Comunicadores de paróquias franciscanas participam do 8º Encontro Nacional da Pascom
16/07/2024
A Pastoral da Comunicação das paróquias franciscanas ligadas à Província da Imaculada Conceição Brasil esteve presente no 8º Encontro Nacional da Pascom, realizado em Aparecida (SP), de 12 a 14 de julho. Na edição deste ano, as palestras, seminários e workshops abordaram as questões relacionadas à Inteligência Artificial, com foco nos desafios e perspectivas dessa pastoral que reúne milhares de pessoas em todo o Brasil, com o objetivo de propagar a comunicação da Igreja e dar voz às comunidades.
Durante três dias, cerca de 900 participantes de diferentes localidades do país partilharam seus desafios e conquistas no desenvolvimento de ações de comunicação para a Igreja. Os representantes das paróquias franciscanas, ficaram satisfeitos e motivados com as atividades e possibilidades apresentadas durante o encontro.
João Augusto de Farias, 28 anos, coordenador da Pascom da Paróquia Santo Amaro, em Santo Amaro da Imperatriz (SC), estava no evento. Ele atua na pastoral em sua cidade desde 2010, e seu trabalho também envolve a articulação de representantes de outras pastorais e movimentos das 23 comunidades pertencentes à paróquia.
Essa foi a segunda participação do comunicador no evento que, segundo ele, foi enriquecedor. “Além de toda programação organizada pela coordenação nacional, em diversos momentos os os ‘pasconeiros’ e profissionais da comunicação trocaram muitas experiências”, salientou.
O que mais chamou atenção do coordenador da Pascom paroquial, foi a revolução nas redes sociais nos últimos anos. “Considerando esses 10 anos entre as minhas participações, e também o pós-pandemia , percebi uma significativa evolução nas redes sociais que deixou mais dinâmica a comunicação eclesial”.
Para a jornalista Camila Mendo, coordenadora da Pascom da Paróquia São Luiz Gonzaga, em Xaxim (SC), o evento favoreceu muito o conhecimento e o compartilhamento de experiências sobre as tendências da comunicação. “Esse momento de partilha é muito importante para nós comunicadores católicos. Todas as conferências abordaram temáticas importantes para os pasconeiros. Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava (PR), em sua participação na manhã de sábado, ressaltou que ‘somos comunicadores da esperança’. Como franciscanos e como Igreja, sabemos da importância da Pascom em nossas paróquias, na parte espiritual, nas informações sobre os acontecimentos em cada localidade e na vivência em comunidade ”, salientou.
Já o coordenador da Pascom da Paróquia Bom Jesus dos Perdões e membro da Comissão de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba (PR), Joaquim Eduardo Madruga, 49 anos, disse que participar do primeiro Encontro Nacional da Pascom foi uma experiência gratificante e inspiradora. “Voltei de Aparecida renovado e animado para poder continuar nessa missão. Confesso que, até então, estava um pouco desanimado com algumas situações. Porém, com as falas de Dom Amilton e do Moisés Sbardelotto, um dos conferencistas, reanimei. Afinal, nossa missão é comunicar Jesus Cristo. Como disse São João Paulo II, na Instrução Pastoral Aetatis Novae, Ele “é simultaneamente o conteúdo e a fonte do que a Igreja comunica ao proclamar o Evangelho”.
De acordo com o comunicador, o que chamou sua atenção no encontro foi a diversidade de ideias e práticas comunicacionais compartilhadas por agentes de todo o país. “A programação estava muito bem estruturada, com palestras e oficinas que abordaram temas atuais e relevantes para a comunicação na Igreja”. Ele disse que colocará em prática seus aprendizados na paróquia e na arquidiocese de Curitiba. “Fiquei feliz com a energia e o entusiasmo dos participantes, que também me contagiou”.
Sobre a oportunidade de interação promovida pelo Encontro Nacional da Pascom, Joaquim afirmou que estar entre outros participantes da pastoral do país é fundamental para a construção de uma rede de apoio e colaboração. Segundo ele, esse tipo de encontro permite a troca de experiências, o compartilhamento de desafios e soluções, bem como o fortalecimento dos laços entre os agentes de comunicação.
“A Pascom é crucial para a comunicação da Igreja porque ajuda a transmitir a mensagem do Evangelho de maneira eficaz e acessível para a comunidade. Para as paróquias franciscanas, em particular, a Pastoral da Comunicação desempenha um papel importante ao promover os valores franciscanos de simplicidade, fraternidade e cuidado com a criação”. Segundo ele, a comunicação bem feita fortalece a comunidade, engaja os fiéis e torna a missão da Igreja mais visível e impactante na sociedade. “Acredito que nossa província precisa investir na formação e criação das pastorais da comunicação nas paróquias. Que tal um Multicom Franciscano?, questionou o coordenador da pastoral, que já participou de um Multicom, em 2023.
Também participaram do evento dois membros da Pascom da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Gaspar (SC), onde a Província também está presente.
Adriana Rabelo/ Fotos: Camila Mendo, Ilda Abe, Ivaldo Adamiu e Arlete Bini