Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Para Pastor Reinaldo, divisão religiosa não é a vontade de Deus

27/05/2020

Notícias

Celebrando o 3º dia da Semana de Oração pela Unidade Cristã, reuniram-se na Capela do Convento, para a Missa das 15 horas, os anfitriões e representantes da Igreja Católica, os frades do Convento; e o Pastor da Igreja Presbiteriana Unida de Vitória-ES, Reinaldo Olécio Aguiar. O religioso participou de todos os momentos da Missa, inclusive fazendo a homilia.

Frei Pedro de Oliveira é representante da Arquidiocese de Vitória no CONIC-ES. Ele apresentou as motivações para a Celebração, falou da importância do ecumenismo, sobretudo neste tempo. A Missa foi presidida pelo Frei Alessandro Dias do Nascimento.

Após a Proclamação do Evangelho e da leitura própria, baseada no tema da #SOUC2020, o pastor começou explicando que o trecho bíblico do dia falava do cumprimento da missão da Igreja de anunciar a Palavra de Deus em todos os cantos. “O texto nos mostra que, mesmo em meio a uma situação perigosa, situação de naufrágio, Deus promete a Paulo que iria livrá-lo daquela situação porque o plano de Deus para ele é que chegasse até Roma para proclamar a mensagem salvadora e libertadora de Jesus Cristo. E essa ideia e tudo que aconteceu com Paulo até chegar em Roma estavam dentro do objetivo de Deus de nos mostra algo fundamental quando celebramos a unidade dos cristãos, porque no Evangelho de João, vamos ler Jesus orando por aqueles que iam crer e dizendo que eles seriam um”, disse o Pastor Reinaldo.

Em sua reflexão, ele enfatizou bastante a importância do “fio condutor” que une os cristãos e que a divisão religiosa não é a vontade de Deus, o elemento importante da vontade de Deus que sejamos um, uma só fé. “Nesta semana da SOUC, precisamos nos lembrar de tantos outros que também são perseguidos, que também se sentem distantes de Deus, que também enfrentam problemas, mas a mensagem de Jesus é: ‘eu estou com vocês até o final dos tempos’, essa mensagem possibilita a unidade que queremos buscar. E no final do trecho de Atos do Apóstolos, diante da tônica da celebração de hoje, é a esperança”, explicou.

Por fim, deixou uma mensagem a todos os cristãos que acompanham as redes sociais do Convento e outras plataformas de comunicação. Ele também fez a Oração Ecumênica proposta pelo CONIC e concedeu a bênção final ao lado do Frei Alessandro.

Assessoria do Convento da Penha