Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Em Curitiba, Festa de Santo Antônio ganha o reforço de sete frades estudantes

07/06/2023

Notícias

Na terça-feira, 06 de junho, há uma semana do dia de Santo Antônio, a festa da Paróquia Bom Jesus dos Perdões, no centro de Curitiba (PR), recebe reforço de sete frades estudantes da Fraternidade de Rondinha para ajudar nas diversas atividades da festa que já é tradição na capital paranaense e que atrai cada vez mais pessoas de diversas cidades vizinhas e, inclusive, de outros Estados, para celebrar o santo de devoção.

As barracas de pastel, cachorro quente e quentão atraem muitas pessoas ao longo de todo o dia, mas o carro-chefe da festa, sem dúvida, é o tradicional bolo de Santo Antônio. Desde jovens até os mais idosos, todos esperam com muita emoção encontrar a pequena imagem do santo milagreiro. Seja para pedir por um par, um trabalho ou mesmo a cura para as enfermidades.

Dona Marly Maciel (foto abaixo), por exemplo, percorreu 16 km de bicicleta por um bolo de Santo Antônio. Ela que mora no Cajuru, bairro curitibano da zona leste, já fez outras vezes essa trajetória de 8 km até o centro de Curitiba sozinha para participar conosco da festa.

Uma novidade da festa deste ano é o cordão de Santo Antônio. Próximo ao velário da Paróquia foram colocados diversos cordões esticados para que os fiéis pudessem fazer o seu pedido e deixar um nó no cordão dele. A ideia também conquistou diversas famílias que vieram colocar, diante do santo do mundo inteiro, seus projetos, sonhos e esperanças.

Todas as três celebrações desse sétimo dia encheram a igreja. A última do dia, celebrada às 18h30, foi presidida pelo Frei Alexandre Cordeiro Magno, mestre dos frades estudantes da fraternidade de Rondinha, e teve como tema da trezena: “Santo Antônio, mestre da esperança”.

O frade destacou, em sua homilia, que as tribulações existem e que fazem parte da vida do homem, mas a esperança em Deus é que deve sustentar a nossa caminhada. “O cristão é chamado, a partir do Senhor Ressuscitado, a colocar a sua esperança nele, que é o Senhor da Esperança”, além disso, o cristão deve ser sinal de esperança para aqueles que estão ao seu redor. Santo Antônio foi mestre nisso, soube tocar a realidade do povo e lhes trazer esperança através das suas palavras e testemunho de vida.

A Trezena vai até o dia 13 de junho e conta com festejos durante todo o dia das 7h até as 19h com bênçãos, missas, vendas de bolo, pastel e cachorro-quente.


Frei Gilberto Silveira da Costa Junior