Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Semana do Migrante inicia com Santa Missa no Santuário de Aparecida

19/06/2023

Notícias

A 38ª Semana do Migrante, que acontece de 18 a 25 de junho, teve início neste domingo (18) com uma Santa Missa, às 12h, no Altar Central do Santuário Nacional.

Migração e Soberania Alimentar” é o tema escolhido para a Semana e faz referência e comunhão com a Campanha da Fraternidade deste ano de 2023, que trabalhou “Fraternidade e Fome”.

Já no início da celebração, o Ir. Ian Lucas Lopes, Missionário Redentorista fez a acolhida aos migrantes presentes.

A celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Pesqueira (PE) e membro da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Luiz Ferreira Salles, que saudou com abraço fraterno os agentes do Serviço Pastoral do Migrante.

Dom José também é presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) e referencial para o Setor da Mobilidade Humana da CNBB.

Durante a 38ª Semana do Migrante serão realizadas atividades em todo país, com rodas de conversa, debates, oficinas, gestos concretos com os migrantes, além de atividades virtuais.

“Queremos iniciar a 38ª Semana do Migrante com olhar de compaixão. De todas as pessoas, migrantes, refugiados que estão no limite de suas vidas e que muitas vezes ao chegar, acaba encontrando como único lugar as ruas. Por que faltam muitas vezes espaços e quem os acolha”, disse Dom José o ao site da CNBB.

Dom José ressaltou ainda que: “Esta 38ª Semana do Migrante está em consonância com a Campanha da Fraternidade tem como tema Migração e Soberania Alimentar e citou o lema Pátria é a Terra que lhe dá o Pão, famosa frase do campo das migrações do bispo italiano João Batista Scalabrini (1839-1905), considerado Pai e Apóstolo dos Migrantes. E que será um dos próximos a ser considerado santo pela Igreja Católica.

Reprodução da transmissão do Portal A12

O Dia do Migrante, na Igreja Católica, foi determinado em 1969 pelo Papa Paulo VI, com orientação para que a conferência episcopal de cada país escolhesse sua data a ser celebrada. No Brasil, em abril de 1979, por determinação da 17ª Assembleia Geral da CNBB, decide-se celebrar o Dia do Migrante no 25 de junho se cair no domingo ou, caso contrário, no domingo imediatamente anterior.

O Papa Francisco, em seus posicionamentos diante da realidade migratória, reforça com frequência os quatro verbos em atenção às pessoas migrantes: “acolher, proteger, promover e integrar”. E neste ano, em sua Mensagem para o 109º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que será celebrado no 24 de setembro e que traz como tema “Livres de escolher se migrar ou ficar”, o Pontífice reforçou:

Enquanto trabalhamos para que toda a migração possa ser fruto duma escolha livre, somos chamados a ter o maior respeito pela dignidade de cada migrante; e isto significa acompanhar e gerir da melhor forma possível os seus fluxos, construindo pontes e não muros, alargando os canais para uma migração segura e regular”, falou o Papa à época.

Por fim, Francisco observou: “Onde quer que decidamos construir o nosso futuro – no país onde nascemos ou fora dele –,sem distinção nem deixar ninguém de fora, disse o Santo Padre. A celebração terá transmissão pela Rede Aparecida de Comunicação (TV Aparecida, Rádio Aparecida e Portal A12), Aparecida ao Vivo e Aplicativo Aparecida. Nas redes sociais do Santuário Nacional e do Portal A12 também será possível acompanhar as atividades.


Fonte: Portal A12

Subsídios da semana:

Texto-base acesse (aqui)
Roteiro para Celebração Ecumênica (aqui)
Oração para a 38ª Semana do Migrante (aqui)
Cartaz para a 38ª Semana do Migrante (aqui)