Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

342ª Trezena de Santo Antônio tem início com Procissão Marítima, missa e Coroação de Nossa Senhora

31/05/2024

Notícias

Com início de manhã chuvosa, gradativamente se firmando num dia nublado e de temperatura agradável, a 342ª Trezena de Santo Antônio foi aberta nesta sexta-feira, 31 de maio, quando se celebra também a Festa da Visitação de Nossa Senhora. As festividades tiveram início com  a I Procissão Marítima em honra a Santo Antônio, iniciativa inédita promovida pelo Convento Santo Antônio e pela Marinha do Brasil. Pontualmente às 8h45, a Imagem peregrina deixou o Convento, escoltada pelos motociclistas do corpo de Fuzileiros Navais rumo ao Cais da Diretoria do Patrimônio Histórico da Marinha.

Recebidos pelo Capitão dos Portos, Luciano Calixto de Almeida Junior, ao som da banda de música, a imagem peregrina, a relíquia de Santo Antônio e os frades do Convento, juntamente com fiéis devotos, tomaram parte num momento celebrativo de agradecimento e bênção. O Capelão-Chefe da Marinha, Frei Odécio Lima de Souza, nas palavras introdutórias, destacou a ligação entre Santo Antônio e o mar, recordando o episódio da pregação aos peixes e as viagens marítimas do Santo, entre elas a que o fez aportar na Itália, em vez de Portugal, por questões climáticas. Também lembrou que o Responsório de Santo Antônio, tradicionalíssima oração dedicada ao Santo português, traz em seu refrão “E, no auge do furacão, cede o mar embravecido”.

Em nome dos frades, o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, destacou o elo de amizade que vem se firmando entre o Convento e a Marinha do Brasil. “Como no ano passado, a recepção generosa com que somos acolhidos aqui na Marinha é para nós pedagógica, pois nos recorda o compromisso de mantermos o Convento como lugar da acolhida por excelência a todos que sobem o morro em busca de uma experiência de fé”, lembrou Frei Gustavo. O guardião do Convento, Frei Walter Ferreira Junior, fez a aspersão com a água benta sobre todos os presentes e também nas dependências locais.

Em seguida, deu-se início à Procissão. A imagem foi conduzida por uma lancha de Capitania dos Portos, tendo a bordo o Guardião do Convento, o Capelão Chefe e o Capitão dos Portos. Os demais frades e convidados fizeram o percurso na Escuna, embarcação sob os cuidados da Diretoria do Patrimônio Histórico. Veleiros da Escola Naval também acompanharam a procissão, cujo percurso pela Bahia de Guanabara teve duração aproximada de uma hora.

Concluída a Procissão, a imagem retornou ao Convento, novamente com o apoio dos Fuzileiros Navais. Foi recebida “em casa” novamente pela Banda da Marinha. Eram 11h20. Às 12h, teve início a Celebração Eucarística, com a Presidência de Frei Gilberto da Silva, Pregador da Trezena. O tema geral deste ano é “Santo Antônio, nosso Amigo, nosso irmão” e o tema do primeiro dia é “Santo Antônio, o amigo caminheiro”. O andor da imagem peregrina foi conduzido ao altar pelo Guardião, Frei Walter, por Frei Felipe Carretta, e pelo jovem casal Leandro de Freitas Titoneli e Mariana Rodrigues Titoneli, com oito meses de matrimônio. Em sua pregação, recordando a Festa da Visitação de Nossa Senhora e o tema do dia, destacou que “Antônio também se inspira no exemplo da Mãe de Deus para caminhar, para anunciar e para servir. Ao olharmos para Antônio e para Maria, quando voltarmos para casa, vamos procurar viver o amor, a caridade e o serviço, porque o nosso coração estará cheio, repleto de Deus”, exortou.

Ao final da celebração, houve a Coroação de Nossa Senhora, marcando o encerramento do mês mariano. A menina Sara, vestida de anjo, foi quem colocou com delicadeza a coroa sobre a cabeça da histórica imagem de Nossa Senhora da Conceição que fica no altar lateral esquerdo da igreja. Depois das bênçãos do pão e dos lírios, a celebração foi encerrada, ficando o convite para a participação de todos no 2º dia da trezena, que será às 10h, com o tema “Santo Antônio, o irmão de todo irmão”. Neste fim de semana, a Imagem peregrina visitará a Sede do Bloco do Cordão da Bola Preta, às 14h30 e, à tarde, segue para São João de Meriti, onde, às 19h, haverá celebração Eucarística na Comunidade Santo Antônio, às 19h. No domingo, dia 02 de junho, a imagem peregrina de Santo Antônio passará pelo Mosteiro Nossa Senhora da Ajuda, das Irmãs Concepcionistas, em Vila Isabel, às 8h, no Mosteiro Santa Maria dos Anjos, na Gávea, às 11h e, à tarde, na Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem, às 18h.


Equipe de Comunicação Convento Santo Antônio