Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Grupo Educacional Bom Jesus realiza encontro de catequistas

01/11/2022

Notícias

A Casa de Retiro das Irmãs da Divina Providência, localizada na cidade de Curitiba, acolheu o Encontro Nacional de Catequistas do Grupo Educacional Bom Jesus, realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2022.

O encontro contou com a participação do presidente do Grupo, Frei João Mannes, do tesoureiro do Grupo, Frei Mário José Knapik e dos frades estudantes do tempo da teologia: Frei Fábio Melo Vasconcelos, Frei Heberti Senra Inácio e Frei Ruan Felipe Sguissardi, que atuam nos Colégios Bom Jesus, em Petrópolis e em Itaipava, bem como de catequistas das unidades do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

No dia 21 de outubro, à noite, houve diversas atividades interativas e uma caminhada no interior da casa de Encontro das Irmãs com reflexões sobre aspectos importantes da vida de Francisco de Assis e, nos momentos de parada, os participantes puderam colocar-se em oração e partilhar belas experiências da espiritualidade franciscana.

(toque nas imagens menores para ampliá-las)

E no dia 22 de outubro, os frades conduziram a oração da manhã, momento de louvor a Deus pelo início do dia e pela vocação de cada catequista. Em seguida, os participantes contaram com a palestra da psicóloga Francine Porfírio Ortiz sobre a espiritualidade do catequista, entre outras atividades de formação catequética realizadas durante o dia.

A celebração de encerramento foi presidida pelo Frei João Manes. Em sua homilia, o frade ressaltou que “o nosso diferencial é evangelizar na perspectiva franciscana”. Em seguida, referindo-se aos documentos oficiais da ordem, salientou “que a educação é uma plataforma fundamental e privilegiada de evangelização”.

Após a comunhão, Frei Mário e Rita de Cassia Kleinke, responsáveis pela Catequese do Grupo Bom Jesus, proferiram algumas palavras de agradecimento sobre a importância do encontro. Segundo o Frei Mário, “o encontro propiciou momentos significativos de interação entre os participantes, de oração, celebração e reflexão sobre aspectos importantes do carisma franciscano e da espiritualidade do catequista”.

Paz e Bem!