Posse de Frei César como pároco no Sagrado
25/04/2016
Michaell Victor Grillo, especial para este site
Na noite da última terça-feira, 19 de abril, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, esteve em festa. O motivo de alegria foi a posse do novo Pároco, Frei César Külkamp, OFM, escolhido no Congresso Capitular da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, no último mês de fevereiro.
Presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, Bispo da Diocese de Petrópolis, a Santa Missa contou com a presença de diversos frades da Província da Imaculada Conceição do Brasil, assim como Padres da Diocese e líderes dos diversos Movimentos e Pastorais do Sagrado.
O rito de posse teve início com a leitura do decreto de nomeação pelo novo Vigário Paroquial, Frei Leonardo Aureliano, OFM, e com a Profissão de Fé feita por Frei César confirmando crer firmemente em cada uma das verdades contidas no Símbolo da fé católica.
A Celebração prosseguiu com o juramento de fidelidade, onde Frei César prometeu conservar a comunhão com a Igreja, guardar integralmente o depósito da fé e as leis eclesiásticas, além de obedecer ao Bispo Diocesano e ao Ministro Provincial.
Frei César recebeu das mãos de Dom Gregório e de Frei Luiz Flávio Adami, OFM, também Vigário Paroquial, a estola e a casula. Já paramentado, o novo Pároco recebeu o Evangeliário e proclamou o Santo Evangelho diante da assembleia lotada, emocionada e atenta.
Em sua homilia, Dom Gregório destacou as qualidades do Bom Pastor e pediu a Frei César que tivesse essa alcunha de Jesus como norte de seu pastoreio frente à Comunidade de fé do Sagrado. O Bispo atentou que o Pároco é uma ovelha do único Bom Pastor, mas escolhido para ajudar no pastoreio do grande rebanho do Sagrado. Nesta missão, o bom pastor é aquele que se coloca a serviço e que, como Cristo, doa a própria vida para salvar a dos outros. E fez um pedido ao novo Pároco:
“Frei César, em sua casula está um coração bem vermelho com raios para todos os lados. Portanto, eu sugiro que o seu pastoreio seja feito com o seu coração, com um coração franciscano que saiba amar a todos, em especial aos mais necessitados. Peço-te, meu irmão, que como Pároco desta paróquia, você multiplique sua atenção para conhecer suas ovelhas e entender a personalidade de cada uma. Chame os paroquianos para viver a beleza que você escolheu para a sua vida. Assim, como Pároco, viva plenamente a graça de ser alimentado por este altar, e alimentar os irmãos no corpo e na alma. Em seu corpo, tenha tatuado o nome de cada irmão e de cada irmã dessa comunidade. Carregue o cheiro de cada uma de suas ovelhas em seu corpo, como nos pede o Papa Francisco. Frei César, seja feliz, pois foi para isso que o Senhor nos criou.”, afirmou Dom Gregório.
Dando sequência ao rito, Frei César renovou as promessas sacerdotais deixando clara sua vontade de trabalhar em comunhão com o Bispo e de cuidar com zelo da Paróquia que lhe foi entregue. O novo Pároco recebeu a chave da Igreja, a fim de tomar consciência do cuidado que deverá ter com o templo material, símbolo da Igreja viva que deverá edificar; a chave do Sacrário para lembrá-lo que a Eucaristia é a fonte de todo o culto e vida cristã; os instrumentos do Batismo para que a vida divina possa crescer e se desenvolver no coração dos fiéis; e a chave da Capela da Penitência, para distribuir aos pecadores as riquezas da misericórdia infinita do Senhor.
Durante o abraço da paz, cada comunidade da Paróquia e a Ordem Franciscana Secular presentearam o Pároco com uma imagem de seu (sua) padroeiro (a).
O Sr. Julio Guedes, coordenador da Paróquia, fez uma saudação ao novo Pároco reafirmando a alegria de toda a Comunidade com sua posse:
“Frei César, em nome de toda a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, quero agradecer o senhor pela coragem em assumir a direção de nossa Paróquia enquanto Pároco. Tenha certeza de que ainda temos desafios a serem superados, obstáculos a serem vencidos e combates a serem bem combatidos, como nos afirma São Paulo. Mas temos a certeza de que com seu pastoreio tudo será mais fácil.
O zelo por Jesus Eucarístico, trazido por suas mãos através da consagração, realizada em todas as missas; o carinho e atenção com que recebe a todos e o jeito paterno com que trata os, agora, seus paroquianos, brotará em nós uma felicidade imensa que nos fará pronunciar em alto e bom som: QUE BOM SER DA FAMÍLIA SAGRADO! Lembre-se, Frei César: não estarás sozinho. Os Movimentos e Pastorais, os frades e todos os paroquianos darão o apoio necessário para que tudo funcione da melhor maneira possível em nossa Comunidade de fé. Seja bem-vindo!”
Em seguida, o novo Pároco dirigiu algumas palavras de agradecimento pela acolhida da comunidade. Disse que é a primeira vez que assume esta tarefa em seus 20 anos de padre. Quer, portanto, aprender com esta comunidade a ser pároco e conta com as orações e a participação de todos. Reafirmou que as atividades da paróquia devem seguir adiante. “A paróquia é dos paroquianos e, nós, os frades, passamos por ela procurando deixar a nossa contribuição a um projeto maior do que nossas vontades e projetos pessoais, como fez Frei Angelo, que agora segue para a missão em Angola”. Frei César destacou os elementos franciscanos que devem estar presentes numa paróquia franciscana. Um deles é a fraternidade. “Embora um assuma a tarefa de pároco, há uma fraternidade evangelizadora aqui presente”. Neste instante, chamou todos os vigários paroquias e os demais frades empenhados nos trabalhos da Paróquia, os quais foram demoradamente aplaudidos. O novo pároco disse que esta fraternidade é ampliada em todos os paroquianos, que trabalham com muito amor e que gostam tanto de se chamar Família Sagrado.
Frei César Külkamp é natural de Ituporanga, SC. Além de Pároco, o irmão é Guardião da Fraternidade do Convento do Sagrado Coração de Jesus, Definidor da Província da Imaculada Conceição do Brasil e Diretor do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis.