Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missa do Envio: ‘Testemunhas da voz do Senhor’

26/01/2016

Notícias

alto

Agudos (SP) – O Capítulo Provincial eletivo da Província Franciscana da Imaculada Conceição terminou nesta terça-feira, 26 de janeiro, com a Missa do Envio às 11h30. Depois de uma manhã ainda cheia de decisões e aprovações, os capitulares participaram da Celebração Eucarística presidida pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, e concelebrada pelo Visitador Geral, Frei Nestor Inácio Schwerz; o Vigário Provincial, Frei Evaristo Spengler, e os Definidores: Frei César Külkamp, Frei João Mannes, Frei Gustavo Medella, Frei João Francisco da Silva, Frei Paulo Pereira e Frei José Francisco de Cássia dos Santos.

Liturgicamente, a data não poderia ser mais propícia, já que a Igreja celebra hoje os missionários Timóteo e Tito, colaboradores e amigos de São Paulo. “E neste sentido, a Palavra de Deus, ao término de nosso Capítulo Provincial foi extremamente iluminativa e coincidiu com os dois missionários Timóteo e Tito”, disse Frei Fidêncio, que lembrou também que o Evangelho do dia abordou o envio dos Apóstolos por Jesus.

“Dois a dois, os discípulos de Jesus deviam caminhar e anunciar pelos lugares onde o próprio Senhor deveria passar. Então, nós somos esse anúncio dessa presença do Senhor. O Senhor não passa invisivelmente. Ele passa pela vida, pela presença, pela pessoa, pelas palavras de cada um de nós”, observou o Ministro Provincial.

Frei Fidêncio frisou a importância do testemunho e citou São Francisco: ‘Nós somos testemunhas da voz do Senhor’. Mesmo que faltem operários para suprir todas as necessidades da Província, o Ministro Provincial exortou: “Em primeiro lugar, Jesus nos recorda: ‘Orai ao Senhor da Messe’. Não vamos pedir que outras pessoas rezem pelas vocações. Vamos nós, confrades, meus irmãos, rezar em primeiro lugar pelo testemunho da nossa fé, para que o Senhor envie operários a esta messe, que sejamos homens atraentes a partir da nossa fé”, disse.

alto3

“Sim, somos enviados para a missão. Hoje, ao término deste Capítulo,  Jesus nos diz: ‘Eis que vos envio como ovelhas entre lobos’. Somos enviados como portadores da paz num mundo onde existem lobos travestidos de mil formas. Em qualquer casa que entrarmos, em qualquer situação, que nós sejamos portadores da paz”, pediu.

Para o Ministro Provincial, além de anunciadores da paz, “devemos ser homens que curam”. “Curar significa ter cuidado. Cuidado entre nós mesmos, cuidado com os irmãos e irmãs nos seus diferentes clamores, e cuidado com este mundo para o qual somos chamados pelo Papa Francisco. Sim, queremos ser ungidos pela fé, ungidos pelo Evangelho para poder curar”, continuou.

Referindo-se à primeira leitura da Missa, falou de atitudes fundamentais que precisamos ter quando ouvimos o apóstolo Paulo recordar a fé que existe em nós. “A condição primeira para entrarmos na vida religiosa foi a fé.’Que sejam examinados na fé católica’, nos recorda São Francisco. Precisamos alimentar essa fé, crescer na fé, nos nutrir mutuamente na fé, porque uma das grandes causas das crises pessoais muitas vezes, e até das desistências, é exatamente a falta da fé. E São Paulo elogia a fé presente no irmão. Que nós possamos reavivar em nós a chama do amor de Deus que recebemos não só no batismo, mas a chama do amor de Deus que professamos na vida consagrada e também na vida sacerdotal”, disse.

alto2

“E São Paulo ainda nos recorda que não nos envergonhemos do testemunho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta é a nossa missão: testemunhar no mundo Nosso Senhor Jesus Cristo, porque nesse testemunho está o nosso martírio, porque os grandes mártires de todos os tempos morreram dando a sua vida e testemunhando Nosso Senhor Jesus Cristo. Que assim, meus irmãos, sejamos enviados para a nossa missão, para as nossas fraternidades,  para todos os anseios que a Província pede de cada um de nós”, completou, pedindo a bênção de Deus a todos na missão evangelizadora.

AGRADECIMENTOS

Depois da comunhão, o Secretário do Capítulo, Frei Sandro Roberto da Costa, ainda faria a leitura da última ata capitular. Mas Frei Nestor, dirigindo-se à assembleia propôs que o Definitório Provincial lesse e aprovasse. Sua proposta foi aceita.

Frei Fidêncio, que foi reeleito neste Capítulo para o serviço de Ministro Provincial por mais três anos, agradeceu enfaticamente seus confrades e cada uma das Fraternidades que ajudaram a preparar este Capítulo.

“Gostaria também de agradecer à Comissão Preparatória pelo trabalho para que tudo isso transcorresse de uma forma leve como nós ouvimos hoje no relatório. Mas não poderíamos deixar de agradecer aqui a esta Fraternidade. Frei Leo [Frei Leonir Ansolin), em nome de todos, queremos dizer muito obrigado a você, pelo seu trabalho, pelo carinho e cuidado como de um pai para com cada um de nós. Obrigado de coração”, enfatizou.

Depois chamou  Moacir [Beggo] à frente, no presbitério. “Eu queria através da pessoa do Moacir dizer muito obrigado a todos os leigos e leigas que trabalham nas nossas frentes de evangelização, mas também os que desempenham o trabalho nas nossas fraternidades. Leve esta saudação a todos os nossos colaboradores. Mas a você, Moacir, através da Comunicação, junto com a Equipe, é claro, o nosso muito obrigado, mas sobretudo o reconhecimento da Província porque você também é um elo de união, um elo de comunhão”, continuou.

Depois, Frei Fidêncio deixou a palavra final a Frei Nestor. “Eu às vezes até chegava a ficar confuso se Frei Nestor era um frade da nossa Província ou da Província de São Francisco (RS). Ele se fez tão próximo, se fez tão irmão. Frei Nestor, saiu do ‘calor’ do Definitório Geral para entrar no ‘calor’ da nossa Província, com sua grandeza, com suas limitações e tensões. Nós, Fraternidade Provincial, queremos dizer a Frei Nestor muito obrigado! Você foi um condutor, um animador, um guia na visita fraterna a todas as nossas comunidades e fraternidades. E sempre com esse jeito fraternal, com muita firmeza, segurança, e transparência. Frei Nestor, no meu abraço, o abraço de toda a Fraternidade Provincial”.

alto4

O VISITADOR

Na sua palavra final, o Visitador Frei Nestor rendeu graças ao Pai das Misericórdias e não poupou elogios e agradecimentos a todos envolvidos na realização do Capítulo Provincial. E foi enfático: “Eu creio firmemente que o Espírito Santo atuou neste evento capitular desde a preparação e até todos esses dias na realização do Capítulo. Muita gente esteve em comunhão conosco, rezou por nós, e pediu ao Espírito Santo que nos conduzisse”, disse.

Frei Nestor agradeceu  pela confiança ao indicar o meu nome e também pela acolhida fraterna em cada casa, em cada irmão. Agradeceu aos capitulares pela participação e, principalmente, pela paciência e perseverança, citando especialmente Frei Moser, que foi professor de pelo menos 90% dos capitulares, Frei Clarêncio, Frei Gaudêncio etc. “Obrigado por essa assiduidade”, disse, também se referindo aos jovens frades.

Terminou com um pedido: “E resta agora, já que durante o Capítulo fomos dóceis ao Espírito Santo, sermos obedientes ao Capítulo. Não uma obediência cega, mas que todas essas orientações do Capítulo possam nos conduzir na evangelização da Fraternidade Provincial”.

Assim como declarou aberto o Capítulo no dia 17 de janeiro, nesta terça-feira, 26, Frei Nestor declarou encerrado o Capítulo.

 Equipe de Comunicação do Capítulo