Estágio Vocacional Franciscano reúne os vocacionados de Santa Catarina e Paraná
16/11/2023
Aconteceu entre os dias 11 a 15 de novembro o segundo estágio vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. O encontro aconteceu na Fraternidade Franciscana Bom Jesus dos Perdões em Curitiba (PR). Na semana anterior já havia sido realizado um estágio para os jovens de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nessa ocasião, porém, participaram sete jovens vocacionados franciscanos dos estados de Santa Catarina e Paraná. Considerando a amplitude do território provincial diversificar os encontros possibilita uma maior participação dos jovens que almejam o ingresso na vida franciscana.
O estágio vocacional tem o objetivo de ser uma experiência de convivência e conhecimento mais próximo com aqueles que se candidatam a serem admitidos na formação para se tornar Frades Menores. São indicados os jovens que já passaram por um tempo de acompanhamento nas Fraternidades da Província, através de visitas e diálogos com os Animadores Vocacionais locais que buscam auxiliar no discernimento daqueles que se sentem chamados à vida religiosa franciscana. O discernimento vocacional, feito com seriedade e profundidade, permite ao jovem ter melhor base de informações e experiência para saber se, de fato, ele se vê inclinado a esta forma específica de responder ao chamado de Deus. O período de convivência numa fraternidade e com outros vocacionados que estão no mesmo itinerário os ajudam a tomar uma decisão mais amadurecida.
O estágio foi conduzido a partir da experiência da participação da vida da fraternidade. Nesse sentido o programa se pautou pela experiência de oração, trabalho fraterno, estudo e convivência. Elementos próprios da forma de vida franciscana. Nos momentos de reflexão e formação, eles puderam conhecer melhor as específicas características da vida religiosa na Igreja, chamada à consagração a Deus através da profissão dos conselhos evangélicos de viver sem nada de próprio (pobreza), obediência e castidade, lidos sob a perspectiva positiva da escolha voluntária de valores para a vida, e chamada a compartilhar da vida e missão com uma fraternidade. Também conheceram um breve histórico da Província da Imaculada, assim como sua atual realidade, focando-se nas presenças e missões assumidas. O estágio contou ainda com a colaboração de uma psicóloga que ajudou os vocacionados a refletirem temas ligados ao autoconhecimento e saúde mental.
Dois momentos marcaram a experiência do estágio. A visita fraterna ao Convento São Boaventura, na cidade vizinha, Campo Largo (PR). Os vocacionados puderem conhecer a Fraternidade, além de participar da adoração ao Santíssimo e do recreio fraterno. Outra experiência marcante foi a ajuda no projeto “Chá Fraterno”, um projeto social da Paróquia dos frades, no centro de Curitiba, onde são oferecidas cerca de duzentas refeições para a população carente. Os vocacionados fizeram a experiência que São Francisco de Assis também fez, de ir ao encontro do irmão e irmã mais necessitado.
Enfim, após o tempo de acompanhamento, discernimento e estágio vocacional os jovens agora aguardam o início do ano de 2024 para darem prosseguimento à caminhada na Ordem, passando a morar com os frades nas Fraternidades de Acolhimento Vocacional da Província. Continuemos a rezar pelas vocações e pelos benfeitores que colaboram para a formação dos futuros frades franciscanos.
Frei Jeâ Paulo Andrade