Ministro Provincial e Definidores visitam Viana e Malange
25/07/2023
O Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, com os Definidores provinciais, Frei Robson Luiz Scudela e Frei Marcos Antonio de Andrade, estão na Fundação Imaculada Mãe de Deus, em Angola. Eles participaram no sábado da Admissão dos Noviços de 2023 e, no domingo, da Primeira Profissão de três jovens frades. Nesse tempo puderam visitar as Fraternidades de Viana e Mlange. Hoje e amanhã, acontece o Capítulo da Fundação em Luanda.
No dia 24, os frades visitaram Viana, um município pertencente à Província de Luanda. Os frades estão aí instalados desde 2000. Moram ali o guardião Frei Ermelindo Francisco Bambi, Frei Fábio José Gomes, Frei Jefferson Max Nunes Maciel, Frei Herculano José Nuñgulo, e Frei João Alberto Bunga, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
O bairro da Estalagem, onde se localiza a Fraternidade, é muito populoso, e por isso a casa dos frades também é muito movimentada. As crianças desejam entrar no terreno para colher as pequenas frutas às quais eles chama de figos. Há também muitos meninos que vêm treinar futebol no Projeto Bola da Paz, que busca a socialização através do esporte.
Devido à superpopulação do bairro, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima também tem movimentação intensa. Para se ter uma ideia, são mais de três mil crianças na catequese, que se reúnem no entorno da igreja matriz, sentadas sobre banquinhos coloridos de plástico e sob a sombra das árvores. Lideranças e todos na comunidade estão bem focados nesta missão.
Em Viana, os frades mantêm também convivência muito próxima com a as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, de quem são vizinhos de terreno. Num espírito de integração e interajuda, a celebração da Eucaristia diária, com a presença dos frades e das irmãs, se reveza semanalmente entre as duas casas: ora os freis vão até as irmãs e vice-versa.
A Fraternidade São Damião de Malange recebeu, no dia 20 de julho, a visita dos frades. Assim, a Fraternidade local pode contar um pouco da sua vida e missão, partilhando os seus desafios. A fraternidade, com essa reunião se prepara junto à Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola para a Assembleia.
Malange foi o “primeiro amor” da Ordem dos Frades Menores em terras angolanas. Capital da Província de mesmo nome, localizada na região Centro-Norte do país, com população aproximada de 980 mil habitantes, sendo que 486 mil pessoas vivem na região da capital.
Em Malange, a presença dos frades se localiza no bairro chamado Katepa, onde estão duas fraternidades: São Damião e Seminário Monte Alverne. Sob os cuidados da Fraternidade São Damião, estão a Paróquia dos Santos Mártires de Uganda, a Missão em Kangandala e a assistência às Irmãs Clarissas. A Fraternidade é formada por Frei Hugo Câmara dos Santos, Frei João Batista Cajenjenga,Frei Santana Sebastião Cafunda e Frei Valdemiro Wastchuk. A Paróquia dos Santos Mártires tem sua sede junto à residência dos frades e a igreja funciona em um antigo cinema.
O Seminário Monte Alverne iniciou suas atividades em 2005, num terreno adquirido pela Província ao praticamente ao lado da Missão em Malange. Ali, os jovens candidatos à vida religiosa recebem, além da formação escolar convencional, a formação própria para a vida religiosa franciscana e têm uma rotina de oração, estudo, trabalho (horta, plantação de mandioca, limpeza da casa etc.), atividades pastorais e esportes. Na condução dos trabalhos desta Fraternidade estão o guardião Frei Canga Manuel Mazoa, o reitor Frei Afonso Katchekele Quissongo, Frei Inácio Filipe Puto e Frei Jerónimo Cheia Mário.
Em Malange, as duas fraternidades trabalham em profunda sintonia, num espírito de interajuda e proximidade. Destaca-se também a convivência muito próxima com as diversas congregações religiosas femininas que ali se fazem presentes, como as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, as Irmãs Franciscanas de São José e as Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.