“Quem é meu mestre?” entre os lançamentos da Editora Vozes
21/08/2023
Quem é meu mestre?
À escuta do mestre interior
O que me leva a agir de uma maneira ao invés de outra? O que me convida ao silêncio ou, pelo contrário, impele-me à ação? Dois grandes mestres parecem nos dirigir: o medo e o desejo, que estão frequentemente na raiz dos nossos atos, ao invés da serenidade e do amor. Perguntarmo-nos sobre o mestre é interrogarmo-nos sobre o que somos. Não são questões vãs e talvez devêssemos dar-nos o tempo necessário para escutarmos de onde vêm nossas atrações e nossas repulsas e compreender que nosso mestre, na maior parte dos casos, é o nosso passado, ou seja, nosso inconsciente.
Mas qual inconsciente? Em qual nível de profundidade ele está enraizado? É o que, em um primeiro momento, teremos que descobrir antes de nos interrogarmos sobre a função do mestre nas grandes tradições espirituais da humanidade, e o despertar possível daquilo que chamamos de mestre interior, ao mesmo tempo “mais eu do que eu mesmo e completamente diferente de mim mesmo”, imanente e transcendente, capaz de iluminar, esclarecer e confortar o que há de mais humano e de mais divino no homem.
O caminho tolteca da grande liberdade
Os quatro elementos são guias poderosos de como viver em alinhamento com o seu verdadeiro eu. Cada sopro de ar pode trazer mais amplitude para o seu ser. O fogo convida-o a queimar o que já não serve. A água mostra como ser fluido e aberto ao que a vida traz. A terra sob os seus pés lembra-o de se nutrir e se sustentar sempre e de todas as maneiras. Cada elemento oferece uma ferramenta de transformação, e juntos representam um caminho para a Grande Liberdade.
Em algum momento, cada um de nós experimentou um profundo sentimento de conexão com a natureza. Sabemos que é a nossa casa e desejamos voltar a ela. Isso levanta algumas questões: Que ensinamentos secretos e antigos nos esperam nos blocos de construção elementares da natureza? Como eles inspiram uma compreensão mais profunda de nós mesmos e guiam-nos pelo mundo cada vez mais complexo em que vivemos? As respostas a essas perguntas irão formar a estrutura deste livro.
Orientação Espiritual
Encontrando uma vida plena
O texto pode servir de inspiração para todos aqueles que estão em busca de orientação. E isso, em nossos tempos confusos, é muita gente. Esta primeira parte mais longa do livro lista ainda as palavras-chave mais importantes, de acordo com sua ordem interna. Ela invoca reiteradamente a experiência pessoal dos leitores e leitoras, incentiva suas próprias reflexões e sugere perspectivas e atitudes úteis à vida. Muitos vão querer também ler, em sua totalidade, a segunda metade do livro, especialmente todos os entusiastas da língua e todos aqueles que simplesmente têm prazer em se expressar claramente. Você conhecerá aqui distinções importantes, muitas vezes negligenciadas, infelizmente.
Mesmo depois da leitura, muitos provavelmente vão querer manter este guia à mão na prateleira para obter e dar conselhos em questões espirituais.
Como podemos encontrar estabilidade em um mundo em rápida mudança? Aos 95 anos, David Steindl-Rast pergunta sobre os pontos de referência centrais que moldaram sua vida – “Toda a minha vida eu quis sobretudo saber como tudo está conectado a tudo o mais”. A vida lhe aparece como uma dança sagrada que gira em torno de um centro misterioso, o grande você. Quem se abre para esse grande você em uma escuta atenta verá que tudo o que acontece na vida é uma conversa ininterrupta que fala da plenitude da vida. Nesta atitude, cada momento se torna um presente que podemos aceitar livremente. David Steindl-Rast dedicou sua vida ao diálogo entre as religiões e à descoberta de sua sabedoria. Ele vê nas religiões poços que levam à profundidade da vida, e ele extrai desses poços para este livro. Termos centrais como: eu, você, isso, vida, Deus, confiança, chamado ou gratidão tornam-se pontos de referência inovadores que encorajam uma vida consciente no agora.
TOD – Transtorno de oposição desafiante
O que fazer e o que evitar – Guia rápido para professores do Ensino Fundamental e Médio
Você já pensou nas estratégias mais eficazes para lidar com uma criança rebelde na escola? Este livro, no estilo de um caderno de treinamento de professores, apresenta sugestões e indicações úteis para enfrentar com sucesso 12 problemas de comportamento típicos do Transtorno de Oposição Desafiante (TOD).
O livro não trata da “administração ordinária”, mas de casos complexos de crianças que não apenas põem em prática comportamentos que poderíamos definir como inapropriados, mas que também apresentam dificuldades de autocontrole tão importantes e explosivas a ponto de serem classificadas como transtorno.
Todos esses produtos podem ser adquiridos pelos sites
www.livrariavozes.com.br
http://vozes.com.br
E-mail: contato@vozes.com.br
Tel. 11 3101 8451
Editora Vozes