Lançamento do vídeo da FAE Social
04/05/2018
Curitiba (PR) – Educar para a promoção de uma sociedade justa, sustentável e feliz é a missão assumida pela FAE. Eis por que a FAE, como instituição confessional franciscana, direciona todos os seus esforços na formação de profissionais imbuídos de um conjunto de virtudes que conduziram Francisco de Assis à eleição promovida pela revista Time como a personalidade mais relevante do último milênio.
Quais virtudes?
A cortesia, a ética, a humildade, o amor à vida, o discernimento do que é bom e louvável, a generosidade, a alegria, a simplicidade, a fidelidade às obrigações do dia a dia, a prudência, a sobriedade, a bondade, a vigilância, o cuidado do meio ambiente e a solidariedade com os mais necessitados são algumas dessas virtudes. É com base nessa identidade franciscana que a FAE busca oportunizar à comunidade acadêmica, ao longo do ano letivo, o desenvolvimento de um conjunto de ações em benefício dos menos favorecidos da sociedade.
Dessa maneira, a FAE aposta na formação de profissionais comprometidos com a promoção do bem-estar social, privilegiando iniciativas capazes de resgatar a dignidade humana dos mais desvalidos. É com esse foco no humanismo franciscano que a FAE norteia os seus esforços nas áreas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.
O resultado desse trabalho pode ser mensurado por meio das milhares de pessoas de baixa ou de nenhuma renda já atendidas por meio de projetos gratuitos ou de baixo custo, como os suportes jurídicos oferecidos pelo Núcleo de Prática Jurídica, a consultoria sobre Imposto de Renda do Amansando o Leão, os atendimentos psicológicos do Serviço-escola PsicoFAE, as ações voluntárias e de ajuda humanitária da Pastoral Universitária, dentre outras dezenas de iniciativas.
A ampliação de uma cultura universitária voltada para o desenvolvimento do humanismo franciscano é uma das melhores definições do FAE Social.
Veja abaixo o vídeo manifesto do Programa, produzido pelos alunos de Publicidade e Propaganda da FAE.
Frei Claudino Gilz
Coordenador do FAE Social e professor da FAE Centro Universitário