Ordem dos Frades Menores cresce na África Oriental
19/06/2023
“A maior alegria nestas três semanas da nossa visita à África Oriental foi ver o crescimento da Ordem e a fé viva de tantas comunidades cristãs. Os cristãos crescem e são corresponsáveis pela sua vida comunitária”. Estas são as palavras de Frei Massimo Fusarelli, Ministro geral, ao concluir sua visita à Província de São Francisco de Assis, na África Leste, de 2 a 16 de junho de 2023. “As celebrações estão repletas de uma alegria que não é apenas externa e ruidosa, mas profunda e que se percebe também nos diversos serviços e compromissos que surgem nestas comunidades cristãs vivas e animadas», acrescentou.
Antes de seu retorno a Roma, o Ministro lançou quatro desafios para a presença franciscana na África Oriental.
“O primeiro desafio que temos como Frades Menores é certamente o crescimento exponencial da Ordem, nesta parte do mundo, que requer meios, formadores e estruturas adequadas; e às vezes é difícil manter esse ritmo”.
O Ministro continuou: “Outro desafio é o da inculturação do carisma de São Francisco nas diversas culturas, línguas e mentalidades na África. Estamos em uma parte do continente africano onde alguns países tiveram uma história recente turbulenta e difícil, incluindo violência, guerras e conflitos étnicos”.
O terceiro desafio refere-se à chamada “missão diversificada”: “É preciso ter uma presença e missão franciscana diversificada. Aqui encontrei frades que estão se abrindo, por exemplo, à missão educativa nas escolas e em alguns lugares para acolher e dar animação espiritual. Aqui não podemos pensar apenas na pastoral paroquial”.
Por fim, Frei Massimo falou do desafio da liberdade: cada vez maior liberdade, para os irmãos, das limitações e amarras que podem impedir até o trabalho missionário, dentro desta Província, espalhada por muitos estados, e em outras partes do mundo.
O Ministro concluiu sua partilha agradecendo “ao Senhor e aos irmãos que conheci, as Clarissas, que vivem a mesma realidade de crescimento; é preciso inculturar o carisma, mas também muitas perspectivas para o futuro. Tudo isso é sustentável porque há vocações, há alegria de crescer e também olhar para o futuro”.
O Ministro provincial, Frei Frederick Odhiambo, que acompanhou Frei Massimo durante a visita, compartilhou conosco sua alegria: “Juntamente com Frei Víctor Luís Quematcha, Definidor geral, também visitamos pequenas missões que não esperavam a chegada do Ministro Geral, que deste modo teve uma imagem real da nossa Província”.
A primeira etapa da visita aconteceu em Nairóbi (Quênia), sede da Cúria Provincial da Província de São Francisco, por ocasião do 40º aniversário de sua criação. Posteriormente, o Ministro deslocou-se ao Malawi, Zâmbia, Uganda, Ruanda, Burundi e, por fim, à Tanzânia. Além do encontro com os frades, o Ministro se reuniu com as Clarissas, a Família Franciscana, os bispos locais e visitou as obras sociais da Província.
A Província de São Francisco de Assis da África Oriental foi fundada em 1983 e hoje conta com 131 frades distribuídos em 9 nações. Os irmãos se dedicam ao serviço pastoral, educação, assistência espiritual às Clarissas e à Ordem Franciscana Secular.
Atualmente no Continente Africano existem mais de 1.300 frades distribuídos em 15 entidades franciscanas: 6 Províncias, 5 Custódias, 4 Fundações e 3 Presenças. Os frades estão presentes em 32 países do Continente, o que inclui um total de 54 países.
Fonte: www.org.br