Depois de vandalismo, imagem restaurada volta à gruta
11/02/2018
Frei Felipe Carretta (texto), Frei Gabriel Nogueira (fotos)
A manhã do domingo (11/02) foi marcante para a comunidade da Paróquia São Francisco de Assis, de Rodeio (SC), pois os fiéis puderam acompanhar e participar da celebração de entronização e bênção das imagens de Nossa Senhora de Lourdes e de Santa Bernadete à gruta anexa ao Noviciado São José. A cerimônia aconteceu logo após a missa dominical.
O pároco, Frei Pedro da Silva, em sua homilia, fez um aceno ao atentado afirmando: “Pode-se quebrar a imagem material, mas nunca se quebrará a nossa devoção para com a Mãe de Deus”.
Alvo de um atentado no ano passado, as imagens foram restauradas pelo vigário paroquial Frei Rafael Spricigo e por Frei Bruno Araújo, professo temporário da Fraternidade São Boaventura de Rondinha (PR). Foram meses de trabalho árduo na recomposição das imagens, e hoje, dia de Nossa Senhora de Lourdes, o povo rodeense pôde voltar a venerar e elevar louvores a Deus pela Mãe Maria Imaculada.
Conduzida pelos noviços e com apoio da comunidade paroquial, a imagem foi entronizada de volta ao seu lugar de costume, a gruta de pedras. Uma das intenções desta restauração foi a de devolver ao povo os seus momentos de devoção junto à Mãe de Jesus.
Com grande júbilo, a celebração findou-se após a entoação do canto em latim, Tota Pulchra, canção bem apropriada e cheia de significados para esta ocasião.