Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola acolhe 14 noviços
24/07/2023
Quibala (Angola) – No dia 22 de julho, sábado, na Fraternidade Santo Antônio, em Quibala, durante as vésperas do XVI Domingo do Tempo Comum, realizou-se o rito de Admissão à etapa do Noviciado de 14 postulantes.
De uma forma simples e franciscana, o rito foi presidido pelo Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, e estiveram junto dele o Presidente da FIMDA, Frei Ivair Bueno de Carvalho, e os frades do Conselho da Província, Frei Robson Luiz Scudela e Frei Marcos Antonio de Andrade. Estiveram também presentes frades vindo de Luanda, da Fraternidade de Viana e do Palanca, e do Rio de Janeiro, Irmãs de São Vicente de Paulo (Vicentinas) e as Irmãs Franciscanas da Visitação e membros da família Beirão.
Frei Jefferson Max Nunes Maciel, mestre dos postulantes, apresentou cada um dos candidatos ao Ministro Provincial Frei Paulo e a toda comunidade presente: Afonso Domingos Kalei, António Gregorio Alfredo Henda, Alberto António José, Celestino José António, Edvánio Sampaio Quitala, Emanuel Bongo Tchipuco, Ezequiel Baião Domingos, Isaac Catumbela Livonque, José Tchissende Tchiwale, Justino Catimba Tchianga,Luís Feliciano Anacleto, Nascimento Artur Hebo, Pedro Kiambi João, Suarez Simeão Gonçalves Menezes. Em seguida, eless foram interrogados sobre o que pediam à Fraternidade do Noviciado e à da Província. Em uníssono responderam que queriam fazer parte da Família Franciscana ao serem admitidos ao Noviciado.
No decurso do rito, Frei Paulo chamou atenção de todos os presentes, de modo especial aos postulantes, candidatos ao Noviciado, sobre o verdadeiro sentido da vida franciscana: “A fraternidade e a minoridade são os dois pulmões da vida franciscana e, como frades, temos a obrigação de cuidar deles”, disse.
Abençoados os hábitos, seguiu-se o momento de cada candidato vestir pela primeira vez o hábito franciscano em forma de cruz, que significa viver o trajeto de Cristo de uma forma intensa e penitente. Ajudados por alguns frades já professos, os candidatos ao noviciados estavam prontos para serem apresentados à nova Fraternidade e à Província na pessoa do Ministro Provincial e do Conselho, como frades noviços.
A fraternidade do Noviciado com um gesto simples e fraterno, mostrou-se alegre ao acolher os 14 confrades, que de livre e espontânea vontade doaram-se para a missão que Cristo lhes confiou.
No final do rito, Frei Paulo Pereira, convidou todos os confrades para o acolhimento dos novos frades, e ao ritmo do cântico “Cada um é uma dádiva de Deus” e, com bastante alegria, saudavam os noviços.
Equipe de Comunicação da FIMDA