Ministro Geral nomeia Frei João Mannes para a Comissão da Pastoral Educativa da Ordem
07/05/2023
Curitiba (PR) – Em decreto de 6 de março deste ano, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores (OFM), Frei Massimo Fusarelli, nomeou Frei João Mannes como membro da Comissão da Pastoral Educativa da Ordem. A Comissão é composta por seis frades de diferentes países, sob a coordenação do Definidor geral para a América Latina, Frei Joaquin A. Echeverry. A notícia foi confirmada pelo Definitório Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição na reunião no final de abril.
A Ordem dos Frades Menores, com sede em Roma, na Itália, conta atualmente com 12.127 religiosos em 119 países. E, desde os primórdios, a Ordem está envolvida com a educação formal e informal em escolas e universidades porque entende a educação como meio privilegiado de evangelizar crianças, adolescentes e jovens e suas respectivas famílias.
Frei João é frade da Província Franciscana da Imaculada Conceição e possui licenciatura em Filosofia pela Universidade São Francisco, São Paulo, graduação em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano, Petrópolis, RJ, mestrado e doutorado em Filosofia, com especialização em Pensamento Franciscano, pela Pontifícia Universidade Antoniana, em Roma, com os diplomas convalidados no Brasil pela PUCRS. Também possui especialização em Gestão das Organizações Educacionais, pela FAE Centro Universitário, Curitiba, PR, curso avançado de Liderança Integral (Integral Leadership Program), pela FAE Business School, Curitiba, PR, e curso de Teoria da Educação, pela PUCPR.
Agora, além de atuar na liderança do Grupo Bom Jesus, Frei João passa a contribuir com os esforços da Ordem na missão evangelizadora por meio da educação.
A seguir, Frei João fala sobre essa nova missão.
Qual foi a principal percepção do Ministro Geral da Ordem ao visitar a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, e como essa visita pode ter contribuído para o convite feito ao senhor?
Frei João – De fato, o convite de fazer parte desta importante Comissão da Ordem chegou após a visita do Ministro Geral à Província, em fevereiro deste ano. Por esta ocasião, o Ministro encontrou-se com quase todos os frades da Província, bem como tomou conhecimento dos trabalhos realizados em nossas principais Frentes de Evangelização. Foi notório o contentamento do Ministro em relação aos trabalhos da Província, no âmbito da educação. Além disso, é importante ressaltar que o convite chegou até nós por causa do trabalho evangelizador desenvolvido pela Província, no setor da educação, destacadamente pela Fraternidade Franciscana Bom Jesus da Aldeia, e pelos profissionais leigos que, comprometidos com a missão evangelizadora da Província e da Ordem, desenvolvem um exímio trabalho em nossas instituições de ensino.
Qual é a sua expectativa com essa nova missão e como a sua experiência na Comissão poderá contribuir com o Grupo Bom Jesus?
Frei João – A minha expectativa inicial é conhecer os trabalhos que já vêm sendo realizados nos diversos Centros de Estudos da Ordem Franciscana. Nessa perspectiva, será muito importante participar do Congresso Internacional dos Centros Acadêmicos de Estudos da OFM, que acontecerá em Roma, de 4 a 7 de julho deste ano. Depois, veremos, como nós, entidades de ensino da Província, podemos contribuir com as diversas instituições de ensino da Ordem. E, com certeza, a possibilidade de maior intercâmbio com instituições de ensino e profissionais leigos de outros países pode gerar novos e importantes aprendizados para o Grupo Educacional Bom Jesus. A primeira reunião oficial da Comissão está programada para o final de setembro, em Roma. E já sabemos que um dos nossos principais trabalhos será reelaborar o documento da Ordem: “Diretrizes Gerais para a Educação Franciscana”. Enfim, agradecemos a colaboração de todos na missão de formar integralmente pessoas, tendo como inspiração e guia São Francisco de Assis.
Juliano Franco Zemuner