Formação e Estudos é tema da Assembleia da Conferência Africana no 4º dia
22/09/2023
Joanesburgo (AS) – A assembleia do quarto dia (21/9) da 7º sessão da Conferência Africana da Ordem dos Frades Menores teve início com a Celebração Eucarística – Festa de São Mateus, Apóstolo -, presidida por Frei Gregoire Bowa-Kateta, da Província de Santa Maria dos Anjos – República Democrática do Congo (RDC). O confrade celebra hoje uma graça especial, 50 anos de vida consagrada. Durante a homilia, o frade, citando Santa Clara, disse que “a vocação é a maior graça que Deus ofereceu ao ser humano, por isso deve ser bem cuidada”. Na sequência também falou que “o chamado que Cristo faz a São Mateus é o mesmo que Deus hoje faz a cada um de nós, ‘segue-me’”. De lembrar que a Missa foi celebrada na língua francesa.
Já na sala de encontros, Frei Victor Quematcha, Definidor Geral para a África, tomando a palavra dada por Frei Virgile Agbessi, presidente da Conferência, manifestou a satisfação pela inter-ajuda entre as Províncias, Custódias e Fundações para formação dos futuros frades da Ordem, fazendo juntos principalmente o noviciado, filosofia e teologia. Além disso, Frei Victor também ressaltou as boas relações da Conferência Africana com a Cúria Geral da Ordem e vice-versa.
Reafirmou o interresse mútuo da Conferência Africana e da Cúria Geral em formar mais frades com o título de mestres e doutores para manter a qualidade e excelência dos centros de estudos de Filosofia na Universidade São Boaventura (Lusaka-Zâmbia) e os de Teologia na Universidade de Kolwezi (Congo-RDC) e o Instituto Católico Missionário de Abijan-ICMA (Abijan-Costa de Marfim). Igualmente, uma outra parceria é o envio missionário de frades africanos para Marrocos, Líbia, Terra Santa, Sudão e Nigéria.
Outrossim, uma outra discussão foi sobre a possibilidade de rearticular a Conferência. Por causa da extensão geográfica e diferentes línguas, para haver maior interação e colaboração nos trabalhos, surge a necessidade de fazer dois regionais, um de língua inglesa e outro de língua francesa ou, mais ainda, dar origem a duas conferências distintas: Conferência Africana de Língua Inglesa e Conferência Africana de Língua Francesa. Por ser um assunto delicado e ainda embrionário merecerá de posteriores aprofundamentos e encaminhamentos.
A agenda de 2024 teve as datas e acontecimentos importantes atualizadas:
1) De 24 a 29 de Janeiro de 2024 – Encontro do Definitório Geral com Conferência Africana em Nairóbi (Quênia).
2) De 1º a 15 de Fevereiro de 2024 – Encontro da Formação Permanente e Estudo da temática “Proteção e abuso de menores e vulneráveis no Continente”.
3) Outubro de 2024 – Reunião Ordinária da Conferência Africana.
PRESENÇA FRANCISCANA DA OFM NA ÁFRICA
Este mapa reflete os lugares de presença da Ordem dos Frades Menores na África. Sendo 6 Províncias, 5 Custódias, 4 Fundações, 3 Presenças Franciscanas. O Continente Africano tem 54 países e os franciscanos estão em 32.
Regional de Língua Inglesa
África do Leste (Quênia, Uganda, Rwanda, Burundi, Tanzânia) – Província de São Francisco de Assis – Frei Fredick
África do Sul – Província de Nossa Senhora Rainha da Paz – Frei Siphelele Paul Gwanisheni
Moçambique – Custódia de Santa Clara – Frei Lage Afonso
Zimbábwe – Custódia do Bom Pastor – Frei Thomas Makamure
Angola – Fundação Imaculada Mãe de Deus (FIMDA) – Frei Ivair Bueno de Carvalho
Sudão – Fundação São Francisco de Assis – Frei Peter Tindo
Marrocos – Custódia dos Santos Mártires – Frei Stéphane Delaveue
Egito – Província da Santa Sagrada Família –
Regional de Língua Francesa
África Ocidental (Benin, Togo, Costa de Marfim, Burquina Faso, Camarrões) – Província do Verbo Encarnado – Frei Virgile Agbessi
República Democrática do Congo (RDC) – Província de Santa Maria dos Anjos – Frei Gregoire Bowa-Kateta
República Democrática do Congo (RDC) – Província de São Benedito Africano – Frei Andre Marhabale
Guiné Bissau – Custódia de São Francisco de Assis – Frei Armando Cossá
Madagascar – Custódia da Imaculada Conceição –
RCA – Fundação da República Centro Africana – Frei Jerôme
Congo Brazzaville – Fundação de Nossa Senhora da África
Frei Canga Manuel Mazoa