Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro do Ministro Geral e do seu Definitório com a Conferência Africana

31/01/2024

Notícias

De 23 a 29 de janeiro de 2024, o Ministro Geral e seu Definitório se reuniram em Nairóbi (Quênia) com os Ministros Provinciais, Custódios e Presidentes das Entidades da Conferência Africana, na Província de São Francisco na África, Madagascar e Maurício .

Durante o primeiro dia e depois das palavras de boas-vindas de Frei Fredrick Odhiambo, Ministro Provincial da Província de São Francisco, Frei Virgile Agbessi, Presidente da Conferência – que não estava fisicamente presente devido aos procedimentos de imigração, mas conectado on-line – durante seu relatório, explicou a situação atual da Conferência: os números estão aumentando, não obstante, enfatizou o desafio colocado pela formação dos candidatos e dos seus formadores. Mencionou também a boa cooperação entre entidades do continente, convidando-as a refletir sobre a nova presença na Nigéria.

Durante a tarde, Frei Massimo Fusarelli, Ministro geral, também destacou a importância da formação, tanto inicial como permanente, e da eleição dos formadores, para que possam acompanhar da melhor maneira possível os jovens irmãos. O Ministro reiterou a necessidade de investir na formação dos Guardiães e na inculturação do Evangelho e do carisma franciscano.

Em relação às situações de guerra, instabilidade constante e exploração dos recursos naturais do continente pelas multinacionais com a cumplicidade de muitos governos africanos, convidou e incentivou os irmãos a trabalharem pela justiça, pela convivência fraterna entre os povos e pela defesa da natureza. Finalmente, Frei Massimo convidou as Entidades a uma maior colaboração entre si, desafiando-as a abrir uma nova presença na Nigéria. Seguiu-se um debate e depois a celebração da Sagrada Eucaristia presidida pelo Frei Siphelele Gwanisheni (Vice-Presidente da Conferência).

Nos dias seguintes vários oradores se alternaram. Frei Marcel Tshikez, Secretário para Missões e Evangelização da Conferência, fez uma apresentação on-line sobre as alegrias, desafios e esperanças das entidades africanas.

Entre as alegrias está, sem dúvida, a colaboração entre as diferentes Entidades, também em forma de missões: há cada vez mais consciência entre os irmãos do continente de que devem ser missionários em países africanos que não sejam os seus, como muitos já o são. .

Quanto aos desafios, Frei Marcel destacou o desafio da inculturação, da comunicação (muito pobre entre as Entidades), da ecologia, da vocação dos irmãos leigos, do diálogo inter-religioso e ecumênico, da necessidade de ter acordos bem definidos com as dioceses.

Referindo-se às esperanças, Frei Marcel falou sobre a importância de abrir uma Fraternidade na Nigéria e abraçar o caminho de Novas Formas de Evangelização, tendo em conta o contexto africano.

Frei Victor Luís Quematcha, Definidor Geral da Conferência, analisou a questão da reestruturação, ou seja, da criação de duas novas Conferências ou de duas subconferências linguísticas (anglófona e francófona).

Frei Lage Afonso, Custódio de Moçambique e Secretário da Conferência, abordou o tema da Formação Inicial: a colaboração entre Entidades é uma experiência que precisa ser mantida e desenvolvida, mas é reconhecida a necessidade de professores e formadores qualificados para acompanhar aos frades jovens. Também são necessárias novas infraestruturas para poder receber irmãos em formação e, como a Conferência, reconhece as suas próprias limitações em termos de pessoal docente, a presença de missionários de outras realidades é uma bênção cada vez mais indispensável.

Domingo, dia 28, o Ministro geral e o Definidor para a África encontraram-se com os estudantes de Teologia da Província. Os 20 irmãos agradeceram de coração o apoio fraterno do Ministro Geral e de todos os benfeitores da Ordem.

Frei Victor explicou a ideia da Conferência Africana de Formação, que consiste em enviar estudantes de diversas Entidades da África para os três diferentes centros de estudo do continente (Lusaka no Zimbábue, Kolwezi na República Democrática do Congo, Centro Missionário Católico Instituto de Abidjan, na Costa do Marfim), para promover a formação internacional e missionária.

Após a apresentação feita por Frei Antonio Iacona, Secretário Geral, sobre a utilização do banco de dados da Ordem, o encontro foi concluído com uma revisão dos temas abordados nestes dias de intercâmbio, reflexão, oração e fraternidade.


Fonte: www.ofm.org