Crianças e adolescentes lotam Matriz de Gaspar
30/06/2019
Frei Diego Martendal e Frei Francisco Dalilson P. Cabral
Gaspar (SC) – Na tarde deste sábado ensolarado (29), a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo ficou lotada para a Missa da Catequese. Crianças, adolescentes, catequistas e a comunidade celebraram juntos o Padroeiro. O som que ressoava na voz do povo ao cantar a proposta: “Quem é que vai nesta barca de Jesus? Quem é que vai?”, indicava a beleza que seria a celebração.
O pároco Frei Paulijacson acolheu a Dom Rafael Biernaski, que presidiu a Santa Missa, e também a todas as comunidades da Paróquia, que se fizeram presentes por meio da pastoral da catequese, dos acólitos e dos coroinhas.
O celebrante, em sua primeira fala, na alegria da acolhida, expressou: “É a Festa do Nosso Padroeiro. São Pedro está presente e feliz lá no céu”. E foi com essa certeza que a comunidade vibrava em cada canção e em cada oração. Era um só coro que louvava a um só Deus, em alta voz.
Na homilia, Dom Rafael falou da importância de celebrar a Eucaristia: “Estamos celebrando o encontro com Jesus. Jesus que se encarna e nos revela como devemos ser. Por isso é importante nos reunirmos para agradecer”. Falou ainda do desafio que é se colocar no caminho de Deus. Desafio não no sentido negativo, mas como tarefa árdua e comprometida, que exige confiança: “Confiar como Pedro fez. Ele confiou em Jesus. Ele foi errando e acertando, errando e acertando, mas quando entendeu o amor de Jesus, se tornou capaz de transmitir isso, e fazer como Jesus”. É compreendendo as fraquezas, as mazelas da vida humana e a força na fé, que Pedro se tornou capaz de transformar-se. “Quando Pedro percebeu que era frágil e havia sido perdoado por Deus, ele assumiu o poder da unidade, e se tornou capaz de dizer a todos nós hoje: Você é amado por Deus. Ninguém fica fora do amor de Deus” ressaltou o bispo.
Dirigindo-se aos pais, o Dom Rafael transmitiu palavras de gratidão por educarem seus filhos na fé: “Muito obrigado por transmitirem isso a seus filhos”. Depois dirigindo-se aos jovens e adolescentes, disse: “Deus te trouxe aqui hoje porque você é importante para Ele. Jesus está entrando na sua vida para dizer que você é importante. Que você, querido jovem e adolescente, tenha confiança em você, porque Deus te ama assim como você é. Obrigado pela existência de vocês”. Voltando-se para a imagem de São Pedro encerrou: “São Pedro, muito obrigado porque me auxilias a amar a Deus!”.
Despedindo-se Dom Rafael se voltou aos pais: “Obrigado pai, obrigado mãe! A maior herança que podemos passar é ligar os nossos filhos a Deus!”
VEJA MAIS IMAGENS DA CELEBRAÇÃO