Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lançamentos da semana

10/08/2017

Notícias

o-divinoO divino em nós

Anselm GRÜN e Leonardo BOFF

Nesta obra, Anselm Grün e Leonardo Boff se inserem na rica tradição de pensar a relação do ser humano com a totalidade a partir da ideia do divino que tudo perpassa: o divino em nós!

A palavra “divino” nos remete à relação com uma divindade. Quando alguém se relaciona com algo divino ultrapassa seus próprios limites, relacionando-se com algo que é muito maior que si. Para os autores a questão central é como pode o humano sentir-se nesta unidade do divino em nós. E cada autor toma este desafio a partir de um ponto de vista distinto.

Anselm Grün irá falar a partir da presença do divino sentida como força no mais íntimo do ser humano: como força que unifica, que cura, que faz o humano amar e transcender as solidões.

Já o teólogo Leonardo Boff irá falar a partir da presença do divino no universo: como força criadora que a tudo gera, que tudo interliga, que tudo relaciona e tudo sustenta. O divino se mostra presente em cada partícula que forma o universo e como energia, faz tudo sempre brotar de novo.

Autor reconhecido no mundo inteiro por seus inúmeros livros publicados em mais de 28 línguas, o monge beneditino Anselm Grün, da Abadia de Münsterschwarzach (Alemanha), une a capacidade ímpar de falar de coisas profundas com simplicidade e expressar com palavras aquilo que as pessoas experimentam em seu coração. Procurado como palestrante e conselheiro na Alemanha e no estrangeiro, tornou-se ícone da espiritualidade e mestre do autoconhecimento em nossos dias. Tem dezenas de obras publicadas no Brasil.

Leonardo Boff, 1938, doutorou-se em Munique em teologia sistemática. Foi professor de teologia por 22 anos no Instituo Teológico Franciscano de Petrópolis, posteriormente doutorou-se em filosofia na UERJ e foi professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia Filosófica na Universidade do Rio de Janeiro. Foi professor visitante em várias universidades europeias. Foi editor religioso por muitos anos da Editora Vozes e coordenou a publicação da obra completa de C.G.Jung.  É portador do prêmio Nobel alternativo da Paz de 2001 pelo Parlamento sueco. É detentor de vários títulos de doutorado honoris causa de distintas Universidades. Escreveu cerca de cem livros nas áreas da teologia, da filosofia, da espiritualidade e da ecologia.  

Nº DE PÁGINAS:: 168

 

passagensPassagens intrigantes da Bíblia
Entender espiritualmente

Anselm Grün

A Bíblia constitui parte integrante do cristianismo. Só que sua leitura nem sempre é fácil. Existem, tanto no Antigo como no Novo testamentos, passagens obscuras e difíceis, provocantes mesmo, que nos incomodam ou contradizem aquilo que julgamos ser propriamente o essencial.

Anselm Grün interpreta essas passagens bíblicas com uma abordagem muito pessoal, buscando entender seu significado espiritual. Seu lema é o de Santo Agostinho: “Enquanto fores teu próprio inimigo, também a palavra de Deus será tua inimiga. Sê amigo de ti mesmo, e então a palavra de Deus estará em sintonia contigo.“ Ele torna os textos “difíceis“ em consideração sob diversos aspectos e mostra que o objetivo da Bíblia é sempre fazer-nos abrir os olhos e considerar a vida como Deus a concebe. É a introdução para um entendimento aprofundado da Bíblia, uma introdução um tanto diferente e empolgante.

Anselm Grün OSB, doutor em teologia, nascido em 1945, vive na Abadia de Münsterschwarzach e é guia de meditação. Seus livros são divulgados pelo mundo inteiro, chegando a milhões de cópias vendidas. Há décadas vem se dedicando a refletir e escrever sobre as questões fundamentais da vida, das relações humanas, dos desafios que nos convidam a amadurecer e abrir nossa alma para encontrar sua verdadeira natureza e perceber Deus nas coisas aparentemente simples. Inspira-se na tradição monástica e cristã, e recorre também à psicologia e às demais ciências para ajudar as pessoas a compreender melhor sua vida e diminuir a complexidade dos problemas que a vida moderna nos impõe enfrentar. Tem a habilidade de falar com clareza, e expressar aquilo que muitos não conseguem formular em palavras. É autor de dezenas de obras publicadas no Brasil pela Editora Vozes.

Nº DE PÁGINAS: 192

 

os-fundamentosOs fundamentos da psicologia analítica
Série Manuais Acadêmicos

C.G. Jung

Em 1935, o Prof. C.G. Jung, na época com sessenta anos de idade, proferiu na clínica Tavistock cinco conferências para mais ou menos duzentos médicos. As conferências e os debates a seguir foram datilografados e divulgados em cópias mimeografadas por Mary Barker e Margaret Game. E agora trazemos ao leitor esta versão publicada em livro.

A consciência é como uma superfície ou película cobrindo a vasta área inconsciente, cuja extensão é desconhecida. Quando dizemos ‘inconsciente’ o que queremos sugerir é uma ideia a respeito de alguma coisa, mas o que conseguimos é apenas exprimir nossa ignorância a respeito de sua natureza.

Há apenas provas indiretas sobre a existência de uma esfera mental de ordem subliminar. Temos muito pouca justificação científica que prove em última instância sua existência. A partir dos produtos advindos do inconsciente podemos tirar determinadas conclusões quanto a sua possível existência. Entretanto, todo cuidado será pouco para não cairmos num antropomorfismo exagerado, pois os fatos, em sua realidade, podem ser bastante diferentes da imagem que a nossa consciência forma deles.

C.G. Jung nasceu em Kesswil, Suíça, em 1875. Formou-se em Medicina em 1900, na Universidade da Basileia. Foi assistente e depois colaborador de EugenBleulerna Clínica Psiquiátrica de Zurique. Foi colaborador próximo de Sigmund Freud, de quem afastou-se anos mais tarde. Teve uma brilhante carreira intelectual em cujos escritos se revela a grandeza de um dos mais influentes pensadores do século XX. Jung morreuem 1961, nacidade de Küsnacht, aos 85 anos

Nº DE PÁGINAS: 144

 

a-arteA Arte de Viver a Vida

Pierre Weil

“A Arte de Viver a Vida” é um caminho vivo e criativo de cultivar a experiência interior em busca de um estado de paz e de felicidade. Para Pierre Weil, isto nunca se tratou de uma busca exterior – como equivocadamente a maioria das pessoas aprende a fazer na vida social. Para ele, trata-se de despertar um estado que já existe dentro do ser humano. Ao descobrir esta realidade, Pierre finalmente teve o sentimento profundo de pertencimento ao mundo, ao Todo, ao Cosmo e da interconexão perene de tudo e de todos!

Para chegar a esta realidade, Pierre Weil percorreu muitos caminhos, aliando a sua experiência acadêmica rigorosa de cientista com a abertura respeitosa e curiosa às mais diferentes tradições religiosas, às mais variadas formas de expressão da espiritualidade humana. Procurou inúmeros Mestres, fez psicanálise, psicoterapia, yoga, meditação. Bebeu da fonte da ciência ocidental e da tradicional sabedoria tibetana. Como fruto da sua revolução silenciosa, ofereceu a própria vida como um testemunho que permanece vivo. Criou seminários com ferramentas simples, profundas, impactantes e generosas, para que outras pessoas pudessem também experimentar, cada uma à sua maneira, tempo e ritmo, a transformação que ele mesmo viveu através da reconexão com este estado de paz interior, que nos alimenta e transforma.

O leitor encontrará, nesta obra, a oportunidade de ouvir a maestria com a qual Pierre se expressava aos aprendizes que, junto com ele, ao longo dos anos, ajudaram a aperfeiçoar o caminho de viver a vida da melhor forma, de viver a vida com arte.

Pierre Weil nasceu em Estrasburgo, na França, em 16 de abril de 1924. Em 18 de julho de 1948 ele chegou ao Brasil, a sua pátria de escolha, onde viveu e desenvolveu a sua fecunda obra consagrada à Paz, até a sua partida da existência, em 10 de outubro de 2008. Foi co-fundador da UNIPAZ- Universidade Holística Internacional, da qual foi Reitor de 1987 até o momento da sua passagem. Foi também Presidente da Fundação Cidade da Paz, em Brasília. Falava e escrevia com fluência em Língua Portuguesa, e neste idioma publicou quase 50 livros, cujas temáticas são a paz, a transcendência e a espiritualidade.Conta com mais de 30 livros editados em vários idiomas. Estudou diversas tradições espirituais, recebeu formação com mestres do Tibet, em um retiro de 3 anos, 3 meses e 3 dias e foi um grande pioneiro do movimento transpessoal, no Brasil e na Europa.Foi agraciado com o Título de Professor Emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1994;Cidadão Honorário de Brasília, em 1998; recebeu o Prêmio UNESCO de Educação para a Paz em 2002 e o Prêmio VERDE DAS AMÉRICAS em 2002. Em 2003, foi indicado ao Prêmio NOBEL da PAZ.

Nº DE PÁGINAS:: 240

 

psicologiaPsicologia e desenvolvimento humano

Emérico Arnaldo de Quadros

Este livro tem a proposta de trabalhar os vários aspectos do desenvolvimento humano dentro das muitas leituras que a psicologia propõe. Inicialmente trabalha a infância e adolescência no tempo atual, no qual as relações são rápidas e pautadas pela tecnologia. Em seguida, a visão que se tem sobre a terceira idade e as perspectivas de Freud e a Psicanalise, Piaget, Vygotsky e, por ultimo, o behaviorismo.

Em um primeiro momento esta obra leva em consideração a Psicologia e sua história; em um segundo tempo, a infância no momento atual do século XXI, que passa por uma série de transformações sob o prisma pós-moderno. A adolescência e suas crises e transformações aparecem o terceiro capitulo; já o envelhecimento como processo que implica em varias dimensões do ser humano – seus aspectos físicos, cognitivos, afetivos e sociais – é trabalhado em seguida, buscando ampliar a visão do leitor quanto à velhice e sua valorização.

Em seguida são trabalhados o desenvolvimento humano para a Psicanálise, a visão de Piaget sobre o desenvolvimento, bem como as hipóteses vygostkyanas da aprendizagem, e por último a perspectiva behaviorista do ser humano.

Emérico Arnaldo de Quadros, Psicólogo formado pela UEL e mestre em Psicologia Clínica com ênfase em Psicanalise pela UTP, doutor pela PUC Campinas na área de Psicologia Profissão e Ciência. Professor efetivo Adjunto da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) campus Paranaguá. Tem experiência em Psicologia Clinica. Líder do grupo de pesquisas: Psicologia e Educação: Implicações no processo de ensino.

Nº DE PÁGINAS: 184

 

teoriaTeoria Social
Vinte lições introdutórias

Hans Joas e Wolfgang Knöbl

A teoria social é o núcleo teórico das ciências sociais, e distingue-se claramente da teoria política e análise cultural. Este livro oferece uma visão singular do desenvolvimento da teoria social a partir do final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, até os dias atuais.

Abrangendo a literatura em inglês, francês e alemão, ele fornece uma excelente base para os mais importantes teóricos sociais e teorias do pensamento sociológico contemporâneo, com resumos precisos dos principais livros, argumentos e controvérsias. Ele também lida com a emergência de novas escolas, desde a escolha racional até o interacionismo simbólico, com as novas abordagens ambiciosas (Habermas, Luhmann, Giddens, Bourdieu), o estruturalismo e antiestruturalismo, revisões críticas da teoria da modernização, com o feminismo e com o neopragmatismo.

Escrito por dois dos mais importantes sociólogos do mundo e com base em sua extensa experiência no ensino acadêmico, este trabalho inigualável é ideal tanto para estudantes em ciências sociais e humanas como para qualquer pessoa interessada nos debates teóricos contemporâneos.

Hans Joas é Professor e Diretor do Centro Max Weber para Estudos Culturais Sociais Avançados da Universidade de Erfurt. Ele também é professor de Sociologia e membro do Comitê de Pensamento Social na Universidade de Chicago.
Wolfgang Knöbl é professor de Sociologia na Universidade de Göttingen.

Nº DE PÁGINAS:: 656

 

as-hipotesesAs hipóteses nas ciências humanas
Aspectos metodológicos

José D’Assunção Barros

O uso de hipóteses tem se mostrado fundamental para a produção de conhecimento científico. De certa forma, são elas que permitem uma ligação mais efetiva entre a Teoria e a Metodologia. Quando pensamos hipóteses diante de um problema que se apresenta, seja na vida cotidiana ou no mundo da ciência, damos o primeiro passo para a busca de soluções e explicações. Por isto, desde cedo o estudante de qualquer área de saber deve aprender a elaborar hipóteses, demonstrá-las através de argumentação e verificação empírica, construir a partir delas teorias e interpretações da realidade.

Neste livro, será abordado o uso mais específico de hipóteses em campos de saber como a Sociologia, Antropologia, História, Geografia, Psicologia, Educação, Letras, entre outras áreas que constituem as chamadas ciências humanas.

José D’Assunção Barros é historiador e professor-adjunto de História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), além de professor-colaborador no Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui ainda graduação em Música (UFRJ), área à qual também se dedica ao lado da pesquisa em História. Além de uma centena de artigos publicados, trinta dos quais em revistas internacionais, publicou diversos livros dedicados à pesquisa historiográfica, à teoria da história e aos grandes temas de interesse dos estudiosos da área.

Nº DE PÁGINAS: 80