Frei Miguel da Cruz celebra 25 anos de vida religiosa franciscana
11/01/2022
Frei Miguel da Cruz celebrou nesta segunda-feira, 10 de janeiro, o seu jubileu de 25 anos de vida religiosa franciscana durante a Celebração Eucarística no Convento Patrocínio de São José, em Lages (SC), às 17 horas. Ele teve como concelebrante Frei Diego de Melo, o reitor do Santuário Frei Galvão de Guaratinguetá (SP) e que é natural desta cidade catarinense, e seus confrades Frei Tarcísio Theiss e Frei Ervino Girardi.
Frei Miguel nasceu em Honório Serpa, PR, no dia 4 de novembro de 1971. Vestiu o hábito no dia 11 de janeiro de 1996 e fez a Primeira Profissão na Ordem dos Frades Menores no dia 10 de janeiro de 1997. Sua Profissão Solene fez no no dia 6 de outubro de 2002 e foi ordenado presbítero no dia 1º de julho de 2007.
Frei Miguel tomou como primeira leitura na liturgia desta celebração, as Fontes Franciscanas, quando nasce a Ordem Franciscana e a Regra de Vida dos Frades Menores. “Francisco não pensava, num primeiro momento, na fundação de uma Ordem. Ele queria viver a radicalidade do Evangelho. Mas, de repente, olhou para trás e viu muitos irmãos seguindo ele. A partir daí, ele começa a pensar em viver fraternidade e vai pedir autorização ao Papa para acolher os novos companheiros. Francisco entendia que, para viver o Evangelho, deveria fazer em conformidade com a Igreja”, lembrou o frade.
No Evangelho, Jesus chama os primeiros discípulos: “Na vida, em algum momento seremos chamados pelo Senhor. Cada um do seu modo, do seu jeito. Nós, os religiosos, fizemos essa escolha de viver como São Francisco de Assis, que deixou tudo o que tinha e foi viver o Evangelho na tentativa de ser o mais fiel possível a Jesus”, explicou.
Nessa caminhada franciscana, Frei Miguel percorreu 25 anos. “Começamos lá no seminário, depois fizemos uma preparação franciscana e fomos admitidos ao Noviciado, no dia 10 de janeiro de 1996. No nosso tempo já não mudávamos de nome. Saímos no dia 10 de janeiro de 1997, quando fizemos os votos temporários, por isso estou completando 25 anos. Não se conta para o jubileu o início do noviciado, mas a partir do término”, recordou. Para ele, o Noviciado nunca se esquece, especialmente quando se recebe o hábito franciscano. “É um tempo desafiador, mas um tempo da graça”, disse.
Frei Miguel agora retorna a Rodeio, mas desta vez para ser pároco da Paróquia São Francisco de Assis no próximo triênio.
CAMINHADA FRANCISCANA
Nos dias 21, 22 e 23 de janeiro será realizada em Lages a Caminhada Franciscana da Juventude, esperando receber 150 jovens de várias cidades desta região catarinense.
Os jovens ficarão alojados no Colégio Bom Jesus e percorrerão grande parte da nossa cidade lageana e várias comunidades da paróquia Nossa Sra. Aparecida do Navio.