Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Profissão religiosa: renovação de ‘uma paixão’

06/12/2014

Notícias

professos

Moacir Beggo

Petrópolis (RJ) –  “Meus caros confrades, ao renovar os seus votos, que seja sobretudo a renovação de uma paixão. Paixão por Jesus, paixão pelo Evangelho, paixão por aqueles e aquelas aos quais o Evangelho nos envia”. Foi assim que o Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel exortou com carinho os professos temporários que estão na etapa de Teologia em Petrópolis ao fazerem a renovação da profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores durante a Oração da Manhã, neste sábado (6), na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ). Anualmente, até a profissão solene, os professos renovam seus votos.

Foram chamados pelo mestre Frei Marcos Andrade para renovar os votos ao Ministro Provincial: Frei José Raimundo de Souza, Frei Leandro Costa Santos, Frei Rafael Teixeira do Nascimento, Frei Ermelino Francisco Bambi, Frei Gabriel Vargas Dias Alves, Frei João Alberto Bunga, Frei João Baptista Canjenjenga, Frei Juliano Fachini Fernandes, Frei Marx Rodrigues dos Reis e Frei Roberto Aparecido Pereira. Antes, os professos fizeram o pedido e depois se comprometeram dizendo: “Faço voto a Deus Pai santo e todo-poderoso de viver por mais um ano, em obediência, sem nada de próprio e em castidade”.

Ao pedir paixão como consagrados, Frei Fidêncio teve como base a Exortação Apostólica do Papa Francisco para o Ano da Vida Consagrada em 2015. Segundo Frei Fidêncio é preciso ter paixão na missão evangelizadora. “Portanto, coragem. Muita coragem, muita alegria, como o Frei César (o guardião Frei César Küllkamp) nos lembrava ontem à noite, mas paixão sobretudo. Muita paixão, porque sem paixão não existe amor”, enfatizou o Ministro Provincial.

professos2

Ele também convidou a todos a rezar “não só por esses irmãos que aqui vão renovar seus votos hoje, mas também que entremos em comunhão com os confrades que amanhã, em Rondinha, vão renovar os seus votos, e depois de amanhã, dia 8, Festa da Imaculada, com os nossos confrades de Viana, em Angola. Assim, formamos essa família que, unida em Deus, acolhe o pedido, reza e, sobretudo, pede a Deus que essas vocações permaneçam e se fortaleçam para chegar um dia à profissão dos votos perpétuos”.

Frei Fidêncio citou três grandes objetivos da vida consagrada indicados pelo Papa. “O primeiro grande objetivo é olhar com gratidão o passado. Isso quer dizer que mais uma vez devemos olhar a fonte da nossa vocação franciscana, a história de nossa Ordem, que nasceu, cresceu e se desenvolveu a partir dessa fonte originária. O segundo objetivo é que devemos viver com paixão o presente. Ou seja, sermos homens apaixonados por Deus, homens apaixonados pelo Evangelho, homens apaixonados pela paixão e sofrimento do povo de Deus. O terceiro grande objetivo é abraçar com esperança o futuro”, recomendou Frei Fidêncio, destacando as palavras: Olhar, viver e abraçar; gratidão, paixão e esperança.