Nova Guiné, até as ilhas, Momase e regiões do sul – estão se reunindo na cidade de mais de 400.000 habitantes. A região está situada no sudoeste do Oceano Pacífico.
O Estádio Sir John Guise , onde o Santo Padre presidirá a Santa Missa no domingo, 8 de setembro, e falará aos jovens na segunda-feira, 9 de setembro, se transformou em um conjunto de roupas coloridas, cantos e sons tradicionais que testemunham a vasta diversidade cultural e linguística desse país insular da Oceania. O local concentra os principais jogos rúgbi e futebol.
Andressa Collet – Vatican News/ Claudia Torres – Port Moresby