3ª Caminhada da Fé espera reunir mais de mil pessoas em Agudos
09/08/2024
O Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP), se prepara para a 3ª edição da “Caminhada da Fé, que será realizada no dia 20 de outubro. De acordo com a organização do evento, cerca de mil pessoas já fizeram a inscrição para participar dessa peregrinação de fé, que contará com a presença de moradores de mais de 10 cidades do Estado.
Com as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida e São Francisco de Assis, ambos celebrados no mês de outubro, padroeiros da caminhada, os peregrinos sairão da Fábrica de Barbantes, em Piratininga (SP). O grupo seguirá pela estrada velha, num trajeto de 22 quilômetros, até o Seminário Santo Antônio. Haverá carros de apoio e ambulância para alguma eventualidade, além da presença da polícia para garantir ainda mais a segurança dos participantes.
A 1ª edição da “Caminhada da Fé” foi no dia 09 de outubro de 2022 e contou com mais de 300 inscrições. Em 2023, o número aumentou para 500 participantes, vindos de 8 municípios diferentes. A caminhada vem se fortalecendo como uma tradição de Agudos, pois reuni corações desconhecidos em uma jornada espiritual única.
É nítido o aumento do número de pessoas que estão aderindo ao propósito de buscar um encontro especial com Deus por meio da peregrinação. Por conta dessa realidade, foi necessário ampliar a equipe organizadora para que a caminhada mantenha sua missão de oferecer um momento marcante e memorável para todos os participantes. O propósito é dar condições e segurança para que todos se sintam seguros e tranquilos para manifestar a fé e a devoção. Esse movimento da Igreja em saída continua a inspirando e fortalecendo a comunidade, mostrando que a fé, quando voltada para Deus, é capaz de superar qualquer desafio.
Valores de um peregrino
Para que a caminhada cumpra com seu propósito, a organização elaborou uma cartilha que reúne os valores de um peregrino. Dentre as orientações está o envolvimento com a comunidade, por meio de práticas e atitudes de solidariedade, caridade e espiritualidade. Uma das dicas é estar sempre atento ao grupo, não permitindo que ninguém fique para trás durante o trajeto.
Conforme explica o texto da cartilha, para uma boa caminhada é importante preservar o respeito ao próximo, o cuidado com o meio ambiente, não descartando lixo durante a caminhada.
O material também traz uma oração elaborada pelo peregrino e membro da equipe organizadora, Paulo Corrêa.
Oh São Francisco de Assis, protetor dos viajantes e amante da natureza, e Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Rainha dos peregrinos, olhai com amor e cuidado para os corações corajosos que embarcam nesta Caminhada da Fé.
Abençoai-os com saúde, força e coragem enquanto percorrem este caminho de fé, enchendo seus passos de devoção e gratidão. Que vossas mãos amorosas os guardem de todo perigo e lhes mostrem o caminho para a paz e a sabedoria.
Concedei-lhes a graça de encontrar a presença divina em cada passo que derem, em cada rosto que encontrarem e em cada desafio que enfrentarem. Que esta jornada seja uma oportunidade para crescerem espiritualmente e fortalecerem sua fé em Deus.
Nossa Senhora Aparecida, olhai especialmente por aqueles que levam no coração pedidos e súplicas, intercedendo por suas necessidades e esperanças. São Francisco, inspirai-os a viverem em harmonia com a criação de Deus e a compartilharem o amor e a paz que encontraram em sua jornada.
Que esta “Caminhada da Fé” seja abençoada com momentos de reflexão profunda, alegria e comunhão fraterna. Que todos os peregrinos sintam a presença amorosa de Deus a cada passo do caminho. Amém!
Abaixo o testemunho de participantes da Caminhada da fé
Bom pessoal, vamos lá! É o meu testemunho de graça alcançada durante a “Caminhada da fé” do ano passado.
Minhas irmãs me chamaram para fazer essa caminhada. Confesso que fiz a inscrição com medo, porque sou bem sedentária e fiquei receosa em participar, mas decidi fazer no meu limite, e se eu fizesse três, cinco, dez quilômetros, já eu estaria feliz.
Graças a Deus e Nossa Senhora consegui finalizar. Uma semana antes da caminhada, eu chamei uma amiga de infância, que tinha um filho alérgico à proteína do leite. A mãe descobriu quando ele tinha 9 meses (chegou a ficar internado com pneumonia por conta disso). O sonho do Ryan, com cinco anos, na época, era comer Nutella, comer chocolate, mas não podia. Perguntei a minha amiga se eu poderia levar uma peça de roupa do seu filho à caminhada, pois era minha intenção fazer o pedido de cura do Ryan, independente se eu completasse o trajeto ou não. Fui na fé, na coragem, na superação e consegui.
Meus pais moram próximos da casa de minha amiga, e quando cheguei de volta da caminhada, o garoto estava no portão me esperando e disse: “Tia, você trouxe minha roupa de volta? A mamãe falou que você foi rezar por mim”. Respondi a ele que havia trazido. No mesmo instante que entreguei, Ryan vestiu a camiseta e, olhando para mãe dele, disse: “Mãe, pode me dar leite”. Ele acreditou totalmente, e eu pedi que tivesse calma e esperasse um pouco, sugerindo que ele fosse ao médico. E, mais uma vez, ele disse: “Não, tia, eu estou curado! Você não rezou para mim? Eu já estou curado”.
Minha amiga e vizinha disse ao filho para esperar um pouco, e que logo faria a primeira tentativa de alimentação com algum alimento com leite. Passados alguns dias, ela testou e o menino não manifestou alergia.
Bom, resumindo… A mãe levou o filho ao médico e foi informada que a alergia havia passado. Atualmente, Ryan pode comer de tudo, sem ter reação alérgica. Há três meses ele completou seis anos de idade. Durante a organização da festa, minha amiga ligou para mim emocionada e disse: “Lidi, você tem noção de que o Ryan está fazendo seis anos, e pela primeira vez vai comendo brigadeiro e bolo de chocolate? Graças a você! ” Respondi a ela que eu não era a responsável pela cura do filho. Fui somente intercessora, pois ele foi curado pela força da fé que tem. Aquela criança de 5 anos apenas acreditou no meu ato e no coração. Sou muito grata a Deus e à Nossa Senhora por ter recebido essa graça. Tenho fé e já acredito que recebi a graça desse ano também! Então é isso. Fica o meu testemunho para vocês. Acreditem, Deus é maravilhoso e tudo pode. (Lidiane Assis Paulo Godoi)
—————————————————————-
Após minha primeira caminhada, minhas convulsões começaram a ficar mais espaçadas e a dor de cabeça também. Na segunda caminhada, continue indo ao médico, ainda por causa das convulsões, porém fui percebendo que já não as tinha com frequência e faz uns 5 meses que não tenho, sendo que antes convulsionava toda semana, e tinha muita dor de cabeça. (Lucy Pereira Braga)
—————————————————————–
As inscrições para a “3ª Caminhada da fé” seguem abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo link:
Pelas redes sociais do Seminário Santo Antônio também é possível se inscrever:
https://www.threads.net/@seminarioagudos.ofm?xmt=AQGzzeohs8vuYEl0c9dVrEM25Kem_dgwjMt8yc-IPz_Wd7U
https://www.facebook.com/share/p/AjYMeRbuFqWjT7Nd/?mibextid=oFDknk
Maria Clara Andreotti / Comunicação do Seminário Santo Antônio