Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa da Universidade Antonianum e do Grão-chanceler

28/01/2022

Notícias

“Somos chamados a repensar juntos a lógica econômica dominante, envolvendo assim os próprios protagonistas do cenário econômico mundial em um projeto que reescreva a ética do mercado, mas além do limite do lucro, e crie valor, convivência civil, circularidade de bens e das pessoas, da cultura e dos cuidados, que hoje estão em crise, sobretudo por causa da crise pandêmica”, declarou o Grão-Chanceler da Universidade Antonianum, Frei Massimo Fusarelli, Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, no encerramento da tradicional festa anual da Universidade.

Os dois dias de celebração, 17 e 18 de janeiro, foram marcados por dois temas: “Do ideal de pobreza à gestão dos recursos econômicos” e “Como conciliar a pobreza e a necessidade de recursos para a gestão econômica dos serviços relacionados ao carisma ?”. Especialistas como a professora Lorella Parente, professor Giacomo Todeschini, professor Roberto Lambertini, professor Oreste Bazzichi, professora Giuseppina Muzzarelli, dr. Francesco Stefanini (Cáritas Internacional), professor Massimo Folador (LIUC Business School), a doutora Maria Grazia Ardissone (diretora da Academia São João de Deus) e o professor Andrea Romboli (Studio Romboli) foram convidados a debater o estudo.

Frei Agustín Hernández Vidales, Reitor Magnífico, compartilhou com os participantes a trajetória da Universidade: “Em sua história, o Antonianum sempre esteve a serviço da Igreja e da Ordem”, disse, acrescentando: “Por isso, nos alegra e orgulha comemorar o nosso fundador, Padre Bernardino da Portogruaro, pelos 200 anos do seu nascimento. Herdeiros de um centro acadêmico que ele desejou e construiu, nos comprometemos em manter viva a chama da ciência e a devoção que ele declarou com seu lema ‘Veritas Caritatis e Caritas Veritatis’, inspirado em São Boaventura”.

Segundo Frei Darko Tepert, Secretário Geral para a Formação e os Estudos, a festa do Grão-Chanceler e da Universidade deste ano está destinada a ajudar a Ordem dos Frades Menores “no compromisso de ajudar os pobres e marginalizados e de levar uma vida solidária”.

No final da festa, o Grão-Chanceler condecorou os alunos mais destacados do ano: Caterina Capelli, Pamela Salvatori, Roberildo Sousa Araujo, Amando Trujillo Cano, Gerald Duroisin, Josip Sedlar, Isabella Pinto, Sara Capelli, Sabu George Madathikunnel, Reine Zoundokpee e Sara Cesaretti. Por outro lado, o Prêmio São Francisco foi concedido a dois autores: Michele Campopiano por sua obra “Escrevendo a Terra Santa, os Franciscanos do Monte Sião e a construção de uma memória cultural, 1300-1550, publicada em 2020”, e Alessandra Bartolomei Romagnoli por seu trabalho sobre Tommaso da Olera, Cartas, edição crítica, publicado em 2019. Para coroar uma vida dedicada ao ensino e à pesquisa, o professor Vicenzo Battaglia recebeu o decreto de nomeação como professor emérito da Universidade.


Fonte: https://ofm.org/