3º dia da Assembleia da CFMB em Rondinha
23/09/2016
Frei Diego Atalino de Melo
Embora o terceiro dia (22/09) da Assembleia da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB) coincidisse com o início da primavera, o clima paranaense ainda insistia em demonstrar que o inverno não queria dar espaço para a estação das flores. Assim, mesmo com o frio e a garoa, os frades iniciaram as suas atividades alimentando-se da Palavra e da Eucaristia, verdadeiro sentido da ação evangelizadora de todo frade menor.
Presidida por Frei Hilton Farias de Souza, Ministro Provincial da Província de Santa Cruz, a eucaristia foi celebrada na intenção das vocações religiosas, pedindo não só pelos que se preparam para ingressar em nossa forma de vida, mas também pela perseverança dos que já abraçaram a vida franciscana.
Frei Gilberto Magno da Cruz, em sua homilia, ressaltou a importância de não se perder o verdadeiro encanto, de estar voltando-se sempre para o primeiro amor, razão de ser de nossa vocação. Além disso, ressaltou que o Papa Francisco tem nos inspirado para não perdermos aquilo que nos é próprio, lembrando que a nossa sobrevivência depende da nossa capacidade de sairmos de nossos comodismos e irmos em direção às periferias.
Após a celebração, os frades que pertencem ao SERFE (Serviço para a Formação e Estudos) reuniram-se para a última eleição que ainda restava, escolhendo a Frei Vicente Paulo, da Província de Santa Cruz, como o novo delegado do SERFE. Frei Vicente, que nesse último triênio já tinha sido membro da comissão executiva, agora continua sua atividade representando os Secretários de Formação e Estudos de toda a CFMB.
Em seguida, como é um costume já consolidado de que a entidade anfitriã do encontro apresente a sua caminhada formativa, Frei João Francisco da Silva, Secretário para a Formação e Estudos da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, partilhou detalhadamente como se dá o processo formativo da instituição. Após a sua fala, houve momento oportuno para perguntas, questionamentos e esclarecimentos, tendo em vista que um dos aspectos dessa Assembleia é exatamente a partilha entre as entidades.
Por fim, encerrando a manhã e com a nova comissão executiva do SERFE completamente composta, houve uma primeira reunião para agendamento dos próximos encontros e dos próximos passos a serem dados.
O período da tarde ficou reservado para a realização de um passeio fraterno visitando os pontos turísticos de Curitiba. E ainda nesse clima, a noite realizou-se um recreio festivo!
Que São Francisco nos abençoe e nos ilumine, para que assim possamos trabalhar com fidelidade à nossa regra de vida que é viver o Santo Evangelho, sendo irmãos e menores em nosso tempo! A Assembleia da CFMB termina na sexta-feira, 23 de setembro.