Padroeiro dos colonos e motoristas é homenageado em Xaxim
26/07/2021
A Paróquia São Luiz Gonzaga celebrou, no domingo (25/07), São Cristóvão, o santo Padroeiro dos colonos e motoristas. Em carreata, os veículos saíram de frente da igreja Matriz de Xaxim, SC, e seguiram até o bairro Ari Lunardi, na Comunidade de São Cristóvão. O pároco Frei Gilson Kammer presidiu a celebração em frente à igreja da Comunidade.
A 38ª Festa de São Cristóvão teve início no dia 21 de julho com o Tríduo. A cada dia, um tema era refletido. As celebrações foram na igreja do bairro Ari Lunardi, às 19h, com transmissão pela página do Facebook da Comunidade.
Xaxim possui muitas empresas de transporte rodoviário e deixam as carreatas mais belas. E neste ano a tradição não foi diferente! Os veículos seguiram em procissão, atrás da imagem de São Cristóvão levada por um trator até o bairro, onde receberam a bênção.
A Santa Missa teve início às 10h30. Em cima da carroceria do caminhão foi montado o altar para a celebração. A comentarista iniciou apresentando o tema: “São Cristóvão e a Comunidade”. Depois, os jovens apresentaram um breve histórico desses anos de festa. Em sua homilia, Frei Gilson, agradeceu a todos que estavam presentes pela bonita festa. “Hoje, além de São Cristóvão, Padroeiro do colono e motorista, também vamos celebrar o Dia dos Avós”, disse o pároco.
Conforme o frade, o Evangelho do dia é bastante atual ao falar da partilha do pão e do cuidado que temos para com a nossa família. “As maneiras como produzimos o pão, que é o pão da alegria. Lembramos que no evangelho de hoje Jesus usa o pão como sinal de partilha no milagre da multiplicação, como cuidado”, afirmou Frei Gilson.
Para o celebrante, Deus nos pede para que partilhemos o pouco que temos, o que somos. “Quando falamos de pão lembramos da hóstia, da Eucaristia de Cristo, que lembra a vida, a fé, o cuidado e a paciência. Devemos valorizar o que temos e o que somos”, disse. E seguiu: “Hoje, também lembramos de nossos avós, que partilham seus ensinamentos para que possamos ser melhores netos e filhos. Eles cuidam de nós e nos protegem. Quando falamos dos avós, lembramos de Sant’Ana e São Joaquim, avós de Jesus. São pessoas tão especiais na vida de todos nós, pois nos recordam amor e alegria em família. Que Deus abençoe a Comunidade, os motoristas, os colonos e os avós”.
A 38ª Festa de São Cristóvão teve animação do Grupo de Jovens Missionários e da Pastoral da Juventude da Comunidade nas leituras.
Texto e fotos da Pascom da Paróquia São Luiz Gonzaga