Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

3º Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan revigora o carisma franciscano em Agudos

01/09/2023

Notícias

O carisma franciscano tomou conta de Agudos, nos dias 26 e 27, com a terceira edição do Acampamento Vocacional Frei Carlos Pierezan, evento promovido pelo grupo Jovens Franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos, que contou com mais de 50 jovens de Agudos e região.

Para a terceira edição, a temática escolhida foi “Vai e reconstrói a minha Igreja”, frase dita por Jesus a Francisco de Assis na sua conversão na Igreja de São Damião, conforme consta na história do santo. “Queremos aproximar o jovem da vivência cristã, por meio das práticas de São Francisco de Assis. Este é um dos intuitos do nosso acampamento”, comenta Fernando Ferreira, coordenador do grupo de jovens.

O Acampamento Vocacional ofereceu aos jovens momentos de espiritualidade e reflexão, começando com uma caminhada pelas ruas da cidade, que teve dois pontos de parada (Paróquias São Paulo e Santo Antônio) e momentos de vivência, até chegar ao destino final, que foi o Seminário Santo Antônio de Agudos. “Durante todo o trajeto, pudemos sentir nossa vocação cristã falar mais alto. Andamos, cantamos e rezamos”, ressalta Larissa Silva, integrante do grupo.

Já no Seminário, os participantes tiveram um momento de recreação e, à noite, Frei Ladi Antoniazzi conduziu um momento sobre “A perfeita alegria” e houve três emocionantes testemunhos de Aparecida, Mônica e Leonardo, que contaram suas histórias de superação. A noite terminou com Adoração do Santíssimo Sacramento e um momento que os jovens tiveram com a encenação de Jesus Cristo machucado e ensanguentado.

Mirella Abel Camilo, que participou pela primeira vez do Acampamento, menciona que pode viver a mais profunda e verdadeira experiência de encontro com Jesus: “Sentir e apreciar o amor que ele tem por todos nós, encontros e reencontros com pessoas especiais. Amor, alegria, choros, e muitos outros sentimentos em um dia. Só quem viveu esses momentos sabe como tudo é maravilhoso”.

No último dia de acampamento (27), a manhã começou com palestras para os pais de todos os jovens presentes e finalizou com Missa de encerramento a todos os presentes.

“Me emocionei ao observar como aqueles adolescentes e jovens se portavam diante de Jesus, as reações muito autênticas e únicas que cada um tinha. Ao observar esses jovens, pude perceber que um dia também estive no lugar deles e, assim como eu amadureci e encontrei minha vocação, espero que a mesma sementinha que foi plantada em mim possa ter sido plantada no coração de cada adolescente e jovem que participou deste acampamento, para que um dia sejam eles que possam proporcionar isso a outros jovens e que seja uma forma de evangelizar outras pessoas. Até porque Jesus disse a São Francisco: ‘vai e reconstrói a minha igreja’”, disse Maria Clara Andreotti

“O tema e a reflexão do acampamento em conjunto com as pessoas que foram convidadas a darem ‘depoimentos’, a dinâmica, a caminhada, a hospedagem e principalmente a conversa com Jesus, foram pontos positivos”, observou João Guilherme Serafim Sormani

“Sendo meu primeiro acampamento, foi uma experiência muito gratificante, sem palavras para descrever. Não imaginava que seria tão bom, agradeço por termos passado esses dois dias juntos e que possamos, a cada dia, buscar a Perfeita Alegria!”,  desejou Otávio Couto.

O acampamento leva o nome do saudoso Frei Carlos Pierezan. Os Jovens Franciscanos escolheram este nome, já que Frei Carlos tinha uma alma jovem e gostava de estar com eles, além de os incentivar nos caminhos de Cristo e ensiná-los sobre Francisco de Assis.

Frei Carlos marcou o coração de todos eles com seu carinho e dedicação para com o grupo, que decidiu promover a missão de evangelização por meio do Acampamento, uma forma de expressar gratidão e homenageá-lo ao evento, que já se tornou tradição na cidade de Agudos (SP).


Isabela Gaspar, pela  PasCom da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos